segunda-feira, 26 de agosto de 2019

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) - Mt 23,13-22 - 26/08/2019


Esforcemo-nos para viver a nossa religião sem hipocrisia

Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós fechais o Reino dos Céus aos homens. Vós porém não entrais” (Mateus 23,13-14).


A Palavra de Deus, hoje, referindo-se aos mestres da Lei e aos fariseus, diz respeito às pessoas religiosas, afinal de contas, os mestres da Lei são aqueles que conhecem a Lei de Deus, conhecem, inclusive, as nuances menores da Lei e são mestres, doutores e conhecedores, são aqueles que ensinam aos outros como viver a Palavra e a Lei de Deus.
Os fariseus, ainda que tenhamos dado uma conotação negativa, são as pessoas que praticam a religião, são aqueles que estão sempre na sinagoga, no templo, pagando dízimo, cumprindo os rituais religiosos. Há, no entanto, algo que tem caracterizado os homens de ontem e os homens de hoje também nas práticas religiosas, que é, justamente, a hipocrisia.
Jesus não estava condenando os homens por serem doutores da lei ou fariseus, o que os estava condenando era o fato de serem religiosos hipócritas. Eles exigiam dos outros aquilo que eles mesmos não viviam; eles eram duros e exigentes demais com os outros, mas escondiam e colocavam na penumbra do coração as práticas inconvenientes, as práticas hipócritas que viviam no coração.

A religião verdadeira é daquele que escuta a Palavra e se esforça, de todo o coração, para vivê-la sem hipocrisia

A religião é para ser vivida com seriedade, e Deus tem misericórdia dos nossos pecados, das nossas fraquezas, dos nossos erros e limites. Na misericórdia, Deus vai nos fortalecendo para que cresçamos e nos levantemos. Só não dá para se levantar da hipocrisia, porque ela é uma faixa que veda os nossos olhos, para que vejamos o nosso interior ou sempre estejamos encobrindo e desculpando as nossas práticas, porém, nos tornamos muito duros e até grossos na cobrança da prática dos outros.
É muito fácil ver as pessoas falando com veemência, cobrando os outros e exigindo algo deles, mas a prática religiosa não corresponde. Como é duro, em nossa casa, os pais quererem cobrar dos seus filhos o que eles mesmos não vivem. Como querem que os filhos sejam disciplinados ou tenham vida de oração?
O lema da hipocrisia é aquele: “Faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço”. É o ditado mais hipócrita do mundo. Faça o que eu procuro fazer, faça aquilo que estou me esforçando para ser e perdoe-me se, muitas vezes, não consigo fazer aquilo que eu mesmo falo, mas eu quero me esforçar para fazer, porque o que vale para você tem que valer muito mais para mim que estou falando.
Estamos transformando a nossa religião e as nossas práticas em práticas hipócritas, quando queremos exigir dos outros aquilo que não nos esforçamos para fazer ou encobrimos, e desculpamos aquilo que fazemos. A religião verdadeira é daquele que escuta a Palavra e se esforça, de todo o coração, para vivê-la sem hipocrisia.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova


Nenhum comentário:

Postar um comentário