quinta-feira, 1 de julho de 2021

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) - Mt 9,1-8 - 01/07/2021


Nossos pecados paralisam a nossa relação com Deus

“Coragem, filho, os teus pecados estão perdoados!” (Mateus 9,2).


Nas travessias que Jesus fazia no lago de Genesaré, as multidões acorriam a Ele com problemas, dramas, enfermidades, com todas as situações próprias da vida humana, e todas essas situações eram apresentadas para o Senhor. Mas levaram até Ele um paralítico deitado numa cama. É óbvio que aquele paralítico sozinho não conseguiria chegar até Jesus, mas fizeram questão de levá-lo à presença do Mestre.
Jesus, vendo aquele homem, disse: “Coragem!”. A “coragem” é, na verdade, uma atitude evangélica que exige fé da nossa parte, exige disposição para vencermos nossas próprias fraquezas e  não nos rendermos nem nos entregarmos ao desânimo. Porque todo desânimo, ou seja, a perda do ânimo, a perda da alma, do sabor da alma, do sabor da vida deixa-nos paralisados.
Você sabe o que é uma vida paralisada, porque, sim, existem as paralisias físicas por diversos motivos, situações e realidades, mas a mais triste é a paralisia da alma, do coração, é a perda do ânimo quando não conseguimos fazer nada, pensar em nada, acreditar em nada; e ficamos inertes em relação à vida.

Digamos “não” ao pecado, digamos “sim” à vida, à graça e ao amor de Deus

Por isso, precisamos da coragem que a fé pode nos dar, a coragem da fé para nos levantar. Mesmo em meio às situações contrárias e contraditórias, mesmo em meio às adversidades todas que enfrentamos na vida, precisamos, de pé, manifestar a nossa fé.
Precisamos de fé para vencer todas as batalhas da vida; não podemos ficar paralisados, prostrados nem desanimados diante das situações todas. E é por isso que o Mestre está dizendo: “Filho, os teus pecados estão perdoados”.
Se nós vamos acumulando pecado sobre pecado, vamos acumulando, inclusive, os “pecadinhos”, eles vão paralisando as áreas da nossa vida. São os nossos pecados que paralisam o nosso amor para com próximo; são os nossos pecados que paralisam a nossa relação com Deus; são os nossos pecados que paralisam o nosso próprio progresso interior.
Apresentemos, diante de Jesus, do jeito que estamos, os nossos pecados, apresentemos a Ele tudo aquilo que está paralisando a nossa vida: nossos medos, receios e temores, mas tantos outros dissabores, como nossos ressentimentos, nossas mágoas, rancores, nosso egoísmo, nosso orgulho, nossa soberba. São verdadeiras paralisias para a nossa vida.
Coragem! Digamos “não” ao pecado, digamos “sim” à vida, à graça e ao amor de Deus, porque Ele quer nos levar mais adiante.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário