sábado, 29 de junho de 2019

HOMÍLIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) - Lc 2,41-51 - 29/06/2019


Voltemo-nos para o Imaculado Coração de Maria

Sua mãe, porém, conservava no coração todas estas coisas” (Lucas 2,51).


Celebramos, hoje, o Imaculado Coração de Maria, coração puro e santo, coração todo de Deus e voltado para o Senhor. Hoje, quando nos voltamos para o coração de Maria, queremos aprender algumas lições importantes que esse coração nos dá. “Onde está o seu tesouro, aí estará o seu coração” (Mateus 6,21).
O tesouro do coração de Maria era Deus, e era em Deus que estava sempre o seu coração. Ela não teve outros tesouros, outros amores, ela não teve outros valores mais importantes do que aquilo que é a sagrada presença de Deus e o sagrado amor d’Ele.
Toda amada por Deus, Maria respondeu com seu próprio coração sem deixar de amar a Deus um dia sequer da sua vida. O coração dela é o coração que contempla, medita e penetra a penumbra do silêncio para permanecer na presença de Deus.
O coração que descobre o valor do silêncio sagrado, ali ele se refugia, porque é ali que o coração se purifica, renova-se e liberta-se dos barulhos excitantes deste mundo.
O coração de Maria é imaculado e não se maculou com os barulhos e confusões deste mundo, por isso, a vigilância e a constância de Maria, para permanecer na presença de Deus e não se macular.
Buscamos o arrependimento, a confissão, a sinceridade de alma e a conversão verdadeira. O que não conseguimos é permanecer numa vida imaculada, porque, facilmente, nos deixamos macular por esse mundo, sobretudo, porque tem muita coisa que causa barulhos e confusões dentro de nós.

O coração de Maria é imaculado e não se maculou com os barulhos e confusões deste mundo

O coração que quer viver a sensatez, a conversão, a santidade é um coração que precisa se refugiar no silêncio de Deus. O silêncio é necessário para acalmar essa agitação que há dentro de nós, a agitação que nos deixa ser pessoas agressivas, duras e cruéis. As agitações que alteram o nosso humor, altera a nossa forma de lidar uns com os outros.
Refugie-se no silêncio sagrado onde Maria permanecia meditando e guardando todas as coisas. Maria é a mulher da meditação.
Fazemos as coisas, muitas vezes, sem meditar, sem refletir e sem nos deixar levar pela sabedoria evangélica que nos dá o discernimento do que é correto e o que não é. É o discernimento que nos leva a silenciar quando é necessário, a falar quando é necessário e buscar quando é necessário buscar. Só quem medita e busca o discernimento em Deus toma os caminhos da sabedoria nessa vida.
Que o Imaculado Coração de Maria nos ajude a purificar o nosso coração para permanecermos sempre na presença do Senhor.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova


Nenhum comentário:

Postar um comentário