terça-feira, 30 de junho de 2020

INTENÇÕES DE ORAÇÃO DO SANTO PADRE PARA JUNHO DE 2020



Intenção

As nossas famílias (Universal)

Rezemos para que as famílias de hoje sejam acompanhadas com amor, respeito e conselho.

Reflexão

Neste mês de julho, o Papa Francisco propõe como desafio o acompanhamento das famílias. Este é um dos temas mais caros ao Santo Padre, pois refere-se muitas vezes a ele nos seus pedidos de oração, nas suas intervenções, chegando a dedicar-lhe uma sessão ordinária e outra extraordinária do Sínodo dos Bispos e a consequente Exortação Apostólica «A Alegria do Amor».
Os tempos atuais apresentam grandes desafios à família, não apenas devido a políticas econômicas e sociais que, em muitos lugares, fragilizam a identidade e estabilidade tão necessárias para a sua formação e crescimento, mas, também, pelas exigências que lhe são impostas pelos ritmos de trabalho, o stress, o lugar invasivo das novas tecnologias, o pouco espaço para o estar juntos, a partilha, etc.
A recente crise de pandemia causada pelo Covid-19 trouxe ao de cima muitas destas fragilidades, mas também foi a oportunidade de reviver a família em moldes muito diferentes. Provocou uma série de questões e estímulos para repensar o lugar (e o tempo) da família nos ritmos quotidianos. O confinamento a que tantas famílias se viram – ou continuam a ver – obrigadas, a gestão do teletrabalho com a escola, a descoberta das forças e fragilidades das relações familiares, o afastamento dos que são queridos são motivos para aprender novas formas de superar os limites que se encontraram.
Até ao nível da fé e pertença à Igreja, tem sido a oportunidade de experimentar verdadeiramente o lar como Igreja doméstica, o lugar de celebração, oração, comunhão com Deus e uns com os outros.
Mesmo nas grandes dificuldades e dramas que nos traz este tempo, podemos discernir os modos como Deus nos fala, em particular às famílias de hoje. Quais são as aprendizagens? Os pontos de crescimento? Sobretudo, que ajudas são mais necessárias hoje? É por isso que a intenção do Papa neste mês constitui um desafio muito oportuno. Procuremos cultivar o diálogo, a atenção e a interajuda para o bem-estar humano e espiritual das famílias.

Oração

Pai de bondade,
nós te damos graças pelo exemplo da família
em que o teu Filho Jesus nasceu e cresceu.
aprendendo o que é o amor e o serviço
Quiseste que Ele estivesse no meio de nós
a partir dos gestos e palavras de Maria e José.
Nestes tempos difíceis que vivemos,
Que cada uma saiba encontrar no seu caminho
nós Te pedimos
que abençoes todas as famílias,
de modo particular as que mais sofrem.
corações abertos e disponíveis para as acompanhar,
ajudar e cuidar, com amor e conselho.

Pai-Nosso...

Desafios

- No próprio núcleo familiar, procurar um momento de partilha, em ambiente de oração, em que cada um expresse como se sente, o que tem aprendido nestes últimos tempos, onde sentiu que mais cresceu e onde tem que melhorar ou pedir perdão.
- Na família mais alargada, ou nos círculos de amigos e conhecidos, procurar saber que famílias estão a passar maiores dificuldades, econômicas, de relação, de orientação e fazer-se presente, aconselhando e procurando ajudar dentro das próprias possibilidades.
- Promover, na própria comunidade, ou através dos meios digitais, boas propostas de oração e reflexão que ajudem as famílias neste mês a viver com esperança e sentido, ou indo ao encontro das famílias mais necessitadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário