quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 09/12/2016

Ano A


Mt 11,16-19

Comentário do Evangelho

Os sinais dos tempos

O trecho do evangelho é a sequência do relato em que João Batista envia os seus discípulos a Jesus para perguntarem: “És tu aquele que há de vir ou devemos esperar outro?” (Mt 11,3). A pergunta de João Batista revela a sua dificuldade de discernir e compreender o novo que se vai realizando na pessoa de Jesus. A resposta de Jesus, apoiada em Is 35,5-6, é suficiente para que João reconheça o “hoje” da salvação e que Jesus é o Messias esperado.
O convite de João Batista à conversão ganhou muitos adeptos, mas também muita rejeição entre os que o ouviam: os publicanos e pecadores receberam o batismo, ao contrário dos escribas e fariseus. Na aceitação/rejeição do batismo por parte de seus contemporâneos, é prefigurada a aceitação/rejeição de Jesus. As parábolas dos vv. 16-17, explicadas nos vv. 18-19, se referem e ilustram essa rejeição dos chefes do povo. O que se aponta é a “cegueira” daqueles que deveriam orientar o povo para Deus e estar atentos aos sinais dos tempos. A surpresa de Deus exige um discernimento permanente.
Carlos Alberto Contieri, sj
Oração
Pai, que eu não me deixe bloquear pelas críticas, quando minha vida for um testemunho de serviço ao Reino, expressão de minha adesão a teu Filho Jesus.
Fonte: Paulinas em 13/12/2013

Vivendo a Palavra

O ser humano sempre busca ansiosamente por milagres. Comer normalmente, como Jesus, ou jejuar, como João, não comoviam aquela geração e talvez não nos convencessem... Aprendamos com o Mestre a descobrir e a nos encantar com a presença do Pai Amoroso nos sinais dos tempos e nos acontecimentos corriqueiros da vida.
Fonte: Arquidiocese BH em 13/12/2013

Vivendo a Palavra

A nossa geração não é diferente daquela contemporânea de Jesus: cada um preocupado consigo mesmo, permanecendo indiferente às dificuldades dos irmãos. E, quando prestamos atenção ao próximo, será apenas para apontar seus defeitos: ‘Ele está com um demônio...
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

Muitas pessoas ouvem as mensagens do Evangelho, mas não se sensibilizam com elas, não correspondem a elas, de modo que elas não provocam eco em suas vidas. O conhecimento da Palavra de Deus é muito importante, mas não é tão importante como a comunhão de idéias e valores que deve haver entre os homens e Deus. O conhecimento nos ajuda a realizar esta comunhão de modo que ele é um meio necessário para que possamos atingir o fim, mas o conhecimento não é a finalidade em si. Se ficamos apenas no conhecimento, não dançamos com as flautas nem batemos no peito com o canto fúnebre, não comungamos as idéias de Jesus.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2016&mes=12&dia=9

Recadinho

Procuro sentir a presença do Reino de Deus nas pequenas coisas da vida? Meu Natal será diferente? Em que sentido? - Como João Batista, anuncio o amor de Deus? Como João Batista, falo de perdão e sei perdoar? - Dou testemunho das maravilhas de Deus?
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R
Fonte: a12 - Santuario Nacional em 13/12/2013

Meditando o evangelho

O PERIGO DA INCONSTÂNCIA

A censura que Jesus fez às multidões toca um ponto importante: a constância no seguimento, feito de desprendimento e abertura de coração. No início, o ministério de Jesus deixava as pessoas empolgadas. Seus milagres, seus ensinamentos, seu jeito de relacionar-se com as pessoas era algo novo na sociedade da época. Daí o entusiasmo com que se aproximava dele quem, de algum modo, era objeto de sua ação misericordiosa. E isto parecia predispor a pessoa para um discipulado sincero.
Todavia, na medida em que Jesus lhes apresentava as exigências do Reino, as multidões mostravam-se reticentes e até perdiam o entusiasmo inicial. E o Mestre tornava-se alvo de críticas malévolas, que colocavam em xeque a sua pessoa.
Por outro lado, o modo não-convencional como ele se comportava era outro ponto de contradição. Talvez esperassem dele atitudes semelhantes às dos rabinos da época. E ficavam frustrados!
Então, muita gente passou a ter uma imagem negativa de Jesus. Seu modo fraterno de estar com as pessoas e conviver com elas levava a confundi-lo com os comilões e beberrões, e os exploradores da boa-fé dos simples. Sua liberdade diante dos preconceitos e, conseqüentemente, a liberdade com que se aproximava dos pecadores e das pessoas de má fama, acabaram por suscitar suspeita a respeito de sua integridade moral.
Jesus, porém, superou tudo isto, sabendo que a sabedoria divina justificava seu modo de agir.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total - http://www.domtotal.com/religiao/eucaristia/liturgia_diaria.php)
Oração
Espírito de perseverança e constância, mova-me a ser fiel a Jesus, sabendo acolher as exigências de seu seguimento, e compreender seu jeito divino de ser.
http://www.domtotal.com/religiao-meu-dia-com-deus.php?data=2016-12-09

Oração Final
Pai Santo, arranca de nossas entranhas o egoísmo e nos torna solidários com os peregrinos que caminham ao nosso lado nesta jornada de volta ao Lar Paterno, a tua Morada Santa. Que sigamos os passos do Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário