terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 25/02/2020

ANO A


Mc 9,30-37

Comentário do Evangelho

Na vida cristã é maior quem serve

O Jesus apresentado por Marcos é um Mestre que continuamente ensina seus discípulos e a multidão (cf. 6,34). Marcos não nos informa, em geral, explicitamente acerca do conteúdo do ensinamento de Jesus. Aqui, em concreto, o ensinamento diz respeito à sua Páscoa (v. 31). Os discípulos, porém, não compreendiam (cf. v. 32).
O anúncio da paixão-morte-ressurreição não é previsão de futuro. Ele tem, no relato, uma função específica: preparar o ouvinte e/ou leitor do evangelho para entrar, sem esmorecer e sem medo, na paixão e morte de Jesus, iluminado pela certeza de sua ressurreição.
A discussão dos discípulos acerca de quem era o maior entre eles (cf. vv. 33-34) revela a incompreensão deles, não somente acerca do destino de Jesus, mas também de sua própria condição.
No seguimento de Cristo e na vida cristã, o mais é quem serve, a exemplo do Senhor que se fez Servo de todos (cf. vv. 35-36). Serviço que tem que se traduzir no acolhimento de todos, sobretudo, dos que precisam de mais cuidado (cf. v. 37).
Carlos Alberto Contieri,sj
Oração
Senhor Jesus, tira do meu coração todo ideal humano de grandeza, e faze-me compreender que ela consiste em fazer-me servidor.
Fonte: Paulinas em 21/05/2013

Comentário do Evangelho

Iluminados e fortalecidos pela ressurreição

Nosso texto de hoje é o segundo anúncio da paixão, morte e ressurreição de Jesus. Do ponto de vista narrativo, esses relatos têm por função preparar o leitor para entrar no relato da paixão e morte do Senhor, sem serem tomados pela surpresa e sem medo e esmorecimento, mas iluminados e fortalecidos pela ressurreição. O Jesus de Marcos é um Mestre que sempre está ensinando os seus discípulos e a multidão. Aqui, neste trecho o conteúdo é o mistério pascal do Filho de Deus. Como no primeiro anúncio (Mc 8,31-33), Jesus repreende os discípulos por causa de sua reação. A discussão entre eles de quem era o maior é expressão da incompreensão deles acerca do destino de Jesus e de sua missão, e da condição deles como discípulos. No seguimento de Cristo, o maior é o que serve, à imitação de Jesus que se fez servo de toda a humanidade. No seguimento do Senhor, em que o serviço deve caracterizar a missão, a disputa pelo poder e a defesa de privilégios são absolutamente inaceitáveis. O acolhimento de todos, sem acepção de pessoas, e de modo especial os que mais precisam de cuidado, é a atitude requerida de todos os cristãos que compreendem a fé que professam.
Carlos Alberto Contieri, sj
Oração
Pai, reforça minha fé, de modo a me predispor a ser beneficiado por teu filho Jesus, por meio do qual tua misericórdia chega até a mim.
Fonte: Paulinas em 25/02/2014

Vivendo a Palavra

Nós, que vivemos a pobre realidade de nossa humanidade, com seus limites e imperfeições, somos consolados pela narração evangélica das disputas por prestígio entre os apóstolos. E, ainda mais, somos encorajados pelo exemplo que eles nos deixaram: venceram seus limites e perseveraram até o martírio final.
Fonte: Arquidiocese BH em 21/05/2013

VIVENDO A PALAVRa

Os apóstolos ainda não compreendiam o Reino de Deus. Disputavam entre si quem seria o maior… Também entre nós, não poucas vezes paira a mesma dúvida e lutamos por privilégios, títulos acadêmicos e pelo reconhecimento dos nossos méritos. Ainda não temos a coragem de assumir o ideal de nos tornarmos crianças no Reino do Pai.

Reflexão

O que faz com que na maioria das vezes não compreendamos corretamente a mensagem de Jesus geralmente são as diferenças que existem entre os nossos interesses e os dele. Enquanto Jesus estava pensando na necessidade da cruz para a realização do Reino de Deus, seus discípulos estavam pensando em um reino com critérios humanos, fundamentado principalmente nas diferenças, nas relações de poder e na hierarquia social, econômica e política. Sempre que não nos colocamos em sintonia com o projeto de Jesus e não colocamos o amor como o critério último das nossas vidas, podemos nos equivocar na compreensão do Evangelho e buscar interpretações que existem muito mais para legitimar os nossos interesses do que para nos conduzir à verdade e ao Reino.
Fonte: CNBB em 25/02/2014

Reflexão

O que faz com que na maioria das vezes não compreendamos corretamente a mensagem de Jesus geralmente são as diferenças que existem entre os nossos interesses e os dele. Enquanto Jesus estava pensando na necessidade da cruz para a realização do Reino de Deus, seus discípulos estavam pensando em um reino com critérios humanos, fundamentado principalmente nas diferenças, nas relações de poder e na hierarquia social, econômica e política. Sempre que não nos colocamos em sintonia com o projeto de Jesus e não colocamos o amor como o critério último das nossas vidas, podemos nos equivocar na compreensão do Evangelho e buscar interpretações que existem muito mais para legitimar os nossos interesses do que para nos conduzir à verdade e ao Reino.
Fonte: CNBB em 21/05/2013

Reflexão

Os discípulos de Jesus discutem sobre um tema corriqueiro na sociedade de todos os tempos. Conversam sobre negócios: compras, vendas, lucros, sucesso… Sabe-se que, em vista de se tornarem ricas e poderosas, algumas pessoas não hesitam em explorar as outras, lançando mão de propinas e roubos camuflados. Por vezes, usando a posição social, a influência e muito dinheiro. Formam uma sociedade opressora, desprovida de valores éticos e morais. Jesus caminha na direção contrária. Para todos ele quer vida digna, relações fraternas, espírito de partilha e igualdade. Esse é o projeto do Pai. Essa é a bandeira erguida e sustentada pelo Filho do Homem que, por defender essa causa, morre na cruz. Confirmando que Jesus lutou por uma causa justa, o Pai o ressuscita dos mortos. Sua luta não foi em vão.
Oração
Ó Jesus, “Filho do Homem”, ensinas a teus discípulos que os homens te matarão, porém, depois de três dias, ressuscitarás. Falas de doação da vida, ao passo que teus discípulos discutem quem deles é o maior. Pensam em superioridade. Esclareces que, no teu Reino, maior é quem serve a todos. Amém.
(Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades))

Recadinho

Há competição em nosso meio? - E a inveja? - Procuramos em primeiro lugar ser o melhor no servir? - Reconhecemos, valorizamos e divulgamos as qualidades de nossos irmãos? - Há pessoas que vivem a humildade de modo invejável. Pense em alguém que seja assim.
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R
Fonte: a12 - Santuário Nacional em 25/02/2014

Meditando o evangelho

QUEM É O MAIOR?

Os discípulos de Jesus deixaram-se contaminar pela busca de grandeza. Por isso, discutiam para saber quem, dentre eles, seria o maior. Mas o ponto de partida deste debate revelava um equívoco. Pensavam na grandeza do Reino que Jesus inauguraria e na possibilidade de ocupar posições de destaque junto ao monarca. De antemão, esses discípulos faziam a partilha dos futuros cargos disponíveis. Jesus, porém, deu um basta a estas considerações indignas de quem quer ser seu um discípulo.
O ensinamento de Jesus centra-se no tema do serviço, bem característico do Reino. A grandeza do discípulo está em sua capacidade de colocar-se a serviço do próximo. Ocupa o primeiro lugar quem se predispõe a servir a todos, sem distinção, vivendo a condição de servo, de maneira plena. A quem é reticente no servir e não prima pela generosidade, estão reservados os últimos lugares no Reino. Portanto, se os discípulos quisessem realmente disputar os primeiros lugares, que o fizessem motivados por um ideal elevado e não por ambições mesquinhas, sem sentido para quem vive a dinâmica do Reino.
Os discípulos tinham em Jesus um exemplo consumado de servidor do Reino. Sua vida definia-se como serviço generoso e gratuito às multidões oprimidas e atribuladas de tantas maneiras. Bastava que se espelhassem no Mestre.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
Oração
Senhor Jesus, não permitas que eu me lance na busca das grandezas deste mundo. Que eu busque, antes, a grandeza do serviço generoso, e gratuito.

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

1. Quem é o Maioral?
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

Não resisti e dei mais uma "olhadinha" no evangelho de ontem, pois dá até para imaginar a atitude dos discípulos de Jesus diante da tentativa de cura do menino possesso, parece que um empurrava o outro e dizia "Deixa comigo que dou um jeito nesse espírito maligno", e após novo fracasso e nova tentativa lá vinha outro "Sai daí seu “fracote”, que com o meu carisma esse espírito do mal pode vir quente que estou fervendo". E o coitado do menino caído ao chão e nada de cura, daí vinha outro discípulo "Chegou o “cara”! Vou botar esse espírito mal prá correr e vai ser agora", mas nada, e tiveram que admitir o fracasso.
Entre os discípulos era assim, as comunidades de Marcos também, e nas nossas comunidades do ano de 2012? Há disputas e concorrências para ver qual pastoral ou movimento faz mais sucesso? Por acaso não temos ainda hoje em nossas comunidades grandes e pequenas, duas eclesiologias, dois grupos, duas tendências, que ainda disputam para ver quem está do lado certo, quem está com a razão? Cada um examine a sua consciência e olhe com humildade para sua comunidade. Pelo menos na minha é assim...
Embora de maneira dissimulada, continuam as disputas e concorrências, entre grupos, entre agentes de pastoral, entre ministros.
Que chacoalhada Jesus nos dá no evangelho de hoje... Primeiramente anuncia a vitória definitiva contra as forças do mal, mas que irá acontecer em um aparente fracasso. Só isso já deixou os discípulos desiludidos e temerosos, pois não se podia admitir um Messianismo que se realizasse pelo fracasso.
Nos dias de hoje o homem é motivado a ser vencedor em todas as áreas e dimensões da sua vida. A Sociedade é altamente competitiva, queremos que nossos filhos sejam os melhores em tudo e nunca queremos ficar atrás... Esse espírito de disputa e concorrência, como um fermento estragado acaba contaminando nossos trabalhos pastorais onde nos impomos porque queremos dominar as pessoas, onde buscamos autoridade para que a nossa palavra seja a mais importante nas decisões da comunidade, onde não admitimos que outros façam melhor que nós, e onde nunca queremos ficar para trás... QUE TRISTEZA QUANDO NOTAMOS ISSO EM NÓS E NOS OUTROS...
E om pior é que temos vergonha dessas briguinhas nos bastidores da pastoral ou do movimento, ou até mesmo nos bastidores de uma celebração, (quanto arranca rabo já vi acontecer em uma sacristia, durante a missa). Os discípulos sentiram-se envergonhados porque pelo caminho discutiam quem era o "maioral" quem ficaria mandando, caso o Mestre morresse...
"Se alguém quer ser o primeiro, seja o último de todos e o servo de todos". Continua a nos dizer o Senhor.... Tenhamos sempre isso no coração e na mente se quisermos de fato ser cristãos autênticos!

2. O Filho do Homem vai ser entregue às mãos dos homens, e eles o matarão - Mc 9,30-37
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas e disponibilizado no Portal Paulinas - http://comeceodiafeliz.com.br/evangelho)

Pela segunda vez no Evangelho de Marcos, Jesus anuncia aos discípulos que vai ser entregue nas mãos dos homens, será morto e, depois de três dias, ressuscitará. Dizemos que para tudo nesta vida tem jeito, menos para a morte. Aí está a afirmação contrária de Jesus. Até para a morte há jeito, e o jeito é a ressurreição. Vamos entrar na Quaresma, tempo em que meditamos sobre os sofrimentos de Jesus, sua paixão e morte de cruz, para em seguida celebrarmos a ressurreição. Será o Tempo da Páscoa, da vitória da vida sobre a morte. Os discípulos ainda não compreendem quem é Jesus e o que ele espera deles. Estão preocupados com primazias, privilégios, primeiro lugar. Jesus aproxima-se, então, de uma criança, que não é perfeita e tem seu lado ruim, e a abraça, colocando-a no meio deles como um exemplo de infância espiritual e para que respeitem e ensinem a respeitar os mais fracos e indefesos.

HOMILIA DIÁRIA

Cuidado com o sentimento de grandeza!

Todo esse sentimento de grandeza nos leva a “pisar” uns nos outros e a não tratá-los como irmãos.

“Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse: ‘Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!’. Em seguida, pegou uma criança, colocou-a no meio deles, e, abraçando-a, disse: ‘Quem acolher em meu nome uma destas crianças, é a mim que estará acolhendo. E quem me acolher, está acolhendo, não a mim, mas àquele que me enviou’” (Mc 9,35-37).

Nós adultos somos muito complicados. A nossa cabeça, infelizmente, é muito complicada, pois temos nossas ambições, competições, vaidades, nosso orgulho e nossa autossuficiência. Isso tudo cria muitos problemas em torno de nós. Muitas vezes, queremos ser mais do que o outro nos gestos, nas atitudes e naquilo que fazemos. Mas não é assim que se comporta um discípulo do Senhor.
Um discípulo tem de ter o espírito de uma criança na pureza, na ingenuidade, sobretudo nas atitudes. “Quem quiser ser o maior, que seja o menor de todos.” Ser maior quer dizer ser mais importante; e ser importante, na concepção de Jesus, quer dizer servir ao outro, ao próximo, lavar os pés uns dos outros, cuidar deles.
Que Deus quebre essa nossa mentalidade egoísta, nosso orgulho, nossa autossuficiência e toda essa vontade que temos de ser mais que os outros. Todo esse sentimento de grandeza nos leva a “pisar” uns nos outros e a não tratá-los como irmãos.
O desejo e a vontade de Deus é que sejamos irmãos uns dos outros. Que o Evangelho, então, nos ensine que ninguém pode pisar em ninguém, nem querer ser maior do que ninguém. Se alguém se achar melhor ou mais importante, que isso seja demonstrado pelo serviço, pela doação.
Deus abençoe você!
Padre Roger AraújoComunidade Canção Nova
Fonte: Canção Nova em 21/05/2013

Oração Final
Pai Santo, ensina-nos o amor pela pobreza, o desejo de servir a todos e de nos colocarmos nos últimos lugares. Queremos construir uma Igreja fraterna e acolhedora, que seja sinal do teu Reino de Amor. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Fonte: Arquidiocese BH em 21/05/2013

ORAÇÃO FINAL
Pai Santo, faze-nos verdadeiramente humildes. Ensina-nos a reconhecer os talentos que nos emprestas, para que possamos desenvolvê-los e os colocar a serviço dos irmãos, mas lembrando sempre, cheios de gratidão, que eles são dons da tua Misericórdia. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário