segunda-feira, 7 de outubro de 2019

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 10/10/2019

ANO C


Lc 11,5-13

Comentário do Evangelho

Perseverança na súplica.

A parábola, como toda parábola, se oferece a muitas interpretações. Ligada ao tema da oração, ela, em primeiro lugar, apresenta a necessidade de perseverar na súplica pelo que é essencial para acolher e servir os outros (cf. v. 8). A perseverança na súplica é importante, pois só Deus pode nos dar o que realmente necessitamos. Tudo é dom dele. A súplica perseverante exige confiança de ser atendido: “... pedi e vos será dado…” (vv. 9-10). Mas a oração deve ser marcada por uma súplica irrenunciável: a súplica pelo Espírito Santo, que é o dom escatológico de Deus por excelência (cf. At 1,5; 2,1-11).
Carlos Alberto Contieri,sj
Oração
Pai, que a minha oração seja plena de confiança em ti, pois sei que queres dar-me o que tens de melhor, o Espírito Santo.
Fonte: Paulinas em 10/10/2013

Vivendo a Palavra

O Evangelho nos possibilita a certeza de que o Senhor ouve a nossa oração e, como Pai amoroso, nos dá coisas boas. Saibamos compreender que os aparentes tropeços que sofremos na vida são permitidos por Deus e, certamente, contribuirão para o nosso bem, se acolhidos na fé e com esperança.
Fonte: Arquidiocese BH em 10/10/2013

Reflexão

A oração é uma busca constante de viver na presença de Deus e procurar estar em diálogo com ele para que ele nos ajude em nossas necessidades, mas devemos nos lembrar das palavras de são Tiago: pedis sim, mas pedis mal, pois não sabeis o que pedir. Muitas vezes pedimos, e pedimos muito, mas não pedimos o que deveríamos, nossos pedidos são mesquinhos, materialistas e visam simplesmente a satisfação de interesses pessoais e imediatos, não sabemos pedir os verdadeiros valores, que são eternos, não pedimos a salvação, o perdão dos pecados nossos e dos outros, não pedimos pela ação evangelizadora da Igreja, pela superação das injustiças que causam guerras e tantos sofrimentos, mas principalmente, não pedimos a ação do Espírito Santo em nossas vidas.
Fonte: CNBB em 10/10/2013

Reflexão

Jesus mostra a eficácia da oração persistente. A pessoa deve tomar a iniciativa, certa de uma coisa: quem pede confessa-se necessitado; quem insiste não procura outro remédio e bate à porta de quem inspira confiança. Jesus sabe que é costume os pais atenderem aos pedidos de seus filhos. Com maior razão, o Pai celeste socorrerá os que a ele recorrem. E serão atendidos, principalmente se pedirem o Espírito Santo. Por quê? São Paulo nos dá uma dica: “Nem sabemos o que convém pedir. É o próprio Espírito que intercede com insistência por nós com gemidos que não se exprimem” (Rm 8,26). O Espírito nos ajudará a solicitar a Deus somente aquilo que será benéfico para nós e para o Reino de Deus. É que nós, muitas vezes, somos movidos por egoísmo e ignoramos as necessidades dos irmãos.
(Dia a dia com o Evangelho 2019 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp)

Meditação

Há muita solidariedade entre vizinhos seus? - Vive-se de fato a fraternidade? - Você sabe pedir? - Sabe socorrer os que precisam de sua ajuda? - Pede as luzes do Espírito?
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R
Fonte: a12 - Santuário Nacional em 10/10/2013

Meditando o evangelho

A ORAÇÃO PERSEVERANTE

Ao orientar seus discípulos a respeito da oração, Jesus procurou evitar certas atitudes equivocadas em relação a Deus. Entre elas, a tendência a fazer de Deus um empregado do ser humano, sempre pronto a atender seus pedidos, sem jamais recusar-se.
Muitos discípulos, vendo que suas orações não eram atendidas imediatamente, eram levados a deixá-las de lado, considerando-as inúteis. Jesus alertou-os a não nutrir tais disposições.
A relação com o Pai dá-se na gratuidade e na perseverança. O discípulo sabe que tudo quanto recebe de Deus é dom imerecido. Não tem o direito de exigir nada; antes, deve colocar-se diante dele, com humildade, e apresentar-lhe suas necessidades. Por outro lado, o discípulo sabe que o Pai não está obrigado a submeter-se a seu ritmo. Daí a necessidade de ser perseverante, e rezar sem cessar. O Pai conhece a melhor hora de atendê-lo.
Jesus inculcou nos discípulos uma certeza: quem pede com perseverança obterá o que espera, pois o Pai celeste não se deixa vencer em bondade. Se um pai humano jamais dá uma coisa má a um filho que lhe pede uma coisa boa, tanto mais o Pai celeste dará a seus filhos algo que possa prejudicá-los. Antes, reserva-lhes um dom precioso, o Espírito Santo, o bem mais necessário para não esmorecerem no seu caminho de fidelidade ao Reino.
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total).
Oração
Senhor Jesus, dá-me a graça de ser perseverante na oração, sabendo que o Pai me reserva o que ele tem de melhor.

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

1. Não pedir o peixe pronto!
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

Na reflexão anterior dizíamos que a Oração requer comprometimento, não tem sentido pedir "tudo mastigado" a Deus, infelizmente há muitos cristãos bem intencionados em nossas comunidades, mas que costumam pedir o "Peixe" já frito, daí a gente só tem o trabalho de sentar e comer....O evangelho nos dá uma informação importante, se soubermos pedir, a nossa oração jamais deixará de ser atendida, Deus não condiciona os pedidos, ele não faz uma seleção de quais orações irá atender, e também não adiante imaginar que, os que tem mais Fé terão prioridade no atendimento das orações encaminhadas a Deus.
Então, o ensinamento é muito claro, o que pedimos a Deus É O CANIÇO completo, com todas as condições necessárias para que a pescaria tenha êxito, e o meio para termos as nossas orações atendidas, é o Espírito Santo, que é Perfeito em si mesmo, ele nos dá o discernimento do que devemos pedir, e depois nos capacita com seus dons celestiais, nos dá força e coragem para irmos a luta e vermos realizado tudo o que pedimos, claro que se pedirmos algo que esteja direcionado para o mal, não seremos atendidos.
A insistência e a perseverança na oração autêntica é por demais importante, pois quanto mais pedimos der maneira insistente, Deus em seu Espírito vai nos mostrando e nos dando o discernimento, e daí a experiência da Vida nos ensina o quanto Deus nos ama.
Digo isso porque na minha vida, andei pedindo a Deus certas coisas, que se Ele atendesse, provavelmente não seria hoje um escriba da sua Santa Palavra. Já pedi muito "peixe pronto" a Deus, confesso aos leitores, mas Deus com o passar do tempo foi me moldando, me ajustando, e o seu Espírito Santo foi apontando as saídas, e algumas ferramentas importantes para conquistar o que eu tinha pedido, posso garantir que não foi da noite para o dia...
Ser sempre insistente e perseverante, ter um foco e um sentido para a nossa Vida, acreditar nos sonhos e projetos, principalmente quando se sabe que eles estão em sintonia com os desígnios de Deus, oração assim, Deus não resiste e atende de maneira generosa, sempre nos dando mais do que pedimos.

2. Para quem bate, a porta será aberta - Lc 11,5-13
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas e disponibilizado no Portal Paulinas - http://comeceodiafeliz.com.br/evangelho)

Jesus nos ensinou a rezar o Pai-Nosso. Em seguida nos contou essa pequena história de dois amigos. Um pede ao outro pães emprestados. Já era tarde, o amigo insiste em seu pedido, o outro o atende, mais para se ver livre do que pela amizade. Jesus então conclui com uma ordem em três tempos: peçam, procurem e batam. Batam que a porta será aberta, procurem e acharão, peçam e serão atendidos. Dois exemplos: um filho pede peixe, o pai lhe dá uma cobra? Ou pede ovo, e ganha um escorpião? Conclusão final: nós somos maus e damos coisas boas aos nossos filhos. Deus que é bom dará o Espírito Santo a quem pedir. São Mateus diz que Deus dará coisas boas. Para São Lucas, Deus não dá coisas. Ele dá o Espírito Santo, com o qual, impulsionados pelo amor, encontraremos o que precisamos.

3. A ORAÇÃO CONFIANTE
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total).

O modo como a pessoa reza depende da imagem de Deus que traz no coração. Quanto mais correta for esta imagem, mais disposição terá para a oração, e mais confiante e perseverante esta será.
A primeira parábola ensina como a pessoa de fé sabe a quem recorrer, sem se importar com as circunstâncias. Aquele que crê, tem absoluta certeza de ser atendido, mesmo devendo esperar.
Jesus apresenta o Pai como quem jamais decepciona aos que recorrem a ele. Ao pedir, a pessoa recebe; ao buscar, encontra; ao bater, abre-se-lhe a porta. De maneira nenhuma, existe frustração.
É próprio do Pai manifestar seu imenso amor a todos os seus filhos. Da comparação com o modo de agir dos pais da Terra, deduz-se a atitude do Pai do Céu. Se um pai, por pior que seja, jamais frustra as expectativas de seu filho, dando-lhe coisas ruíns, quando lhe pede coisas boas, quanto mais o fará Pai celeste!
Jesus indica qual é o dom principal que devemos pedir ao Pai: o Espírito Santo. E quem se dirige a ele, pedindo esse dom, pode estar certo de que será atendido. A bondade do Pai é insuperável. Jamais um ser humano poderá superar sua misericórdia.
Oração
Espírito de confiança em Deus, dá-me a graça de perseverar na oração, certo de que o Pai atenderá, com bondade, os meus anseios profundos.

Liturgia comentada

Quanto mais o Pai do céu! (Lc 11,5-13)
Os pais cuidam bem de seus filhos. Toda exceção é monstruosa. Para manter os filhos, os pais enfrentam duros trabalhos e situações penosas. Alguns até migram para buscar o emprego que não encontram em sua terra. Sacrifícios semelhantes são feitos para custear a educação da prole, para vestir os seus pequenos.
Quando fui para um colégio interno, aos dez e meio de idade, vi-me obrigado, pela primeira vez, a trocar o lápis por uma caneta. Eram “canetas-de-pau”, com pena metálica. Em um furo da carteira, o tinteiro de louça com a tinta preparada no próprio colégio. Devido à falta de hábito, minha primeira redação saiu toda borrada e rasurada, pois o excesso de pressão fazia a pena se abrir e manchar o papel.
Recebi de volta a primeira redação com uma observação mais ou menos assim: “Boas ideias. Podia ser melhor na apresentação.” E a nota: sete! Ora, sete, para mim, era simplesmente uma nota vergonhosa. Furioso, escrevi para casa: “De que adianta ser filho do Carlos Santini, que nunca deveu nada a ninguém – frase típica de meu pai – se não tenho uma caneta decente para escrever?”
Um mês depois, recebo inesperada visita de meu pai. Tirou do bolso um pequeno embrulho e mo entregou. Abro o pacote e vejo uma caneta preta, importada, marca Esterbrook, daquelas que tinham uma bomba para retirar a tinta do vidro. E meu nome estava gravado na caneta.
Na hora, não pensei nas privações que meus pais teriam assumido para me dar o presente. Mas hoje, quando vejo a caneta que ainda mostro em minhas palestras sobre o amor de Deus, percebo que minha confiança no Pai celeste tem suas raízes na figura providente de meu pai da terra.
Refletindo sobre a casa de Nazaré, percebi também quanto o jovem Jesus ficou devendo a José, como modelo de homem, como presença providente, como referência educativa. Foi falando a José que Jesus aprendeu o nome do Pai do céu: Abbá, paizinho. Com esse nome, Jesus iniciaria cada uma de suas preces...
Agora, sim, podemos voltar ao Evangelho de hoje e entender sua mensagem. Se nós, humanos, nada bons, somos assim, quanto mais o nosso Pai do céu!...
Orai sem cessar: “Basta abrires a boca e te satisfarei!” (Sl 81,11)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.
Fonte: NS Rainha em 10/10/2013

HOMILIA DIÁRIA

Seja persistente em sua oração

Precisamos “importunar” o Coração de Deus. Precisamos ser insistentes e persistentes em nossa oração e jamais desanimar de fazê-la.

“Ora, se vós que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!” (Lc 11,13).

Continuando na escola de Jesus, na escola da oração, hoje Ele vai nos ensinar mais um segredo da oração. A oração deve ser feita com insistência, persistência e jamais desanimar. E com relação ao nosso modo de nos dirigirmos a Deus: nós precisamos importunar o céu. Como vemos no exemplo que nos é contado no Evangelho de hoje, se o amigo vai chegar de madrugada ou de noite, seja lá o que for, nem que seja para se ver livre dele, você vai se levantar para ele não o ficar importunando.
Meus irmãos, nós precisamos “importunar” o Coração de Deus, nós precisamos ser “chatos” com o Senhor! Precisamos ser insistentes e persistentes em nossa oração e jamais desanimar de fazê-la. Nós, muitas vezes, deixamos de orar por qualquer coisa, até começamos a rezar, mas paramos pelo caminho, porque temos ansiedade de que as coisas sejam resolvidas logo, do nosso jeito e da nossa maneira.
Outras vezes, abandonamos a oração, porque achamos que Deus não nos está escutando. O Senhor não somente nos dá o que pedimos a Ele [desde que seja para a nossa salvação], como também ajeita o caminho, prepara a estrada, nos mostra a direção; porque não basta dar o presente, é preciso também ensinar a usá-lo.
Da mesma forma, Deus Pai não quer que nenhum presente, ou seja, nenhuma graça, seja depois um estorvo em nossa vida, seja algo que vá nos fazer mal. A maior das graças, – na qual devemos insistir e buscar do Coração de Deus –, é pedir-Lhe que tenhamos sabedoria, discernimento, inteligência, fortaleza e capacidade para realizar o bem em nossa vida. Por essa razão, nós temos que pedir ao Autor da graça que venha até nós.
Foi por isso que Jesus disse: “Se nós que somos maus, sabemos dar coisas boas, quanto mais o Pai dá a nós, o seu Espírito”. Ele, ao morar em nós, é a maior dádiva, é a maior graça que podemos receber do nosso Pai Celeste! A nossa oração deve e precisa ser sempre insistente. “Vem, Espírito Santo de Deus!”
Nós precisamos começar o dia e vivê-lo nessa abertura contínua à ação do Espírito Paráclito em nós, para que Ele invada o nosso coração, invada o nosso ser, a nossa mente, a nossa vontade, a nossa disposição, para que sejamos homens e mulheres guiados na força e no poder d’Ele [Espírito Santo]. A nossa oração insistente deve ser esta: que sejamos plenos no Espírito Santo de Deus.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Fonte: Canção Nova em 10/10/2013

Oração Final
Pai Santo, ensina-nos a orar! Dá-nos o dom e a coragem da entrega total do nosso ser em tuas mãos paternais, na certeza de que tudo que nos dás concorrerá para o nosso bem e o progresso daqueles que caminham conosco neste planeta-jardim que nos emprestas para cuidado e partilha. Por Jesus Cristo, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Fonte: Arquidiocese BH em 10/10/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário