quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

HOMÍLIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DOS DIAS 20/01/2017 A 22/01/2017

Ano A



20 de Janeiro de 2017

Mc 3,13-19

Comentário do Evangelho

Discipulos são enviados

É o terceiro relato de vocação no evangelho segundo Marcos (1,16-20; 2,13-14). Todos eles têm em comum o fato de que o chamado dos Doze é iniciativa de Jesus; são chamados, em primeiro lugar, para acompanharem (seguirem) Jesus e, em seguida, serem enviados por ele. A montanha, sem localização precisa, é, aqui, a “montanha de Deus” (cf. Ex 19,1ss), lugar da revelação de Deus e de seus desígnios. “Doze” evoca as doze tribos de Israel. Com isso Jesus, constituindo os Doze como apóstolos, visa todo o povo escolhido por Deus; a missão dos apóstolos está relacionada com a vocação do povo eleito de Deus. Ao mesmo tempo, a eleição dos Doze aponta para a perspectiva do novo povo de Deus, constituído não pela descendência do sangue, mas pela adesão à pessoa de Jesus. Os Doze partilham da vida do seu Mestre e, para a sua missão, recebem dele o poder de expulsar demônios. Essa expressão “expulsar demônios” equivale a “farei de vós pescadores de homens” (Mc 1,17). Efetivamente, é o mal que desfigura no ser humano a imagem de Deus e impede de acolher o Reino de Deus, já presente em Jesus, como dom; é o mal que impede o ser humano de ceder à atração de Deus. É ainda o mal que, enigmaticamente, habita o coração do homem feito à imagem e semelhança de Deus, escraviza o ser humano e o faz prisioneiro de suas próprias afeições desordenadas.
Carlos Alberto Contieri, sj
Oração
Pai, apesar da minha fraqueza, sei que contas comigo para o serviço do teu Reino. Vem em meu auxílio, para que eu seja um instrumento útil em tuas mãos.
Fonte: Paulinas em 24/01/2014

Vivendo a Palavra

Por que doze? Por que chamados um a um? Jesus quer ensinar à sua Igreja – os que respondem à vocação para o anúncio da Boa Nova serão sempre pequeno rebanho – a agir ao modo de sal e luz: realçando o sabor da vida e iluminando os passos da humanidade nos caminhos do Reino, que já está dentro de nós.
Fonte: Arquidiocese BH em 24/01/2014

Vivendo a Palavra

Ninguém entra no Reino do Céu às escondidas, de contrabando, por atalhos desconhecidos. Jesus chama os que escolhe e lhes dá poder para curar e anunciar a Libertação. Nós somos os discípulos chamados hoje. Procuremos escutar o convite e nos alegremos, seguindo o Caminho ensinado pelo Mestre da Galileia.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

A escolha dos doze apóstolos nos mostra a intenção que Jesus tem de formar o novo povo de Deus que irá substituir o povo da Antiga Aliança. De fato, a escolha dos doze não foi obra do ocaso, mas manifesta uma intenção. Assim como no Antigo Testamento, Deus forma o povo de Israel a partir das doze tribos dos descendentes de Abraão, a Igreja é o novo povo de Deus, o povo da Nova Aliança, formado a partir dos doze apóstolos de Jesus, que ele escolheu e enviou com poder para pregar e com autoridade para expulsar todo tipo de mal. Desse modo, entendemos que a Igreja é o novo povo de Deus, o povo da Nova Aliança.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2017&mes=1&dia=20

Recadinho

Você se considera um(a) escolhido(a) de Deus? - Para que tipo de missão? - Procura assumi-la com amor, com muita dedicação? - Lembra-se sempre de que para ser testemunha do Evangelho o mais importante é dar bom exemplo? - O evangelho de hoje lhe diz mais alguma coisa de especial?
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R
Fonte: a12 - Santuário Nacional em 24/01/2014

Meditando o evangelho

OS QUE ELE QUERIA!

A frase evangélica – "Chamou para junto de si os que ele mesmo quis" – pode ser objeto de mal-entendidos. À primeira vista, podemos ser levados a tomá-la como expressão de um voluntarismo do Mestre, cujo querer se impunha. Pode-se suspeitar, igualmente, dos critérios usados na escolha de seus "queridos". Ou julgar como esquisitice o seu gesto, quando se pensa que, segundo o costume da época, os discípulos é que escolhiam os próprios mestres, e não vice-versa.
No entanto, considerando o conjunto da cena, descobrimos que o sentido da afirmação é bem outro. Diferentemente dos demais mestres, a intenção de Jesus era formar um grupo de companheiros de missão, e não ter discípulos no estilo dos rabinos. Daí, a necessidade de ser dele a iniciativa da escolha, considerando o relacionamento interpessoal estabelecido entre eles. Em todo o caso, fica difícil determinar os critérios que Jesus usou na escolha. Analisando com atenção o elenco dos apóstolos, deparamo-nos com nomes de pessoas do povo, gente simples, sem projeção social. Com o passar do tempo, cada qual iria revelar sua personalidade, e mostrar-se como pessoas que estavam longe da perfeição.
Escolhendo gente pouco expressiva, Jesus se espelhava no modo de agir de Deus, ao longo da história da salvação. Para realizar seus grandes feitos, o Pai havia contado com mediações humanas precárias. O mesmo acontecia com Jesus!
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total - http://www.domtotal.com/religiao/eucaristia/liturgia_diaria.php)
Oração
Pai, apesar da minha fraqueza, sei que contas comigo para o serviço do teu Reino. Vem em meu auxílio, para que eu seja um instrumento útil em tuas mãos.
http://www.domtotal.com/religiao-meu-dia-com-deus.php?data=2017-01-20

Oração Final
Pai Santo, que por tantos e variados modos nos envias teu convite libertador, dá-nos ouvidos capazes de sintonizar a tua voz, coração grande bastante para acolhê-la e coragem para viver o teu Mandamento de Amor, anunciando-o aos irmãos de caminhada. Pelo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php


21 de Janeiro de 2017

Mc 3,20-21

Comentário do Evangelho

Jesus não se omite em ajudar quem o procura

Jesus é um Messias itinerante. Mesmo quando se recolhe em casa, lugar do convívio familiar, Jesus é procurado pela multidão. Ele não se esquiva das pessoas; não deixa de dirigir-lhes a palavra para ensinar, nem se omite em ajudar quem quer que seja. A compaixão, sentimento que o domina (cf. Mc 6,34), faz com que seja totalmente pelos outros, sem deixar, contudo, de se afastar dos afazeres cotidianos para, no silêncio, rezar (cf. Mc 1,35). Não somente o ritmo da vida de Jesus, mas também o que ele dizia e fazia, parecia também para os seus familiares uma loucura, pois saía do que se considerava um padrão normal de comportamento. Com este parecer também concorda a sua própria mãe, conforme se pode concluir do episódio de Mc 3,31-35. A boa intenção da família de Jesus está baseada num equívoco e na incompreensão, por ora, fruto da incredulidade. Mais adiante, no relato evangélico, Jesus faz um lamento significativo sobre a rejeição na sinagoga de Nazaré, incluindo também os seus parentes. A parentela de Jesus figura na lista dos que rejeitam ou não compreendem a sua missão e o seu comportamento (cf. Mc 6,4).
Pe. Carlos Alberto Contieri
Oração
Senhor, orientai meu coração, para que eu esteja sempre atento e disponível ao serviço dos meus irmãos.
Fonte: Paulinas em 24/01/2015

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

1. A Insensatez de Sermos Igreja
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

Nós podemos ir à igreja ou Sermos Igreja, duas coisas totalmente diferentes. Quando somos Igreja e vivemos em comunidade, nossas ações e modo de agir parecem loucura aos olhos do mundo.
Que sentido tem para o espírito consumista, o agente de pastoral dedicar-se ao seu trabalho em um final de semana, não achando tempo nem para o lazer ou o passeio? Dia desses indaguei da Dona Maria - agente da Pastoral dos Enfermos - o porquê de suas visitas a enfermos em dias de domingo e feriados, sendo que nesses dias os familiares estão em casa e têm a obrigação de estar junto ao doente. E ela respondeu-me que, em domingos e feriados, os familiares que trabalham nos dias de semana saem a passeio e o doente fica sozinho, é o dia em que ele mais precisa de alguém por perto. Que resposta espetacular, o amor autêntico pelos irmãos e irmãs, não cobra nem exige dos demais, mas vai de encontro as necessidades do outro.
Os parentes de Jesus julgam que ele está louco, querem leva-lo de volta para casa, fecha-lo em seu círculo reservado, cuidar dos interesses da Família, da mãe e dos irmãos de sangue, que aqui tratam-se de primos. Mas a casa e a Família são o lugar por excelência onde se experimenta a vida de amor e comunhão. Jesus inaugura um novo jeito de se relacionar e ser família, não mais a partir das obrigações e formalidades onde o grupo permanece junto apenas por interesses. Não é esse o caso das famílias nos dias de hoje? Nesse caso, os políticos ladrões e corruptos formam uma “Família", os Traficantes e demais marginais também. Forma-se um grupo, mas o que prevalece é o individualismo.
Família é um reflexo da Trindade Santa, que vive uma vida de amor e comunhão, sempre aberta a quem quiser ser acolhido. Essa é a vontade de Deus. Comunidade não defende e nem olha a conveniência ou o interesse de alguém, mas vive a Palavra de Deus e busca viver na prática a justiça e a igualdade no amor que sempre serve, mas que nunca quer ser servido...

2. A multidão procura por Jesus
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2016’, Paulinas e disponibilizado no Portal Paulinas - http://comeceodiafeliz.com.br/evangelho)

Estamos sempre nos encontrando com pessoas ou extraordinárias ou loucas. Os próprios familiares de Jesus disseram que ele estava ficando louco. Por quê? Evidentemente pelo seu modo de ser e de agir. Era como todo mundo e ao mesmo tempo não era. A grande diferença estava em que Jesus não era medíocre. Sua vida era ornada de valores e ele propunha valores aos seus amigos.
Uma dessas pessoas, louca como Jesus, foi a jovenzinha Inês, martirizada no início do século quarto, juntamente com outros cristãos na perseguição de Domiciano. E como ela tantos outros, seguidores de Jesus, sem medo de serem diferentes, e até com o gosto de serem diferentes: simplicidade de vida, disponibilidade missionária, liberdade de coração, lembrança dos esquecidos, cabeceira de doentes, socorro de idosos, amparo de crianças, cuidado com o ar, a terra, a vegetação, voz das minorias, pequenos valores de gente miúda contrapostos aos grandes projetos, astutos e ardilosos, que movimentam milhões nunca em favor dos outros e sempre por interesses pessoais e grupais.
Os contravalores atraem. Quem não os busca, é louco. Inês, a santa de hoje, teve boas ofertas. Não lhe ofereciam vida desonesta. Pediam-lhe que rejeitasse a Cristo e aceitasse um bom casamento. A louca ficou com Cristo. Já ouvimos de São Paulo dizer de forma irônica aos coríntios: “Nós somos loucos por amor de Cristo, e vós sábios em Cristo; nós fracos, e vós fortes; vós ilustres, e nós desprezíveis”. O louco perdeu a razão e comete desatinos. No entanto, “o coração tem razões que a razão desconhece”, dizia Pascal.

3. ALVOROÇO EM TORNO DO MESTRE
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total - http://www.domtotal.com/religiao/eucaristia/liturgia_diaria.php).

O Evangelho se dá conta do alvoroço da multidão em torno de Jesus. Quando pregava à beira do lago da Galiléia, instruía os discípulos para terem sempre um barco pronto para escapar, caso a multidão ameaçasse comprimi-lo. Houve até momentos em que o vai-e-vem infindável das multidões não lhe permitia nem mesmo comer.
Tal coisa deixava preocupados seus parentes mais próximos. Estes, imediatamente, tomaram providências para tirá-lo daquela situação. Tal gesto, porém, pode ser interpretado de dois modos. Os parentes poderiam estar preocupados com o bem estar de Jesus, e queriam garantir-lhe um tempo de repouso, para recuperar as forças, uma vez que até se dizia estar o Mestre agindo como um louco. Ou eles mesmos acreditavam que Jesus estivesse fora de si. Daí tomarem a iniciativa para afastá-lo da multidão, de modo a não continuar fazendo suas "loucuras".
Ambas as interpretações desfocam a imagem de Jesus. No primeiro caso, ele é considerado incapaz de ter controle sobre a situação externa; no segundo, consideram-no incapaz de controlar os próprios sentimentos e emoções, dando mostras de demência.
Os familiares de Jesus estavam bem longe de compreender o sentido daquela movimentação. Tratava-se do alvoroço causado pela presença do Reino de Deus, cujo mediador era Jesus. Era a "loucura" de Deus manifestando sua misericórdia sem limites para com os pobres e marginalizados que não tinham ninguém a seu favor.
Oração
Pai, a manifestação de tua misericórdia, por meio de Jesus, é motivo de imenso júbilo. Que eu saiba expressá-lo, com todo o vigor, sem medo das censuras e maledicências.

Fonte: NPD Brasil em 21/01/2017

Meditando o evangelho

ALVOROÇO EM TORNO DO MESTRE

O Evangelho se dá conta do alvoroço da multidão em torno de Jesus. Quando pregava à beira do lago da Galiléia, instruía os discípulos para terem sempre um barco pronto para escapar, caso a multidão ameaçasse comprimi-lo. Houve até momentos em que o vai-e-vem infindável das multidões não lhe permitia nem mesmo comer.
Tal coisa deixava preocupados seus parentes mais próximos. Estes, imediatamente, tomaram providências para tirá-lo daquela situação. Tal gesto, porém, pode ser interpretado de dois modos. Os parentes poderiam estar preocupados com o bem estar de Jesus, e queriam garantir-lhe um tempo de repouso, para recuperar as forças, uma vez que até se dizia estar o Mestre agindo como um louco. Ou eles mesmos acreditavam que Jesus estivesse fora de si. Daí tomarem a iniciativa para afastá-lo da multidão, de modo a não continuar fazendo suas "loucuras".
Ambas as interpretações desfocam a imagem de Jesus. No primeiro caso, ele é considerado incapaz de ter controle sobre a situação externa; no segundo, consideram-no incapaz de controlar os próprios sentimentos e emoções, dando mostras de demência.
Os familiares de Jesus estavam bem longe de compreender o sentido daquela movimentação. Tratava-se do alvoroço causado pela presença do Reino de Deus, cujo mediador era Jesus. Era a "loucura" de Deus manifestando sua misericórdia sem limites para com os pobres e marginalizados que não tinham ninguém a seu favor.
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total - http://www.domtotal.com/religiao/eucaristia/liturgia_diaria.php)
Oração
Pai, a manifestação de tua misericórdia, por meio de Jesus, é motivo de imenso júbilo. Que eu saiba expressá-lo, com todo o vigor, sem medo das censuras e maledicências.
http://www.domtotal.com/religiao-meu-dia-com-deus.php?data=2017-01-21


22 de Janeiro de 2017

Mt 4,12-23

Comentário do Evangelho

A luz brilhou e iluminou todo o povo oprimido

Encerrada a missão de João Batista, começa a missão de Jesus. É como se a história da salvação fosse dividida em dois períodos (cf. Lc 16,16). Ao texto de Marcos (Mc 1,14-15.16-20), Mateus acrescenta Is 8,3–9,1. A Galileia é iluminada pela presença de Jesus. A citação do trecho do livro do profeta Isaías, que inclusive temos como primeira leitura, no interior do texto de Mateus serve para indicar que a profecia de Isaías é realizada. Em Jesus, a promessa de Deus se realiza, não é preciso esperar mais (cf. Mt 4,17). O texto de Isaías é uma profecia messiânica. O ponto culminante do texto encontra-se num versículo mais adiante do trecho que nos é proposto, a saber, em 9,5, que anuncia o nascimento de um menino que é um dom de Deus e garantia da continuidade da dinastia davídica. Se a guerra cessou, se a luz brilhou e iluminou todo o povo oprimido, se foi devolvida a esperança e a alegria, é porque esse menino nasceu; a ele se atribui os títulos: “Conselheiro Admirável”, “Deus Forte”, “Chefe Perpétuo”, “Príncipe da Paz” (Is 9,5). A comunidade cristã que relê a Escritura à luz da Páscoa de Jesus Cristo reconhece nesse texto a profecia que diz respeito ao próprio Jesus. Nele eles identificam os atributos conferidos ao menino de Is 9,5.
O início do ministério público de Jesus está em continuidade com a pregação e o Batismo de João: trata-se de um apelo à conversão (cf. Mt 3,2; 4,17). A conversão é necessária para poder reconhecer e acolher o Reino de Deus como dom e que já se faz presente na pessoa de Jesus. No início de sua vida pública, Jesus associa a si um grupo que ele chama por sua própria iniciativa. A tarefa é dupla: acompanhar Jesus onde quer que ele vá e aceitar participar da missão de Jesus de arrancar as pessoas do mal (cf. Mt 4,19). A pronta resposta das duas duplas de irmãos revela, por um lado, o poder de atração de Jesus e, por outro, a necessidade de uma resposta sem demora. Para seguir o Senhor é preciso desapego, não permitir que os laços afetivos nem o apego às coisas impeçam de segui-lo incondicionalmente.
Carlos Alberto Contieri, sj
Oração
Pai, faze-me compreender que os pobres e os marginalizados são os destinatários privilegiados do Evangelho do Reino; para eles tua luz deve brilhar em primeiro lugar.
Fonte: Paulinas em 26/01/2014

Vivendo a Palavra

Mergulhemos no sentido das leituras: o atendimento ao chamado feito por Jesus e a união em seu Nome, pedida por Paulo aos discípulos de Corinto. Seguindo o Mestre, nós vencemos o egoísmo e nos esquecemos da vaidade, do desejo de sermos reconhecidos e valorizados... Pois tudo é dom de Deus!
Fonte: Arquidiocese BH em 26/01/2014

Recadinho

Consegue cumprir com generosidade a missão que Deus lhe propõe? - Cite uma tarefa que Deus pede de você? - Você se considera uma pessoa generosa? - As tarefas que Deus lhe pede são muito exigentes? - Em linhas gerais, em que consiste seu apostolado?
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R
Fonte: a12 - Santuario Nacional em 26/01/2014

Meditando o evangelho

DE NAZARÉ A CAFARNAUM

Ao deixar Nazaré onde fora criado e vivera por longos anos, Jesus escolheu como base de sua pregação a cidade de Cafarnaum, às margens do lago da Galiléia. Ele poderia ter-se dirigido a Jerusalém, na Judéia, a Cidade Santa do judaísmo. Todavia, a escolha da Galiléia como ponto de partida de sua pregação foi intencional, devido ao simbolismo ligado àquela região.
No passado, os habitantes do norte de Israel foram vitimados por tropas estrangeiras, que invadiram o território judeu. Além disso, para impor sua dominação, trocaram a população local por outra, trazida do exterior. Daí em diante, apelidou-se de "Galiléia dos Pagãos" o território ocupado por populações não judaicas, tendo abatido sobre elas, desde então, um grande desprezo.
O texto de Isaías, citado no Evangelho, tem como pano de fundo este fato. Falando do futuro, o profeta diz que o país mergulhado nas trevas haveria de contemplar uma grande luz. Um passado de humilhação daria lugar a um futuro glorioso, com a chegada do Messias que poria fim à história tenebrosa do norte de Israel.
Jesus escolheu começar e concluir seu ministério entre os pagãos, os marginalizados e as vítimas de preconceitos. À Judéia, onde se pensava viverem os judeus fiéis, o Mestre foi apenas para morrer. Depois de ressuscitar, ele retornou à Galiléia para enviar os apóstolos por todo o mundo, a fim de pregar o Evangelho do Reino.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
Oração
Pai, faze-me compreender que os pobres e os marginalizados são os destinatários privilegiados do Evangelho do Reino; para eles tua luz deve brilhar em primeiro lugar.
http://www.domtotal.com/religiao-meu-dia-com-deus.php?data=2017-01-22


Nenhum comentário:

Postar um comentário