quarta-feira, 23 de março de 2016

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 24/03/2016

ANO C


Jo 13,1-15

Comentário do Evangelho

O gesto do lava-pés condensa toda a vida de Jesus

Com a celebração da Ceia do Senhor, iniciamos o tríduo pascal. É na última ceia de Jesus com os seus discípulos. Nessa ceia do adeus, Jesus deixa o seu testamento, suas duas últimas vontades: a fração do pão e o serviço fraterno. Para a literatura joanina, o tema do amor ocupa lugar central. Especificamente, para o quarto evangelho, a paixão de Jesus é expressão do amor de Jesus pelos seus, um amor até o fim. A salvação é dom de amor, e como tal ela precisa ser compreendida e recebida. O mal que domina o coração de Judas é uma força de sedução que distorce a realidade e atenta contra a vida. A resistência de Pedro em permitir que Jesus lavasse os seus pés é a dificuldade em reconhecer no servo a figura do Messias. Mais ainda, é a dificuldade em aceitar um Messias que tenha que passar pelo sofrimento e pela morte. A resposta de Jesus a Pedro afirma que a salvação é dom gratuito e, como tal, precisa ser recebida, e o gesto simbólico deve se traduzir como atitude permanente na vida do discípulo. Ser discípulo é ser servidor ao modo de Jesus. O gesto do lava-pés condensa toda a vida de Jesus, que “não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos” (Mt 20,28).
Pe. Carlos Alberto Contieri
Oração
Senhor, despertai-nos para a humildade e ajudai-nos a lavar os pés dos nossos irmãos necessitados.
FONTE: paulinas em 02/04/2015

Vivendo a Palavra

Pão, fruto da terra e do trabalho, síntese de toda a criação: o universo e a humanidade. Quando comemos o pão consagrado nós nos unimos – nos fazemos um – com toda a Criação e nos tornamos Corpo de Deus, isto é, o Jeito que o Pai tem para manifestar seu Amor e sua Misericórdia. Tudo em memória do Cristo, como Ele recomendou.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Meditando o Evangelho

DEI-VOS O EXEMPLO

O ensinamento de Jesus não consistia em belas teorias, racionalmente formuladas, mas sem enraizamento na realidade. O caminho da teorização é, de certo modo, fácil. Basta alguém saber servir-se das palavras, com inteligência e habilidade, para arrastar multidões atrás de si. A sabedoria popular denuncia esta postura, com um dito lapidar: "Falar é fácil. O difícil é fazer". Fazer-se mestre dos outros, sem a disposição de pôr em prática o que se ensina, não tem valor algum. Só o exemplo instrui e convence.
Jesus estava longe de ser um teórico. Ele ensinava o que praticava. Suas palavras encontravam respaldo no seu testemunho de vida. Donde a veracidade de seus ensinamentos.
O ensinamento veiculado mediante o gesto de lavar os pés dos discípulos não seria convenientemente verbalizável. Na cultura da época, era impossível imaginar um rabino ajoelhado diante de seus discípulos, para lavar-lhes os pés! O Mestre Jesus, entretanto, fez isto: ajoelhou-se diante de cada um dos discípulos, e não titubeou em lavar-lhes os pés poeirentos. Sem perder a dignidade, soube mostrar-lhes até onde o amor pode chegar.
A morte de cruz, que se consumaria em breve, foi o exemplo dos exemplos de Jesus. Do alto do madeiro, bem que poderia ter-nos repetido: "Eu lhes dei o exemplo. Façam como eu!
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
Oração
Espírito de coerência, que eu jamais desvincule palavra e vida, e sim, dê testemunho do Reino de Jesus pondo em prática o que proclamo.
http://www.domtotal.com/religiao/meudiacomdeus.php?data=2016-3-24

OUÇA AGORA A HOMÍLIA DIÁRIA

Celebremos na Eucaristia os mais pobres e sofridos

Precisamos receber, na Eucaristia, o Cristo sofrido, machucado, maltratado, despido e humilhado
“Jesus derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos, enxugando-os com a toalha com que estava cingido” (João 13,5).


Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

http://homilia.cancaonova.com/homilia/celebremos-na-eucaristia-os-mais-pobres-e-sofridos/

Oração Final
Pai Santo, eu não sou digno que entres em minha morada, mas necessito da Tua Presença e peço que digas A Palavra que cura a minha alma. Vem, e me usa, Pai amado, para anunciar a tua glória e o teu amor misericordioso aos meus companheiros de caminhada. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário