domingo, 30 de outubro de 2016

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 30/10/2016

Ano C


Lc 19,1-10

Comentário do Evangelho

“Hoje aconteceu a salvação para esta casa”.

Com este relato de Zaqueu, próprio de Lucas, o leitor é convidado a aprender um paradoxo do encontro entre Jesus e Zaqueu: Jesus vinha procurar e salvar Zaqueu antes mesmo que este buscasse vê-lo e conhecê-lo.
Zaqueu é apresentado em função de Jesus, que devia passar por lá e que Zaqueu queria ver. O centro de atração de Zaqueu e da multidão é Jesus. O relato visa, por um lado, à revelação da identidade perdida de Zaqueu, como homem de fé (“Filho de Abraão – v. 9) e, em segundo lugar, Zaqueu vai descobrir em Jesus seu Senhor: No v. 3 o narrador diz que Zaqueu procurava ver quem era Jesus; no v. 8, ele disse ao Senhor: “Pois bem, Senhor…” Esta transformação foi possível pela iniciativa de Jesus. Jesus, o Senhor, não é só o ato da transformação, ele a provoca.
Toda a dinâmica do relato vai na direção da identidade profunda de Zaqueu e Jesus. Procurando ver Jesus, Zaqueu foi visto por ele. O encontro com Jesus transformou a vida de Zaqueu, inclusive do ponto de vista ético: “Senhor, a metade dos meus bens eu darei aos pobres, e se prejudiquei alguém, vou devolver quatro vezes mais.” (v. 8). A salvação vem por Jesus sem que seja preciso esperar mais: “Hoje aconteceu a salvação para esta casa” (v. 9).
Carlos Alberto Contieri,sj
Oração
Pai, faze-me puro de coração, como o Zaqueu convertido, tornando-me desapegado das coisas deste mundo e capaz de dividi-las com os pobres.
Fonte: Paulinas em 19/11/2013

Vivendo a Palavra

Às vezes nós nos colocamos na posição de Zaqueu e, de cima da árvore (pensando em nos manter à margem da história) tentamos ver Jesus passar. Tomemos consciência de que Ele nos chama e desçamos para acolher o Mestre em nossa casa, dispostos a reparar a omissão ou o medo que nos escravizam.
Fonte: Arquidiocese BH em 19/11/2013

Vivendo a Palavra

Todos nós estamos procurando a nossa figueira, para vermos Jesus. Ele já nos enxergou, e nos diz para descermos do nosso comodismo e o acolhermos em nossa morada, pois Ele precisa disto. E nos envia seus representantes: os pobres, os desvalidos da sociedade, os que sofrem. Com eles, a salvação entrará em nossa casa.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

O Evangelho de hoje nos mostra os passos que todos nós devemos dar no caminho da conversão. Inicialmente, Jesus nos provoca o desejo de conhecê-lo e nós, respondendo a essa provocação, procuramos vê-lo de alguma forma. Então Jesus entra na nossa vida e nós, porque alegremente o acolhemos, fazemos a experiência da sua companhia e da sua amizade através da intimidade da experiência interior, o que nos faz vislumbrar os verdadeiros valores que nos fazem felizes, de modo que procuramos viver o amor fazendo o bem e reparando o mal que praticamos. Assim, Jesus nos encontra quando estamos perdidos e nos possibilita trilhar o caminho da salvação.
Fonte: CNBB em 19/11/2013

Recadinho

Dou testemunho público de minha fé ou tenho vergonha de declarar minha religião? - Será que preciso corrigir alguma coisa na rota de minha vida como Zaqueu? - O que levou Zaqueu a se converter? O que me leva a viver minha fé? - Jesus estendeu sua mão amiga a Zaqueu. Procuro agir como discípulo missionário de Jesus? - A meta primordial do cristão é fazer-se pequeno diante dos homens, para ser considerado grande diante de Deus! Faça sua parte. E verá que Deus passará a habitar na casa de seu coração!
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R
Fonte: a12 - Santuário Nacional em 19/11/2013

Meditando o evangelho

A BUSCA DOS DESGARRADOS

A missão de Jesus consistiu em buscar os filhos de Deus desgarrados pelo egoísmo e pelo pecado. Missão de reconduzir os filhos ao Pai, reuni-los pelos vínculos do amor e do afeto. Missão de reconciliar quem rompeu com o Pai, afastando-se da casa paterna.
Daqui se entende o interesse e o carinho de Jesus para com os pecadores, os marginalizados por um sistema religioso cruel, vítimas de um juízo inclemente. Sua ação orienta-se numa direção contrária a estes esquemas. Ele vai "buscar e salvar quem estava perdido". É o bom pastor, preocupado com a sorte de cada uma das ovelhas, especialmente as que vagam, longe do rebanho.
Esta preocupação de Jesus era motivo de escândalo para os legalistas, empenhados na observância cega de certas normas. Por isso, a alegria de Zaqueu e os claros sinais de sua conversão contrastam as críticas dos que julgavam inconveniente ter Jesus ido hospedar-se na casa de um pecador.
Zaqueu, homem rico e fraudulento, funcionário dos dominadores romanos, insensível em relação aos pobres, fechado em seu egoísmo, estava na mira de Jesus. Para sua surpresa, o Mestre mandou-o descer da árvore e comunicou-lhe que iria hospedar-se em sua casa.
O desejo que Zaqueu tinha de ver Jesus era um bom sinal. Jesus soube aproveitá-lo, e conquistou-o para o Reino.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total - http://www.domtotal.com/religiao/eucaristia/liturgia_diaria.php)
Oração
Espírito que reconduz os pecadores, leva-me para junto de Jesus, e ajuda-me a ensinar aos pecadores o caminho que conduz a ele.
http://www.domtotal.com/religiao-meu-dia-com-deus.php?data=2016-10-30

REFLEXÕES DE HOJE


30 DE OUTUBRO-DOMINGO
http://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com.br/

VEJA AQUI MAIS OPÇÕES DE VÍDEOS

HOMÍLIA DIÁRIA

O Senhor quer estar em nossa casa

O Senhor quer estar em nossa casa, em nosso coração, porque Ele quer que a salvação aconteça na vida de todos nós
“Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa” (Lucas 19, 5).



Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova


http://homilia.cancaonova.com/homilia/o-senhor-quer-estar-em-nossa-casa/

Liturgia comentada

Restituir o quádruplo! (Lc 19, 1-10)

Em pleno banquete, cercado de gente conhecida, Zaqueu se toca com a presença de Jesus em sua casa e manifesta publicamente a decisão de restituir os valores que arrecadara em excesso, de modo fraudulento. Estamos diante de um caso de “reparação”.
Quando nos confessamos e recebemos uma “penitência”, o sentido profundo dessa prática é exatamente a reparação do mal causado por nossos pecados. Arrependidos de nossos vícios e crimes, pedimos (e recebemos!) o perdão de Deus, mas ainda estamos obrigados a reparar o mal que cometemos.
Assim nos ensina o “Catecismo da Igreja Católica” (nº 2487): “Toda falta cometida contra a justiça e a verdade impõe o dever de reparação, mesmo que seu autor tenha sido perdoado. Quando se torna impossível reparar um erro publicamente, deve-se fazê-lo em segredo; se aquele que sofreu o prejuízo não pode ser diretamente indenizado, deve-se dar-lhe satisfação moralmente, em nome da caridade. Esse dever de reparação se refere também às faltas cometidas contra a reputação de outrem. Essa reparação, moral e às vezes material, será avaliada na proporção do dano causado e obriga em consciência.”
O gesto de reparação é a prova cabal de um coração contrito e arrependido. Tanto que Jesus não consegue evitar o comentário final: “Hoje, a salvação entrou nesta casa!”
Quando os órgãos de imprensa lançam lama sobre a reputação de gente inocente, raramente tentam reparar os erros cometidos. A manchete de lama vem na primeira página; o “erramos” vem no miolo do jornal, em letrinhas bem pequenas. Nós não podemos ser assim.
Conta-se que uma mulher procurou por Santo Afonso de Ligório para se confessar. Seu pecado de estimação era a calúnia. O Santo teria deixado a confissão interrompida, ordenando que a penitente fosse a casa, pegasse uma galinha e voltasse até a igreja, depenando a pobrezinha. Já de volta ao confessionário, recebeu a penitência: recolher todas aquelas penas que viera jogando ao longo das ruas. A infeliz disse: – “Mas isto é impossível! O vento já espalhou todas elas…” E o Santo: “Assim também não há como recolher todas as calúnias que você tem feito contra os outros…”
Orai sem cessar: “Feliz o homem cujo pecado foi absolvido!” (Sl 32, 1)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.
santini@novaalianca.com.br
http://nsrainha.com.br/capela-virtual/liturgia-do-dia-30102016/

Oração Final
Pai Santo, fazei-nos compreender que o Zaqueu do texto lido não é apenas um homem baixinho que vivia naquele tempo, mas somos cada um de nós, que queremos ver Jesus, mas meio escondidos, sem coragem de nos entregarmos inteiros à maravilhosa aventura de seguirmos O Cristo, teu Filho que se fez nosso Irmão, pelos caminhos desta Vida.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário