sábado, 10 de novembro de 2018

HOMÍLIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) - Lc 16,9-15 - 10/11/2018


Servir ao dinheiro nos afasta da presença do Senhor

Ninguém pode servir a Deus e ao dinheiro, se queremos servir a Deus vamos colocar o dinheiro no lugar dele

“Ninguém pode servir a dois senhores: porque ou odiará um e amará o outro, ou se apegará a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro” (Lucas 16,13).


A grande lógica do mundo no qual vivemos é a de servir ao deus deste mundo. O maior pecado da humanidade ainda consiste na idolatria. E, sabemos que idolatria é, de fato, criar ídolos e eles ocupam o lugar de Deus. Por isso, toda e qualquer idolatria é pecado!
O mundo moderno tem o seu próprio ídolo: o “deus mercado”. O deus mercado é servido pelo deus dinheiro e somos escravos dessa idolatria que se tem pelo dinheiro. Por que o coração se torna escravo e dependente economicamente do dinheiro? Fazemos tudo para consegui-lo e, quando eu digo “tudo”, estou me referindo às situações humilhantes e degradantes que muitos vivem por causa do dinheiro. Há pessoas que se vendem; que se oferecem de diversas maneiras para obterem lucros e vantagens.
Muitas vezes, há lucros exorbitantes em cima da miséria dos outros. O dinheiro é um mau patrão, ele é um deus terrível! Precisamos do dinheiro para que a nossa vida seja melhor cuidada, mas precisamos cuidar do dinheiro e não deixá-lo cuidar de nós. Não podemos deixar o dinheiro mandar naquilo que realizamos.
Para uma família estar ajustada, ela precisa estar, economicamente, ajustada. Mas o problema não é ter ou não o dinheiro. Eu conheço muitas pessoas que têm muito dinheiro, mas o desajuste é total. Também, conheço famílias que com pouquinho dinheiro conseguem fazer as coisas com equilíbrio e bom senso. O problema é a forma como o dinheiro domina.
Quem muito tem, muito é dominado. Mas, se você, mesmo tendo muito, sabe dominar aquilo que tem; você tem, também, a vida justa, sob controle e não se olha a partir de cifrões, e sim a partir dos seus valores.
Ninguém pode servir a Deus e ao dinheiro. Se queremos servir a Deus vamos colocar o dinheiro no lugar dele, mas se queremos servir ao dinheiro, Deus ficará num lugar baixo. Muitas vezes, as pessoas querem comprar até Deus, as pessoas querem ter seus lugares na Igreja a partir do dinheiro que têm ou do que não têm. Não pode o dinheiro mandar nas relações humanas e nem na relação com Deus.
Deus, que sobre todas as coisas, sobre o dinheiro, esteja primeiro o nosso amor.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova


Nenhum comentário:

Postar um comentário