domingo, 23 de outubro de 2016

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 24/10/2016

Ano C


Lc 13,10-17

Comentário do Evangelho

Na cura da mulher manifesta-se a obra de Deus

A cura da mulher curvada em dia de sábado, na sinagoga, é ocasião para discussão sobre o descanso sabático. A cura da mulher é dita com os verbos no passivo; trata-se do passivo divino, o que indica que Jesus e, com ele, o narrador do evangelho vêm na cura dela a obra de Deus. A reação da mulher que se põe a glorificar Deus mostra que ela interpreta o acontecimento da mesma maneira. A menção do longo período da enfermidade da qual a mulher sofria e a imediatez de sua cura visam mostrar o poder da palavra de Jesus. A causa da fúria do chefe da sinagoga é o fato de Jesus ter realizado a cura no dia de sábado. No entanto, não é a Jesus que ele se dirige, mas à multidão. Com isso, o narrador quer mostrar a hipocrisia dele. Ademais, ele acusa a multidão de ter a intenção de ser curada no dia de sábado, quando não sabe se o que ele afirma é verdadeiro. Tudo isso é ocasião para discutir o sentido do descanso sabático. Jesus ensina a verdadeira finalidade do repouso sabático: ao libertar Israel da casa da servidão, Deus quis que a memória das feridas e sofrimentos impedisse o povo de perder a humanidade, outro nome da bondade. Por isso, Jesus disse que era preciso que fosse curada em dia de sábado.
Pe. Carlos Alberto Contieri, sj
Oração
Pai, que eu saiba dar ao amor ao próximo a devida primazia, não submetendo este mandamento a preceitos secundários que me impedem de descobrir a tua verdadeira vontade.
Fonte: Paulinas em 26/10/2015

Vivendo a Palavra

O Reino do Pai, lugar do Amor, não está sujeito a regulamentos e interdições impostos pelos homens. No sábado como em qualquer outro dia, o bem, a cura e a libertação do ser humano são bem-vindos. Vivamos nossa Igreja com a mesma liberdade que Jesus quis nos ensinar, superando as limitações impostas pela religião dos poderosos do Templo.
Fonte: Arquidiocese BH em 26/10/2015

Vivendo a Palavra

Jesus adverte contra a hipocrisia de nos submetermos à letra, dispensando-nos de obedecer ao espírito da Lei, que pede Justiça, Fraternidade, Misericórdia e Compaixão. Momento oportuno para nos perguntarmos se às vezes nos comportamos como o chefe daquela sinagoga, apegados a preceitos impostos pelos homens.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

Quando o valor material está em jogo em uma determinada situação, ninguém duvida sobre a necessidade de uma ação, pois tudo é permitido para evitar a perda material. Mas quando o valor é a pessoa humana, tudo é muito complicado. Não se pode agir por uma série de motivos como proibições legais, necessidade de uma melhor organização, haverá melhores oportunidades, não é assim que se fazem as coisas e uma série de outros argumentos. Tudo isso nos mostra que nos nossos tempos, os valores não são diferentes dos do tempo de Jesus. Nos mostra também que não vivemos plenamente o Evangelho, pois amamos mais o dinheiro do que os nossos irmãos e irmãs.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2016&mes=10&dia=24

Meditando o evangelho

O MANDAMENTO VIOLADO

O chefe da sinagoga não pôde suportar a cura realizada por Jesus. Era uma violação gravíssima do preceito sagrado, a observância do sábado. Indignado, apostrofou todos os que buscavam ser curados, e não apenas a mulher: por que procurar Jesus exatamente em dia de sábado, quando existem seis outros dias em que lhe é permitido curar? Tal censura indiretamente atingia também a Jesus, pois escondia a acusação de que estivesse agindo com leviandade ao curar a mulher. Estava violando um mandamento sem razão.
A resposta do Mestre questionou a mentalidade do chefe da sinagoga, mas também a dos fariseus em geral. Seu argumento tem uma lógica inquestionável: entre as muitas regras relativas às espécies de nós que podiam ser feitos ou desfeitos em dia de sábado constava, também, a de se poder desamarrar um boi ou um burro para levá-lo a beber. Por que não haveria de ser permitido curar uma pessoa em dia de sábado? Mentalidade absurda e imoral essa que concede a um animal o que se recusa a um ser humano! Neste caso, a uma filha de Abraão.
Esta também estava presa por um laço terrível que a obrigava a viver encurvada. Era preciso desatá-la, sem demora, sem se perguntar pelo dia da semana.
A questão da observância do sábado era irrelevante diante da urgência de libertar a mulher de sua doença e, por extensão, da opressão de uma lei desumana, contrária ao querer divino.
Em suma, o amor ao próximo tem a primazia sobre qualquer outro mandamento. E deve ser praticado a todo instante!
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total - http://www.domtotal.com/religiao/eucaristia/liturgia_diaria.php)
Oração
Pai, que eu saiba dar ao amor ao próximo a devida primazia, não submetendo este mandamento a preceitos secundários que me impedem de descobrir a tua verdadeira vontade.
http://www.domtotal.com/religiao-meu-dia-com-deus.php?data=2016-10-24

Oração Final
Pai Santo, dá-nos discernimento para compreender o espírito da Lei e coragem para segui-lo nas nossas relações com os irmãos, com a natureza e contigo, Pai amado. Que sejamos para os companheiros de caminhada fonte da libertação que nos foi trazida pelo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário