domingo, 24 de maio de 2020

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 25/05/2020

ANO A


Jo 16,29-33

Comentário do Evangelho

A incredulidade é uma das razões fundamentais do medo.

A incredulidade não é superada pela compreensão de que Jesus é o enviado do Pai. A fé exige uma adesão incondicional à pessoa de Jesus. A reação de Jesus ante a observação dos discípulos é enigmática. A expressão pode ter, ao menos, dois significados: pode denunciar a pretensão dos discípulos de imaginarem ter compreendido o mistério de Jesus Cristo enviado do Pai para a salvação do mundo ou, ainda, denunciar que eles permanecem mergulhados na ignorância. Ora, somente a experiência, mediada pelo Espírito Santo, é que pode fazer compreender o mistério presente nas palavras e gestos de Jesus. É exatamente nisso que consiste a promessa de Jesus para depois da ressurreição (cf. Jo 16,12-15). A incredulidade é uma das razões fundamentais do medo. Diante da paixão e morte de Jesus, os discípulos o abandonarão. A incredulidade é uma das razões importantes do medo que dispersa e abandona. Os discípulos deverão passar pela dura prova da paixão e morte de Jesus para poderem chegar à verdadeira fé. Mas se os discípulos abandonarão Jesus, o Pai que é sempre fiel permanecerá com ele (v. 32c). A vitória do Cristo ressuscitado deve encorajar os discípulos a não esmorecerem ante o desafio da missão e a perseguição.
Carlos Alberto Contieri, sj
Oração
Pai, fica comigo, assim como estiveste com Jesus, e sê meu protetor quando se levantarem contra mim as forças hostis a teu Reino. E que eu seja capaz de vencê-las!
Fonte: Paulinas em 02/06/2014

Vivendo a Palavra

O entusiasmo dos discípulos era passageiro. Logo chegaria a hora do Calvário e eles se espalhariam. Também nós, não poucas vezes tomados de bons propósitos, desanimamos diante das dificuldades da existência. Peçamos ao Pai o dom do Espírito Santo para que nos mantenhamos fieis ao Caminho de Jesus nas horas da provação.
Fonte: Arquidiocese BH em 02/06/2014

VIVENDO A PALAVRA

O entusiasmo dos discípulos era passageiro. Logo chegaria a hora do Calvário e eles se espalhariam. Também nós, não poucas vezes, mesmo sendo tomados por bons propósitos, desanimamos diante das dificuldades da existência. Peçamos ao Pai o dom do Espírito Santo para que nos mantenhamos fiéis ao Caminho de Jesus nas horas da provação.

Reflexão

Muitas vezes proclamamos com orgulho a nossa fé e procuramos vivê-la da melhor forma possível através da prática da caridade e da participação na vida comunitária. Mas seria um grande engano acreditarmos que estamos prontos para vencer todos os desafios que poderão ser propostos para a nossa fé. Os discípulos acreditaram em Jesus, no entanto fraquejaram diante da cruz. Nós devemos ter consciência que Jesus venceu o mundo, mas nós não o vencemos, e nem poderemos vencê-lo. A vitória sobre o mundo é obra de Jesus, temos que acreditar nisso e participar da sua obra para que, com ele, também nós sejamos vencedores.
Fonte: CNBB em 02/06/2014

Reflexão

Os discípulos manifestam a Jesus entusiasta declaração de fé: “Nós acreditamos que tu saíste de junto de Deus”. Jesus, porém, retruca-lhes mostrando que essa fé não tem base sólida: “Vem a hora, e já chegou, em que vocês… me deixarão sozinho”. Não basta uma fé superficial, fruto talvez de euforia ou emoção passageira. A fé em Jesus implica acompanhá-lo em todas as circunstâncias, também no caminho para a cruz. Os evangelhos comprovam que, no momento da Paixão, os discípulos se dispersaram “cada um para o seu lado”. Jesus não se sente só, porque o Pai está com ele. Não obstante o abandono dos discípulos, Jesus não os repreende; ao contrário, conforta-os diante das tribulações próprias da missão cristã: “Neste mundo vocês terão aflições, mas tenham coragem: Eu venci o mundo”.
Oração
Divino Salvador, teus discípulos dizem que acreditam em ti, mas sua fé é muito fraca. De fato, na hora da tua Paixão, eles vão se dispersar, cada um para o seu lado, e te deixarão só. Aumenta nossa fé, Senhor, e reforça nossa coragem para te seguir também no sofrimento e nas perseguições. Amém.
(Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades))

Recadinho

Acontece às vezes de se sentir só na vida? - Consegue buscar forças em Deus? - Tem consciência de que vida sem tribulação não existe? - Consegue viver em paz em meio a angústias e sofrimentos? - Sabe estar próximo dos que sofrem?
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R
Fonte: a12 - Santuário Nacional em 02/06/2014

Comentário do Evangelho

TENHAM CONFIANÇA!

Os discípulos, nem de longe, podiam imaginar o futuro que teriam pela frente. Intelectualmente, deram mostras de ter entendido os ensinamentos de Jesus, chegando mesmo a proclamar sua condição de enviado de Deus. E depois, quando se apresentasse a ocasião de dar testemunho público desta verdade, estariam preparados para tal desafio?
O Mestre não tinha nenhuma dúvida a este respeito. Ao chegar a hora de se declararem discípulos seus, haveriam de debandar e deixá-lo sozinho. Triste constatação para quem se julgava sintonizado com Jesus!
O realismo do Mestre não lhe permite desesperar, por causa disto. Embora sabendo que seria vítima do abandono do grupo escolhido e preparado por levar adiante sua missão, exorta-o à confiança.
Seguros quanto ao poder de Jesus sobre o mundo, os discípulos se julgavam em condições de enfrentá-lo, sem temer suas investidas e ameaças de morte. O gesto mesquinho da fuga poderá ser irrelevante, se forem capazes de retomar o projeto do Senhor e levá-lo destemidamente adiante.
A morte e a ressurreição de Jesus significam sua vitória sobre o mundo, e a desarticulação dos esquemas mundanos. Quem se confia ao Ressuscitado, apesar da ferocidade do inimigo, pode estar certo de que irá vencê-lo. A vitória de Jesus sobre o mundo foi definitiva.
Oração
Espírito de luta, que eu não me deixe intimidar pelo mundo; antes, dá-me suficiente coragem para que eu possa enfrentá-lo e vencê-lo.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
Oração
Nós vos pedimos, ó Deus, que venha a nós a força do Espírito Santo, para que realizemos fielmente a vossa vontade e a manifestemos por uma vida santa. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Fonte: Dom Total em 02/06/2014

Meditando o evangelho

EU VENCI O MUNDO!

O mundo, entendido como força de oposição a Jesus e empecilho para a realização de sua obra, está em contínuo conflito com o Filho de Deus. Em todo o seu ministério houve uma luta ininterrupta com o mundo.
Desde o início, este procurou desconhecer a Palavra revelada por Jesus. Também cultivou um terrível ódio contra ele, porque desmascarava a malícia de suas obras. O mundo maquinou a morte de Jesus, arregimentando todos os inimigos e tentando convencê-los de que o Mestre era um blasfemo e inimigo da nação. Ademais, o mundo assumiu a postura ridícula de reconhecer o imperador romano como rei, porque isto lhe convinha para confirmar a sentença capital contra o enviado de Deus.
O mundo encarna o poder das trevas, da morte, da mentira e do pecado. Por isso, não podia chegar a um acordo com quem era luz e tinha por missão gerar vida e verdade e, assim, fazer a graça divina jorrar sobre toda a humanidade. Mas, a cegueira apossou-se do mundo, impedindo-o de chegar à verdade. Sua auto-suficiência fê-lo desprezar a oferta divina de salvação, proclamada pelo Filho de Deus.
Jesus tem consciência de ter vencido o mundo, embora tivesse de passar pela morte de cruz. Sua vitória resultou da ação conjunta com o Pai. Afinal, ao se levantar contra Jesus, o mundo se insurgia contra o próprio Deus. Seria ingenuidade ter a pretensão de vencê-los!
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
Oração
Pai, fica comigo, assim como estiveste com Jesus, e sê meu protetor quando se levantarem contra mim as forças hostis a teu Reino. E que eu seja capaz de vencê-las!

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

1. Jesus está no meio de nós
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

Os discípulos descobrem o que é essencial na Vida de Fé Um dos discípulos de Jesus nos ajudará na reflexão desse evangelho:
______ Parece que esse evangelho mostra o momento em que, finalmente "caiu a ficha" do grupo de vocês...
Discípulo ___ Sim, como vocês dizem nos dias de hoje, a gente não tinha compreendido os sucessivos e preciosos ensinamentos de Jesus, essa é a grande verdade.
____E porque não compreendiam, se ele enquanto homem e mestre de vocês, era tão maravilhoso e ensinava com autoridade. Nós aqui do terceiro milênio ficamos estupefatos de vocês não entenderem...
Discípulo ___ É que estávamos encantados com Jesus, com a sua pessoa, jeito de ser, suas palavras que penetravam em nosso coração, seus prodígios principalmente em favor dos pobres e excluídos... De repente ele começa a falar em ser entregue, morrer e ressuscitar, era complicado demais para nós...
____Mas ele dizia a vocês que iria ressuscitar. Isso não era suficiente?
Discípulo____ Não, naquele tempo ressurreição para nós era algo misterioso, voltar para Deus, viver uma Vida nova, e além do mais, no pensamento judaico, tudo que Deus nos dá, é nessa Vida, depois que se morre vai para a Mansão dos Mortos, e tudo se acaba... O primeiro a falar de ressurreição desse modo novo é Jesus, nosso Mestre...
____Para não nos alongarmos, esse evangelho fala de um tempo novo na vida de vocês e da comunidade primitiva, não é mesmo?
Discípulo____ Sim, exatamente isso, até então o trauma da sua paixão e morte, o modo como tudo aconteceu, nos assustou e levou-nos a um profundo desânimo. Mas após a sua morte veio a ressurreição, sentimos e provamos que Ele continuava bem Vivo e caminhando conosco, foi a nossa Fé que nos levou a essa experiência, Jesus nunca esteve sozinho, quando nós o abandonamos, naquele momento crucial, o Pai estava com Ele...
___Isso significa o que exatamente...
Discípulo _____ Que a história é encíclica e as comunidades primitivas e todas as demais que se sucederam, chegando até vocês hoje no ano 2012, JAMAIS ESTÃO SOZINHOS. Aquele que caminha á nossa frente e que caminha hoje, é um Deus vencedor, por isso ele nos dizia "Coragem, eu venci o mundo!".
___Mas Discípulo, uma última perguntinha, para que fique bem claro: o fato de Jesus estar com a gente hoje, do mesmo modo que estava com vocês após a Ascensão, não significa que tudo vai dar certinho e que vamos tirar de letra a missão de ser cristão?
Discípulo _____Claro que não! Jesus sabe das lutas, dificuldades e desafios, que os cristãos enfrentaram e continuam enfrentando em todos os tempos da Igreja, e por isso diz essa afirmativa estimulante e decisiva, que nos leve a continuarmos "Coragem, eu venci o mundo...", as dificuldades, quedas e derrotas, desafios e barreiras, fazem parte da caminhada e mesmo que Mundo inteiro estivesse contrário ao Cristianismo...
____Já sei, pode o mundo inteiro estar contra nós, mas venceremos Ele está conosco e sabe como vencer o mundo, o mundo do Mal, que insiste em rejeitar o Reino que Jesus um dia plantou...
Discípulo ____ AMÉM...

2. No mundo tereis aflições. Mas tende coragem! Eu venci o mundo - Jo 16,29-33a
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas e disponibilizado no Portal Paulinas - http://comeceodiafeliz.com.br/evangelho)

Nesta semana nos preparamos para a festa de Pentecostes. Que desça sobre nós a força do Espírito Santo para podermos conhecer fielmente a vontade de Deus e dar testemunho dela com a prática das boas obras. Os discípulos se dispersaram e Jesus aparentemente ficou só. Aparentemente, porque o Pai estava com ele. Jesus compreende a fraqueza dos seus discípulos e os anima: “No mundo tereis aflições. Mas tende coragem! Eu venci o mundo”. Estas palavras permitem-nos partir cheios da coragem que o Espírito Santo concedeu aos apóstolos, levando-os a anunciar Jesus Cristo. Impelidos pelo Espírito que é o amor, coloquemos com coragem e de boa vontade todos os nossos dons e nossas qualidades a serviço de Cristo e de seu Evangelho, aos outros. E com o Papa Francisco acrescentamos: “A vida cristã é uma luta permanente. Requer-se força e coragem para resistir às tentações do demônio e anunciar o Evangelho. Esta luta é magnífica, porque nos permite cantar vitória todas as vezes que o Senhor triunfa na nossa vida”.

HOMILIA

O PAI ESTÁ COMIGO

Diante de tudo o que o Senhor já havia lhes revelado os discípulos de Jesus, agora, já afirmavam: “cremos que viestes da parte de Deus”. Eles achavam que já estavam bem firmes na fé, no entanto, Jesus lhes disse: “Credes agora?” Vocês têm certeza disso? “eis que vem a hora em que vos dispersareis, cada um para seu lado, e me deixareis sós”.
O Senhor sabe do que o homem é capaz! Nunca poderemos estar convictos, inabaláveis na fé. Às vezes diante de qualquer problema nós sucumbimos. Jesus conhece verdadeiramente a nossa humanidade e sabe de que nós somos capazes sem o Seu auxílio, mas no encoraja a vencer o mundo, apesar de todas as tribulações. Jesus proclamou a Sua Vitória, mesmo antes da Sua ressurreição porque Ele sabia em quem podia confiar. “Mas eu não estou só. Porque o Pai está comigo!” Nós também somos vitoriosos, porque já possuímos o Espírito de Jesus.
Sem o Espírito Santo nós agiremos conforme o que Jesus falou sobre os apóstolos: dispersar-nos-emos, nos acovardaremos e não enfrentaremos os desafios, as provas, os testes, que a vida nos impõe. Tenhamos, pois a paz em Jesus. Ele venceu o mundo e, com Ele, nós seremos mais que vencedores, seremos felizes.
Não tenha receio, Jesus é o vencedor do mundo, o Espírito Santo o ajudará a vencer as tribulações.
Jesus não engana seus seguidores: o futuro é tempo de testemunho em meio a lutas e perseguições. Mas é também tempo de confiança e paz, pois os cristãos podem contar com o amor do Pai. E desde já podem estar certos da vitória: Jesus já venceu todos os adversários. Para quem acredita em Jesus, a ordem social injusta, que condena o justo inocente, está condenada ao fracasso para sempre.
Confiar é entregar-se a Ele sem reservas, e por Ele deixar-se guiar. Ele é a luz que ilumina nosso caminhar muitas vezes obscuro e difícil. Virá a hora de tristeza, de angústia. Mas ela não prevalecerá sobre nós! Em comparação com o que está para vir na Gloria de Deus não temos como medir. A Gloria que Deus nos reserva é imensamente grande. É incomparável. Alías, tudo está submetido à Cristo.
Por Ele e com Ele não há situação sem solução. Todos os obstáculos são resolvidos. As contas nos cartórios são sanadas. As dívidas pagas. Problemas grandes ou pequenos se convertem em realizações, felicidade e alegria. O único elemento que Ele exige de mim e de ti é: tende fé, coragem! Se assim for, como Eu venci o mundo, vós também comigo sereis vencedores porque eu estou convosco até a consumação dos séculos.
Faça um exercício diário na sua vida: peça a ajuda do Espírito Santo antes de decisão, a toda hora, diante de todos os seus empreendimentos. “Espírito Santo, vem, vem – acompanha-me, converte-me, toma a minha vida! Santifica-me!
Pade Bantu Mendonça Katchipwi Sayla
Fonte: Liturgia da Palavra em 02/06/2014

 HOMILIA DIÁRIA

O Espírito Santo é o amor de Deus em nós!

Não adianta termos muitos conceitos a respeito de Jesus, da Igreja, se não somos revigorados por essa força maravilhosa de Deus, que se chama Espírito Santo! Ele é uma Pessoa, Ele é o amor de Deus entre nós.

“Paulo impôs-lhes as mãos e sobre eles desceu o Espírito Santo” (Atos dos Apóstolos 19, 6).

O apóstolo Paulo chega hoje a Éfeso e, ali,  junto com os discípulos, ao anunciar o Evangelho, faz uma pergunta fundamental, porque ali existem discípulos de Jesus: “‘Vós recebestes o Espírito Santo quando abraçastes a fé?’ Eles responderam: ‘Nós nem sequer ouvimos dizer que existe o Espírito Santo’” (At 19, 2).
Sabem, meus irmãos, muitas pessoas, muitos de nós, abraçamos a fé, recebemos a fé, fomos até batizados, por ser uma tradição cristã em nossa casa, em nossa família, mas não disseram a nós que o Espírito Santo é a presença amorosa, a força amorosa, o Advogado, o Paráclito de Deus em nossa vida.
Não nos formaram para a vida no Espírito, não nos conscientizaram de que há um Espírito Santo e do que Ele faz em nós, de que forma Ele age em nós. Algumas pessoas até perguntam: “Escuta, mas existe um outro batismo?” Não, existe um só batismo e é o batismo que recebemos quando éramos crianças – pelo menos a maioria de nós – mas é que o batismo é uma graça recebida e, uma vez não cultivada, uma vez que não tomamos consciência daquilo que ele [batismo] fez em nós, essa graça fica como que escondida, parada, e não age em nós.
O que o apóstolo Paulo faz agora em Éfeso é o que nós precisamos fazer também em nossa vida e na vida daqueles que estão junto a nós: sermos conscientizados do Espírito que nós recebemos e novamente revitalizarmos este mesmo Espírito em nossa vida. Revigorarmos a graça do  Espírito Santo em nossa vida é o que nós precisamos para viver a nossa fé de forma consciente e vigorosa; senão, seremos cristãos mortos, sem graça, sem força, a nossa vida se tornará paralisada, como, muitas vezes, nos encontramos na fé.
Não adianta termos muitos conceitos a respeito de Jesus, da Igreja, se não somos revigorados por essa força maravilhosa de Deus, que se chama Espírito Santo! Ele é uma Pessoa, Ele é o amor de Deus entre nós.
O Espírito Santo é tudo aquilo de que nós precisamos para viver a nossa vida em Deus, e quando Ele vem a nós, e quando nós nos abrimos para essa graça do Espírito Santo,  Ele realiza a graça de Deus em nós por intermédio de sinais carismáticos e proféticos, porque, como lemos na passagem bíblica meditada hoje, uns começaram a falar em línguas, outros a profetizar (cf. At 19, 6).
Deixe-me dizer: Não despreze os dons do Espírito Santo de Deus! Não despreze os carismas do Espírito, não despreze os frutos do Espírito. Se você não os [carismas e frutos] entende, procure conhecê-los e entendê-los. Não vale ficar naquela de criticar, de achar tudo estranho. Experiencie, faça uma experiência pessoal em sua vida, abra o seu coração e deseje: “Eu quero o Espírito de Deus, eu quero o Espírito derramado no meu coração!”.
Peça que alguém que é da caminhada na Igreja ore por você, coloque as mãos sobre você e peça, ore para que o Espírito Santo seja derramado em seu coração. Ore para que o Espírito Santo seja revitalizado em você e faça isso onde você estiver.
O Espírito Santo de Deus faz toda a diferença em nossa vida, em nossa casa, em nossa família, em nossa comunidade!
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Fonte: Canção Nova em 02/06/2014

Oração Final
Pai Santo, nós cremos, mas ajuda a nossa fé, tão pequenina! Mostra-nos a tua Presença constante e amorosa, especialmente nos momentos em que passamos por dificuldades existenciais. Faze-nos testemunhas do teu Amor a toda a humanidade. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Fonte: Arquidiocese BH em 02/06/2014

ORAÇÃO FINAl
Pai querido, nós cremos, mas ajuda a nossa fé! Ela é tão pequenina… Mostra-nos a tua Presença constante e amorosa, especialmente nos momentos em que passamos por dificuldades existenciais. Coloca-nos, amado Pai, perante os irmãos, como testemunhas do teu Amor a toda a humanidade. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário