segunda-feira, 11 de abril de 2016

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 12/04/2016

ANO C


Jo 6,30-35

Comentário do Evangelho

O pão descido do céu.

A multidão saciada e que insistentemente procura Jesus e é por ele flagrada no seu interesse e equívoco, interroga-o acerca do sinal ou da obra que ele realiza. Lembremos que na boca dos opositores de Jesus e da multidão a palavra “sinal” tem um sentido muito diferente do que o empregado pelo evangelista no livro dos sinais. Para eles, “sinal” é uma obra espetacular, quase cinematográfica, sobrenatural, em benefício de quem a realiza. O sinal seria para eles uma prova inequívoca da verdadeira identidade de Jesus. É o que satanás sugere a Jesus ao provocá-lo para saltar do pináculo do Templo (Mt 4,5-7; Lc 4,9-11). Uma vez mais parece que os que interrogam Jesus estão mergulhados no equívoco: não foi Moisés quem, na travessia do deserto, havia dado ao povo o maná, mas Deus mesmo (cf. Ex 16,4). Mais ainda, o maná era somente figura do verdadeiro pão que Deus haveria de dar e que, agora, efetivamente dá ao seu povo. Jesus Cristo é esse pão descido do céu, isto é, dado por Deus, que sustenta quem nele crê e nele põe a sua confiança.
Carlos Alberto Contieri, sj
Oração
Pai, dá-me sensibilidade para perceber que a presença de Jesus, na nossa história, é a grande obra que realizaste: dar-nos a vida eterna.
FONTE: paulinas em 06/05/2014

Vivendo a Palavra

No Evangelho de João, é recorrente a expressão mística “Eu sou!” No texto de hoje, o Mestre declara: «Eu sou o Pão da Vida. Quem vem a mim não terá mais fome, e quem acredita em mim nunca mais terá sede.» É preciso que paremos e meditemos cheios de gratidão sobre os Mistérios do Cristo – hoje, em especial, sobre o Pão da Vida, que permanece para a eternidade.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

Quem vai até Jesus não terá mais fome e quem crer nele não terá mais sede. Jesus coloca à nossa disposição não os bens transitórios desse mundo, mas os verdadeiros bens, aqueles que são perenes, que são eternos. Por isso, é muito importante que as pessoas conheçam Jesus. Somente a partir do conhecimento da sua pessoa e do seu reconhecimento como Filho de Deus é que as pessoas poderão desfrutar dos dons do alto que o Pai nos concede por meio de Jesus e podem ter a verdadeira vida, pois ele é o Pão da Vida, o Pão da verdadeira saciedade, que sempre se dá a todos nós em alimento para a vida eterna.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2016&mes=4&dia=12

Meditando o evangelho

A EXIGÊNCIA DE MILAGRES

Jesus viu-se continuamente às voltas com pessoas que lhe pediam milagres como pré-condição para acreditar em suas palavras. Ele se recusava a ceder a este capricho de seus interlocutores, procurando levá-los a crer nele motivados apenas pela convicção da veracidade de suas palavras. A fé, neste caso, dependia da empatia entre Jesus e seus ouvintes. Ou havia simplicidade e confiança por parte de quem ouvia Jesus, de forma a assumir a projeto de vida que ele apresentava, ou se fazia as palavras de Jesus dependerem da comprovação de um milagre que, não acontecendo, deixava sem efeito a sua pregação.
O milagre da partilha generosa dos pães não foi suficiente para levar os suspeitosos à fé. Exigiam sempre mais. Pediam obras sempre mais retumbantes.
O mesmo se passou no contexto da Ressurreição. Solicitava-se do Ressuscitado  sempre novas provas da veracidade da Ressurreição e de sua presença viva e atuante no meio da comunidade. De novo, condicionava-se a fé à demonstração de poderes prodigiosos.
O milagre, porém, estava acontecendo em termos de transformação radical dos discípulos de Jesus, na vida fraterna e partilhada que se sentiam motivados a levar, na caridade praticada em relação aos necessitados. Este era o verdadeiro milagre do Ressuscitado.
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total - http://www.domtotal.com/religiao/eucaristia/liturgia_diaria.php)
Oração
Senhor Jesus, concede-me a graça de ter uma fé pura que não dependa de provas miraculosas de tua presença, antes, provenha de uma confiança pura em ti.
http://domtotal.com/religiao-meu-dia-com-deus.html?data=2016-04-12

OUÇA AGORA A HOMÍLIA DIÁRIA

Sem a presença de Jesus não há vida plena

Quando Jesus está em nós, nossa vida se torna plena, transformada e iluminada. A nossa vida não é a mesma coisa sem Ele
Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede” (João 6, 35).


Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

http://homilia.cancaonova.com/homilia/sem-a-presenca-de-jesus-nao-ha-vida-plena/

Oração Final
Pai Santo, faze-nos compreender que o Pão que o Cristo nos oferece, mais do que para ser adorado, é para ser comido. Alimentar-nos desse pão nos une ao Cristo e nos faz, com Ele, o Corpo de Deus, isto é, o jeito que o Pai tem para se manifestar: o pão, fruto da terra e do trabalho, nos une, nos identifica com o Universo e a humanidade que Ele criou. Pelo Cristo Jesus, na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário