domingo, 11 de dezembro de 2016

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 12/12/2016

Ano A


Lc 1,39-47

Comentário do Evangelho

O cântico de duas mães

O relato da visita de Maria à sua prima Isabel é a conclusão dos relatos das duas anunciações (Lc 1,5-25.26-38). Assim como a gravidez de Isabel é objeto de revelação a Maria (vv. 36-37), do mesmo modo a de Maria é objeto de revelação a Isabel. A revelação de Isabel vem do fato de a criança pular em seu ventre: “Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou de alegria em seu ventre, e ela ficou repleta do Espírito Santo” (v. 41). A Isabel, pela graça do Espírito Santo, é dado conhecer não somente que Maria está grávida, mas que o menino é o Messias: “Como mereço que a mãe do meu Senhor me venha visitar?” (v. 43). Pulando de alegria no ventre de Isabel (v. 44), João começa a realizar sua missão de precursor (cf. vv. 15-17). A cada uma das mães, Lucas atribui um cântico. A Isabel, o do v. 42: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito o fruto do teu ventre”. A Maria, o Magnificat (vv. 46-55), um hino de louvor a Deus, composto com um mosaico de referências bíblicas.
Carlos Alberto Contieri, sj
Oração
Pai, conduze-me pelos caminhos de Maria, tua fiel servidora, cuja vida se consumou, sendo exaltada por ti. Que, como Maria, eu saiba me preparar para a comunhão plena contigo.
Fonte: Paulinas em 12/12/2013

Vivendo a Palavra

O Reino de Amor chega a nós de forma surpreendente. Na humildade daquela quase menina, tão simples e prestativa, o Verbo se faz Carne e anuncia que se cumpria a Promessa feita aos Patriarcas: já vivemos aqui os sinais do Reino do Céu, que um dia alcançaremos em plenitude nos braços do Pai Misericordioso.
Fonte: Arquidiocese BH em 12/12/2013

Vivendo a Palavra

Enquanto o Evangelho Lucas vai construindo a fórmula da ‘Ave Maria’ – aqui citando as palavras da prima Isabel – os cristãos das Américas saúdam hoje a Virgem de Guadalupe, padroeira do continente, que devemos honrar, fazendo-a nosso modelo para seguirmos o seu Filho muito amado, Jesus de Nazaré.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Recadinho

Sou devoto de Nossa Senhora? - Que lugar ela ocupa em minha vida? Cada um manifesta sua devoção usando para com ela o título que mais lhe fala ao coração. Que título mais me agrada? Apesar das dificuldades da vida, posso dizer que Deus realiza maravilhas em mim? - Maria se dirigiu à casa de Isabel para ajudá-la. Procuro estar disponível para servir?
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R
Fonte: a12 - Santuario Nacional em 12/12/2013

Meditando o evangelho

O SENHOR FEZ GRANDES COISAS

A fé eclesial, contemplando Maria a partir do Mistério Pascal de Jesus, professa que ela, no término de sua caminha terrestre, foi elevada ao céu. A Igreja fala em assunção, ou seja, Maria foi assumida por Deus e colocada na glória celeste. Trata-se da ação de Deus fazendo grandes coisas na vida da mãe do Salvador. Não uma ação isolada, e sim, o ápice de uma sucessão de graças na vida de quem foi cheia de graça.
A assunção de Maria brotou da Ressurreição de Jesus. É como se Maria tivesse seguido o caminho novo de acesso ao Pai, aberto pelo Filho Jesus. Deus, de certo modo, antecipou em Maria o que haveria de ser o destino de toda a humanidade. A Ressurreição de Jesus foi penhor de ressurreição para todo ser humano. Em Maria, isto já se fez realidade.
A assunção situa-se no contexto da fé de Maria. Ela havia proclamado que Deus exalta os humildes e destrói a segurança dos soberbos. Sua vida caracterizou-se pela humildade e pelo espírito de serviço. Ela se sabia serva humilde do Senhor, transcorrendo sua vida no escondimento. A condição de mãe do Messias não a tornou orgulhosa e cheia de si. A Maria exaltada na assunção foi a mulher humilde e servidora. Deus levou para junto de si a mulher cuja vida transcorrera em total comunhão com ele. A assunção, por conseguinte, consistiu na radicalização de uma experiência constante na vida de Maria.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total - http://www.domtotal.com/religiao/eucaristia/liturgia_diaria.php)
Oração
Senhor Jesus, que a contemplação da assunção de tua mãe santíssima me inspire a viver em comunhão com Deus, servindo-o como servo humilde.
http://www.domtotal.com/religiao-meu-dia-com-deus.php?data=2016-12-12

Oração Final
Pai Santo, ensina-nos a viver como Maria viveu: na simplicidade da sua aldeia, cultivando a fé (fonte da grande esperança que a sustentava), atenta às carências dos irmãos e aos sinais dos tempos, aberta ao Espírito Santo que, como ela bem sabia, morava em seu coração. Por Jesus, o Cristo, teu filho que se fez nosso irmão e contigo reina na unidade do mesmo Espírito.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário