domingo, 4 de dezembro de 2016

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 05/12/2016

Ano A


Lc 5,17-26

Comentário do Evangelho

É Deus quem perdoa

A fé dos que carregavam o paralítico provoca a reação de Jesus: “Homem, teus pecados são perdoados” (v. 20). Mas “quem pode perdoar os pecados, a não ser Deus?” (v. 21). Por isso os escribas e fariseus presentes vão acusar de blasfêmia a declaração de Jesus. No entanto, o passivo divino empregado – “teus pecados são perdoados” – revela que o sujeito da ação de perdoar é Deus. É Deus quem perdoa, e o mediador do perdão de Deus é Jesus. O perdão efetivo pode ser verificado pela cura: “... levantando-se diante de todos, pegou a maca e foi para casa, glorificando a Deus” (v. 25). O perdão, do qual Cristo é o mediador, liberta da enfermidade e solta a língua: no início do relato nem uma palavra foi atribuída ao paralítico; no término do relato, no entanto, ele sai “glorificando a Deus”, em reconhecimento da ação de Deus.
Carlos Alberto Contieri, sj
Oração
Espírito que cura interiormente, toca o mais íntimo de meu ser, para que eu consiga superar o meu egoísmo, e seja capaz de levar os benefícios de Deus a quem precisa de mim.
Fonte: Paulinas em 09/12/2013

Vivendo a Palavra

O coração humano não é capaz de imaginar o que o Pai tem preparado para aqueles que amam. E Jesus traz os primeiros sinais: a cura do corpo, a inclusão dos discriminados, o perdão dos pecados. Tenhamos consciência de que também são estes os sinais que devem distinguir a sua Igreja entre os homens.
Fonte: Arquidiocese BH em 09/12/2013

Vivendo a Palavra

Nas suas entrelinhas, o texto evangélico apresenta um grupo de pessoas que ajudaram ao paralítico aproximar-se de Jesus. Talvez seja esta a nossa missão: pelo testemunho de uma vida sóbria e dedicada aos irmãos, especialmente aos pobres, nós ajudarmos o próximo a descobrir Aquele que é Caminho, Verdade e Vida.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

Nós temos muitas dificuldades para vermos os verdadeiros valores que devem marcar a existência humana e, por isso, não damos importância a eles e até mesmo fechamos o nosso coração à ação divina, dificultando a sua realização. É o caso do Evangelho de hoje, no qual a importância maior é dada para a cura do corpo, sem levar em consideração a cura espiritual e o julgamento de que esta é impossível. Os tempos messiânicos são a expressão da verdadeira hierarquia de valores, na qual os perenes estão acima dos temporais.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2016&mes=12&dia=5

Recadinho

A perseverança, alicerçada na fé nas palavras de Deus, nos tornam capazes de presenciar milagres! Mas que tipo de milagres desejamos?Será que não ficamos olhando ao nosso redor e sonhando com coisas absurdas? - Você já presenciou alguma coisa maravilhosa? - O que você considera sua maior maravilha? - Algumas pessoas levaram o paralítico até Jesus. Tenho muitas oportunidades de levar alguém a se aproximar de Deus?
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R
Fonte: a12 - Santuario Nacional em 09/12/2013

Meditando o evangelho

PERDOANDO OS PECADOS

Quando Jesus se defrontou com o paralítico, colocado à sua frente com muita dificuldade, imediatamente proclamou: "Teus pecados te são perdoados". Mais três vezes o texto fala em "perdoar os pecados". Por que o perdão dos pecados é mais importante que a cura física? Por que Jesus apressou-se em perdoar os pecados, sem ter sido solicitado, quando o interesse do paralítico e dos seus benfeitores era bem outro?
A cura física é secundária, se comparada à cura do coração. Quando o íntimo da pessoa é carregado de maldade e egoísmo, o bem-estar físico perde sua transcendência. Se a pessoa serve-se do corpo para fazer o mal, tanto faz ser saudável ou doente. Só tem sentido a saúde física, quando a pessoa coloca seu corpo a serviço do bem do próximo. Quando isto acontece, aí sim, a saúde tem valor.
Por isso, o primeiro gesto de Jesus consistiu em curar o interior daquele homem para, em seguida, curar o exterior. Detentor de ambos os poderes, de curar e de perdoar os pecados, Jesus não se deixa intimidar por quem o acusa de blasfêmia, e nutre sentimentos de ódio contra ele. Pelo contrário, enfrenta-os, porque sua missão fora recebida do Pai. Os próprios fariseus descobriam algo de divino na ação de Jesus, mas se recusavam a reconhecê-lo como tal. Mesmo assim, ele continuou a fazer ações divinas, manifestando, deste modo, seu amor pela humanidade.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total - http://www.domtotal.com/religiao/eucaristia/liturgia_diaria.php)
Oração
Espírito que cura interiormente, toca o mais íntimo de meu ser, para que eu consiga superar o meu egoísmo, e seja capaz de levar os benefícios de Deus a quem precisa de mim.
http://www.domtotal.com/religiao-meu-dia-com-deus.php?data=2016-12-05

Oração Final
Pai Santo, muitos desejam ver Jesus, mas são impedidas pelos obstáculos impostos pela sociedade dos homens... Ajuda-nos, Pai amado, a abrir os seus caminhos, mostrando-lhes, por nosso testemunho de vida, que o teu Reino já está dentro de nós! Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário