quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Santo Tomás de Aquino - 28 de Janeiro




Neste dia lembramos uma das maiores figuras da teologia católica: Santo Tomás de Aquino. Conta-se que, quando criança, com cinco anos, Tomás, ao ouvir os monges cantando louvores a Deus, cheio de admiração perguntou: "Quem é Deus?".
A vida de santidade de Santo Tomás foi caracterizada pelo esforço em responder, inspiradamente para si, para os gentios e a todos sobre os Mistérios de Deus. Nasceu em 1225 numa nobre família, a qual lhe proporcionou ótima formação, porém, visando a honra e a riqueza do inteligente jovem, e não a Ordem Dominicana, que pobre e mendicante atraia o coração de Aquino.
Diante da oposição familiar, principalmente da mãe condessa, Tomás chegou a viajar às escondidas para Roma com dezenove anos, para um mosteiro dominicano. No entanto, ao ser enviado a Paris, foi preso pelos irmãos servidores do Império. Levado ao lar paterno, ficou, ordenado pela mãe, um tempo detido. Tudo isto com a finalidade de fazê-lo desistir da vocação, mas nada adiantou.


Livre e obediente à voz do Senhor, prosseguiu nos estudos sendo discípulo do mestre Alberto Magno. A vida de Santo Tomás de Aquino foi tomada por uma forte espiritualidade eucarística, na arte de pesquisar, elaborar, aprender e ensinar pela Filosofia e Teologia os Mistérios do Amor de Deus.
Pregador oficial, professor e consultor da Ordem, Santo Tomás escreveu, dentre tantas obras, a Suma Teológica e a Suma contra os gentios. Chamado "Doutor Angélico", Tomás faleceu em 1274, deixando para a Igreja o testemunho e, praticamente, a síntese do pensamento católico.
Santo Tomás de Aquino, rogai por nós!

São Tomás D'Aquino



Santo Tomás D'Aquino
1225-1274
Doutor da Igreja, professor de teologia, filosofia e outras ciências nas principais universidades do mundo em seu tempo; frei caridoso, estudioso dos livros sagrados, sucessor na importância teórica de São Paulo e Santo Agostinho. Assim era Tomás d'Aquino, que não passou de um simples sacerdote. Muito se falou, se fala e se falará deste Santo, cuja obra perdura atualíssima ao longo dos séculos. São dezenas de escritos, poesias, cânticos e hinos até hoje lidos, recitados e cantados por cristãos de todo o mundo.
Tomás nasceu em 1225, no castelo de Roccasecca, na Campânia, da família feudal italiana dos condes de Aquino. Possuía laços de sangue com as famílias reais da Itália, França, Sicília e Alemanha, esta ligada à casa de Aragão. Ingressou no mosteiro beneditino de Montecassino aos cinco anos de idade, dando início aos estudos que não pararia nunca mais. Depois, freqüentou a Universidade de Nápoles, mas, quando decidiu entrar para a Ordem de São Domingos encontrou forte resistência da família. Seus irmãos chegaram a trancá-lo num castelo por um ano, para tentar mantê-lo afastado dos conventos, mas sua mãe acabou por libertá-lo e, finalmente, Tomás pôde se entregar à religião. Tinha então dezoito anos. Não sendo por acaso a sua escolha pela Ordem de São Domingos, que trabalha para unir Ciência e Fé em favor da Humanidade. Este sempre foi seu objetivo maior.
Foi para Colônia e Paris estudar com o grande Santo e doutor da Igreja, Alberto Magno. Por sua mansidão e silêncio foi apelidado de "boi mudo", por ser também, gordo, contemplativo e muito devoto. Depois se tornou conselheiro dos papas Urbano IV, Clemente IV e Gregório X, além do rei São Luiz da França. Também, lecionou em grandes universidades de Paris, Roma, Bologna e Nápoles e jamais se afastou da humildade de frei, da disciplina que cobrava tanto de si mesmo quanto dos outros e da caridade para com os pobres e doentes.
Grande intelectual, vivia imerso nos estudos, chegando às vezes a perder a noção do tempo e do lugar onde estava. Sua norma de vida era: "oferecer aos outros os frutos da contemplação". Sábios e políticos tentaram muitas vezes homenageá-lo com títulos, honras e dignidades, mas Tomás sempre recusou. Escrevia e publicava obras importantíssimas, frutos de seus estudos solitários desfrutados na humildade de sua cela, aliás seu local preferido. Seus escritos são um dos maiores monumentos de filosofia e teologia católica.
Tomás D'Aquino morreu muito jovem, sem completar os quarenta e nove anos de idade, no mosteiro de Fossanova, a caminho do II Concílio de Lion, em 07 de março de 1274, para o qual fora convocado pelo papa Gregório X. Imediatamente colégios e universidades lhe prestaram as mais honrosas homenagens. Suas obras, a principal, mais estudada e conhecida, a "Summa Teológica", foram a causa de sua canonização, em 1323. Disse sobre ele, nessa ocasião, o papa João XXII: "Ele fez tantos milagres, quantas proposições teológicas escreveu". É padroeiro das escolas públicas, dos estudantes e professores.
No dia 28 de janeiro de 1567, o papa São Pio V lhe deu o título de "doutor da Igreja", e logo passou a ser chamado de "doutor angélico", pelos clérigos. Em toda a sua obra filosófica e teológica tem primazia à inteligência, estudo e oração; sendo ainda a base dos estudos na maioria dos Seminários. Para isso contou, mais recentemente, com o impulso dado pelo incentivo do papa Leão XIII, que fez reflorescer os estudos tomistas.
A sua festa litúrgica é celebrada no dia 28 de janeiro ou no dia 07 de março. Seus restos mortais estão em Tolouse, na França, mas a relíquia de seu braço direito, com o qual escrevia, se encontra em Roma.
Fonte: Paulinas em 2014

Tomás de Aquino


Era, sem dúvida, a hora sazonada para as grandes sínteses: a síntese artística que é a catedral gótica; síntese poética da Divina Comédia; a síntese política do regime representativo - "Rex et regnum" - , que então nascia com as Cortes e os Parlamentos; e a síntese teológico-filosófica das grandes "summas".
Na revolução intelectual, havia o precedente do "renascimento científico" do século XII - um dos muitos renascimentos que de século em século precederam ao denominado Renascimento, Isto não quer dizer que o ambiente para a grande obra de Tomás de Aquino fosse propício, nem sequer pacífico. As mais acerbas controvérsias acompanharam constantemente seu labor de magistério e de pesquisador. Podemos lembrar, como exemplo, a violenta polêmica entre regulares e seculares que marcou seus primeiros anos de professorado na universidade de Paris, e, sobretudo, a mortal oposição de averroístas e antiaverroístas.
A curta vida de Sto. Tomás (1225-1274) não foi, de modo algum, tranqüila, como poderia faze-nos pensar a magnitude de sua obra. Viajou continuamente e desempenhou variadas funções: professor universitário, consultor de sua ordem junto à corte pontifícia para assuntos de governo e disciplina, pregador oficial...
Em meio a essas viagens e ocupações, lia meditava e redigia suas obras: Comentários à Sagrada Escritura, Comentários ao Mestre das Sentenças, De Trinitate e De Veritate, Summa contra gentes, Quaestiones Disputatae etc. e, sobretudo, a Summa Theologica, uma das obras fundamentais do pensamento humano, que marcou o rumo da orientação filosófico-teológica da Igreja durante meio milênio.
Sto. Tomás aparece assim como um dos grandes elaboradores do pensamento cristão. O esforço realizado pelos padres, de incorporação de cultura clássica á mensagem cristã, foi completado por Sto. Tomás no campo filosófico enxertando a filosofia recional de Aristótoles (expressão até esse momento do paganismo irreconciliável com a fé) em seu sistema teológico. Este mesmo esforço de assimilação cristã de um pensamento alheio ou hostil é o que tentaria no século XX Teilhard de Chardin com o pensamento moderno, imbuído da ciência experimental.
Pra realizar a união tão perfeita de atividade e reflexão,     o caráter de Santo Tomás foi, como o qualificou seu primeiro biógrafo, "miro modo contemplativus". A inteligência, uma afetividade profunda e a paz interior são as notas mais marcantes da vida e da obra de Tomás de Aquino.
É o padroeiro das faculdades católicas.
O estudo da sabedoria é o mais perfeito, sublime, proveitoso e alegre de todos os estudos humanos. Mais perfeito, realmente porque o homem possui já alguma parte da verdadeira bem-aventurança, na medida em que se entrega ao estudo da sabedoria. Por isso, diz o sábio: "Feliz o homem que medita na sabedoria". Mais sublime, porque principalmente por ele o homem se assemelha a Deus, que "tudo fez sabiamente"; e porque a asemelhança é causa do amor, o estudo da sabedoria une especialmente a Deus por amizade, e assim se dis dela que é "para os homens tesouro inesgotável, e os que dele se aproveitam tornam-se participantes da amizade divina". Mais útil, porque a sabedoria é o caminho para chegar à imortalidade: "O desejo da sabedoria conduz a reinar para sempre". E mais alegre, finalmente, "porque não é amarga sua conversação nem dolorosa sua convivência, na alegria e gozo".
Tomando, pois, confiança na piedade divina para prosseguir o ofício de sábio, embora exceda às minhas forças, é meu propósito manifestar, quanto seja possível, a verdade, que professa a fé católica, eliminando os erros contrários; porque servindo-me das palavras de Santo Hilário: "Considero como o principal dever de minha vida para com Deus esforçar-me para que minha língua e todos os meus sentidos falem dele".  
Fonte: Catolicanet em 2014

Santo Tomás de Aquino, Doutor da Igreja

Tomás nasceu no meio de uma família aristocrata, por volta de 1225. Apesar da forte oposição de sua família, ingressou na ordem de Santo à idade de 19 anos. Em 1245, seus superiores o enviaram a estudar em Paris, onde seus dotes de humildade não lhe permitiram ser reconhecido por sua habilidade e inteligência como deveria ser. A insistência de Santo Alberto e do Card. Saintcher, Tomás –que era apenas bacharel- começou a ensinar na Universidade de Paris, e obras como seus comentários sobre o Livro das Sentenças de Isaías e o Evangelho de São Mateus foram escritos. Quatro anos mais tarde, foi-lhe confiada a cátedra de doutor, encarregado de ensinar, discutir e pregar e no final desse ano, começou a escrever a Suma contra Gentis.
De 1259 a 1268, o santo era muito popular em toda a Itália, país que ensinou e pregou em muitas cidades. Por volta de 1266, começou a escrever a mais famosa de suas obras: a Summa Theologia. De volta a Paris, o santo –por revelação divina- se pronunciou sobre se os acidentes permaneciam realmente ou somente na aparência no Santíssimo Sacramento. Posteriormente, Tomás foi chamado novamente à Itália e ocupou o cargo de reitor da Universidade de Nápoles.
No ano seguinte, por causa de uma poderosa visão, Tomás parou de escrever e ensinar, sem terminar a Summa Theologia. Estava muito doente quando o Papa Gregório X o convidou para o Concílio de Lyon, mas durante a viagem sua doença se agravou ainda mais, sendo transferido para a abadia cistercience de Fossa Nuova, onde faleceu na madrugada de 7 de março de 1274.
http://www.acidigital.com/santos/santo.php?n=200
São Tomás de Aquino
NascimentoNo ano de 1225
Local nascimentoNápoles (Itália)
OrdemSão Dominique
Local vidaItália
EspiritualidadeFoi curta a existência de São Tomás de Aquino, filho do Conde de Aquino, que aos cinco anos de idade passou a ser educado pelos monges beneditinos. Na Universidade sua inteligência era tamanha que em pouco tempo ultrapassava os professores, repetindo as lições com muito maior lucidez e profundidade. Voltado à oração decidiu se dedicar à vida religiosa, mas a família foi contra a essa decisão. Quando estava para entrar na Ordem de São Dominique, foi capturado pelos irmãos e mantido preso para que mudasse de idéia sobre sua vocação. Dois anos após, a família resolveu liberá-lo, já que não tinha como convencê-lo. E assim, finalmente pode fazer os votos aquele que seria um dia considerado Doutor da Igreja. Não foi tranqüila sua vida, dada a magnitude de suas obras. Constantemente viajava e desempenhava várias funções: professor universitário, consultor de sua Ordem junto à Corte Pontifícia em assuntos de Governo e disciplina, pregador oficial... Em meios às suas viagens redigia suas obras: "Comentários à Sagrada Escritura" "Comentários ao Mestre das Sentenças" De Trinitate e de Veritate", Summa contra gente", "Quaestiones Disputatae", etc. e, sobretudo "Summa Theologica" uma das obras fundamentais do pensamento humano que marcou o rumo da orientação, filosófico-teológica da Igreja, durante meio milênio. De uma inteligência, afetividade e paz profundas, sua saúde frágil não o fez viver mais do que 48 anos. São Tomás de Aquino é um dos mais admirados santos da Igreja e da humanidade.
Local morteItália
MorteNo ano de 1274, aos 48 ambos de idade
Fonte informaçãoO Livro dos Santos e Webcatólica
OraçãoDeus, nosso Pai, Santo Tomás de Aquino dedicou toda a sua vida ao estudo e à contemplação do mistério da vossa redenção. Dai-nos a graça de meditarmos continuamente vossa Palavra e de encontrar nela luz para nossos passos, força para a nossa luta de cada dia por trabalho, alimentação e condição de vida mais humana. Dai-nos o entendimento e a sabedoria que nos advêm de uma fé consciente, e confirmada por palavras e obras, capaz de nos fazer esperar mesmo contra toda esperança.
DevoçãoÀ busca incessante do conhecimento e da paz interior
PadroeiroDas faculdades ou universidades católicas
Outros Santos do diaTomás de Aquino (presb e dr); Flaviano (mártires); Julião, Valério, Cirilo, (bispo); João (presb); Tiago (erem); Radegundo (virgem); Ricardo (abade); Adjutor (bispo); Tirso (mártir).
Fonte: ASJ em 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário