quarta-feira, 12 de outubro de 2016

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 13/10/2016

Ano C


Lc 11,47-54

Comentário do Evangelho

A pretensão nos impede de escutar Deus.

Os profetas eram tidos como “homens de Deus”. A dificuldade e a resistência, no interior do próprio povo de Deus, de aceitar e acolher sua mensagem e reconhecer nela a Palavra de Deus têm uma longa e dramática história em Israel. Os profetas, homens portadores da Palavra de Deus, que falavam inspirados por Deus, suscitavam a esperança, quando o povo desanimava, denunciavam os crimes e infidelidades do povo e de seus governantes, quando esses se esqueciam da Aliança, denunciavam os pecados das “nações”, quando essas ameaçavam a existência do povo eleito de Deus. Eles, como é o caso do profeta Jeremias, foram perseguidos por seu próprio povo. Há uma postura diante das Escrituras que faz dos doutores da Lei intérpretes autorizados da Palavra de Deus, coniventes com a morte dos profetas. A pretensão de possuir todo o conhecimento da Escritura, sem precisar aprender mais, os impede de escutar Deus e, na sua autossuficiência, eles fecham, por seu ensinamento, aos outros a possibilidade de acesso à verdade de Deus (v. 52). Mas, se Jesus fala dos profetas do passado, ele aponta, ao mesmo tempo, para o seu próprio destino, pois, como profeta, ele terá a sorte dos profetas.
Carlos Alberto Contieri, sj
Oração
Pai, que a compreensão de teu sábio plano de salvação para a humanidade me leve a estar atento às palavras de Jesus, o qual me indica o caminho para chegar a ti.
Fonte: Paulinas em 16/10/2014

Vivendo a Palavra

Os profetas, quando vivos, incomodam. Mortos, recebem homenagens. Com Jesus não foi diferente. A Verdade revelada por Ele mostrava o vazio do ritual religioso. Sacerdotes e doutores da Lei iludiam o povo com o sangue dos animais sacrificados, mas se esqueciam da Justiça e da Fraternidade.
Fonte: Arquidiocese BH em 16/10/2014

Vivendo a Palavra

O Mestre lembra a responsabilidade do testemunho que deve ser dado pelos discípulos e pela sua Igreja: «Ai de vocês, porque se apoderaram da chave da ciência. Vocês mesmos não entraram, e impediram os que queriam entrar.» Precisamos ‘entrar’, isto é, concretizar na vida o que anunciamos por palavras.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

A sociedade humana é a sociedade da morte e procura destruir todas as iniciativas que promovem a verdadeira vida. Como o Reino de Deus é o Reino da Vida, ele sofre perseguições e rejeição por parte do mundo. O mundo odeia tudo o que está relacionado com a vida e nega seus valores, trata mal quem age assim, provoca quem procura viver retamente, arma ciladas para pegá-los de surpresa. Mas todo aquele que de fato é do Reino de Deus enfrenta todas essas dificuldades e luta pela vida, sabendo que Deus é o seu grande parceiro nesta luta e que a vida triunfará sobre o pecado e a morte.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2016&mes=10&dia=13

Recadinho

Você tem mania de corrigir os que erram? - Não é melhor colocar em primeiro lugar o espírito de caridade fraterna? - Procura usar de delicadeza no trato com os outros? - Como tratamos os que não professam a mesma fé e do mesmo modo que nós professamos? - Lembra-se de rezar pelos cristãos que, em muitos países, são perseguidos por causa da fé?
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R
Fonte: a12 - Santuário Nacional em 16/10/2014

Meditando o evangelho

A SABEDORIA DE DEUS

A sabedoria de Deus consiste em oferecer à humanidade pecadora a possibilidade da salvação. Para isto, o Pai tem um projeto no qual a presença dos profetas é altamente relevante. Eles são os porta-vozes da salvação, indicando à humanidade o caminho a ser seguido, e as condições para alcançá-la. Erguem-se contra os injustos e os ímpios. Colocam-se na defesa dos pobres e oprimidos, vítimas inocentes de um sistema que rejeita Deus e seu plano de amor. Proclamam, a plenos pulmões, que o castigo virá, caso se obstinem no caminho do mal. Enfim, são os instrumentos de que Deus se serve para fazer-se ouvido.
Mas a rebeldia foi a resposta do povo eleito, pois perseguia e matava os profetas e os demais enviados de Deus, no intento de fazer calar o apelo que lhe era dirigido. Os assassinos dos profetas pensavam que, agindo assim, invalidariam o plano de Deus. Enganaram-se, pois, o amor de Deus é invencível.
Jesus, o Filho de Deus enviado como profeta, tinha consciência da sorte que o esperava. Seu destino estaria em perfeita consonância com o dos profetas enviados antes dele. O Mestre, porém, não se intimida. Com o mesmo vigor dos profetas do passado, opôs-se tenazmente aos fariseus e aos mestres da Lei que, no seu tempo, impediam que a salvação chegasse ao povo. O que pretendiam era calar a voz de Jesus.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total - http://www.domtotal.com/religiao/eucaristia/liturgia_diaria.php)
Oração
Pai, que a compreensão de teu sábio plano de salvação para a humanidade me leve a estar atento às palavras de Jesus, o qual me indica o caminho para chegar a ti.
http://www.domtotal.com/religiao-meu-dia-com-deus.php?data=2016-10-13

Oração Final
Pai Santo, dá-nos sabedoria, força e coragem para testemunhar perante os irmãos a nossa Fé, nossa Esperança e, acima de tudo, sermos mensageiros do Amor com que nos amas, dando-nos o Cristo, teu Filho único, que se tornou nosso irmão em Jesus de Nazaré, e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário