sábado, 30 de dezembro de 2017

INTENÇÕES DE ORAÇÃO DO SANTO PADRE PARA JANEIRO DE 2018



A Ásia é um enorme e riquíssimo continente onde a missão da Igreja encara grandes desafios. Convivem nestas terras povos de tradições religiosas muito antigas e diversas, sendo a atitude espiritual perante a vida uma marca destas culturas. Nalguns países deste continente, os cristão constituem a maioria da população, mas noutros são uma pequeníssima minoria. Os nossos irmãos e irmãs asiáticos enfrentam todos os dias o desafio de conviver com outras religiões, em situações muito bonitas de diálogo e colaboração, mas também, em muitos lugares, de forte oposição, perseguição ou falta de liberdade para viver e expressar a sua fé. O Papa Francisco convida-nos este mês a rezar pelos cristãos na Ásia que sentem diariamente os constrangimentos para viverem a sua fé com liberdade. Ao rezar por eles, também nós nos podemos perguntar como é que, na nossa vida, respeitamos as diferenças à nossa volta, no caso de contactarmos com pessoas com crenças diferentes das nossas.
Intenção

Pela evangelização: Minorias religiosas na Ásia
Para que, nos países asiáticos, os cristãos, bem como as outras minorias religiosas, possam viver a sua fé com toda a liberdade.

Oração

Pai de bondade,
em união com o Santo Padre e a sua Rede Mundial de Oração,
peço-Te por todos os nossos irmãos e irmãs da Ásia,
através das outras religiões, te procuram de coração sincero.
aqueles que seguem o teu filho Jesus e também os que,
Peço-Te em particular por todos os que sentem dificuldades 
em viver a sua fé com liberdade,
Dá-lhes a força e a coragem de testemunharem na sua vida o Evangelho.
que se sentem oprimidos e excluídos por acreditarem em Ti.
Que o teu Espírito Santo toque o coração de todos os governantes,
para que defendam e promovam em todo o mundo a liberdade religiosa.

Pai Nosso...

Desafios

- Deixo-me condicionar pelo ambiente que me rodeia, a nível familiar, de trabalho, ou nas minhas relações, na expressão livre da minha fé? Falo de Jesus, da Igreja, sem ter medo ou vergonha?
- Nos grandes temas sociais, culturais e políticos da atualidade, procuro informar-me sobre os valores que a Igreja propõe nestas questões e procuro não me deixar levar acriticamente pelos “slogans” e argumentos superficiais, e afirmar a minha fé com coerência e verdade, mesmo correndo o risco de ser incompreendido e criticado?
- Que propostas ou iniciativas de oração e reflexão se podem realizar na nossa comunidade para ajudar a dar-se conta de como o nosso contexto pode limitar a nossa liberdade de nos dizermos e agirmos como cristãos?

Passo a Rezar


Nenhum comentário:

Postar um comentário