quarta-feira, 23 de março de 2016

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 23/03/2016

ANO C


Mt 26,14-25

Comentário do Evangelho

A traição de Jesus por um dos Doze

Ainda mais uma vez o tema da traição de Jesus ocupa o espaço do evangelho. O plano diabólico por parte de alguns judeus, notadamente do Sinédrio, de matar Jesus conta com a colaboração de um dos seus discípulos, Judas Iscariotes. Nos aproximadamente três anos de convívio com os seus discípulos, Jesus os conhecia muito bem, suas fraquezas e seus valores. O real motivo pelo qual Judas entrega Jesus, os evangelhos não nos dizem explicitamente. O trecho do evangelho de hoje, assim como o de João (12, 1-11), parece querer nos fazer entender se tratar de dinheiro. A ceia pascal é a ceia de despedida de Jesus, uma ceia de adeus. A ceia pascal, lugar da memória da misericórdia de Deus que fez seu povo sair da “casa da servidão”
(Ex 12,1ss), é palco da revelação dramática da traição de Jesus por um dos Doze. A memória da escravidão e da libertação do Egito, parte integrante da ceia pascal, desvela o mal que ainda aprisiona o ser humano. Em face da fidelidade de Jesus ao Pai se revela, paradoxalmente, a infidelidade de Judas. À pergunta de Judas, a resposta de Jesus é intencionalmente ambígua: “Tu o dizes”. A cada um é deixada a possibilidade de julgar-se na sua relação pessoal com Jesus Cristo.
Pe. Carlos Alberto Contieri
Oração
Senhor Jesus, vós que caminhastes na dor e na morte para nos salvar, não nos deixeis desviar de vossa verdade e de vosso Evangelho.
FONTE: paulinas em 01/04/2015

Vivendo a Palavra

Os discípulos já tinham crescido muito: cada um tinha consciência de sua própria fragilidade, ao ponto de perguntar ao Mestre: «Senhor, será que sou eu?» E nós, infelizmente, tantas vezes temos sido nós os traidores. Olhemos mais para nós mesmos e não nos preocupemos em julgar os peregrinos que a Providência colocou ao nosso lado nesta caminhada de volta ao Lar Paterno.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

O amor que Deus tem por todas as pessoas nunca foi plenamente correspondido, pois sempre o pecado manifestou o desamor que o homem tem por ele. O episódio da traição de Judas nos mostra de um modo muito mais profundo esta verdade. O Filho, verdadeiro Deus, Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, por amor a nós, renuncia à sua condição divina e se faz homem, tornando-se um de nós. A resposta que ele encontra dos homens não é o amor, mas a traição e a morte. Mas nem mesmo esta realidade diminui o amor que Deus tem por nós, uma vez que, por amor, Jesus nos dá livremente a sua vida.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2016&mes=3&dia=23

Comentário do Evangelho

AI DO TRAIDOR!

O modo como Jesus referiu-se ao traidor pode dar a impressão de ressentimento e ódio contra Judas -"Teria sido melhor, se tal homem não tivesse nascido!" Como se explica esta possível expressão de revanchismo do Mestre?
Judas não fazia a menor idéia da gravidade do que estava para fazer. Trair Jesus significava insurgir-se contra o Pai, que o enviou. Rebelar-se contra Deus é a atitude mais insensata que um ser humano pode tomar. É insurgir-se contra o próprio Criador, a quem se deve prestar contas. Só mesmo um tresloucado pode trair o Filho de Deus, sem pensar nas conseqüências de seu gesto.
A observação de Jesus deveria ter levado Judas a raciocinar. As palavras do Mestre não davam margem para equívoco: o traidor do Filho de Deus estaria fadado à condenação divina. Portanto, seria preferível não ter sido dado à luz, a merecer sorte tão terrível.
Esta foi a última tentativa de chamar o discípulo ao bom senso. Tentativa inútil! O traidor não fez caso da advertência de Jesus. Judas estava obsessionado pela idéia de eliminá-lo, a qualquer custo.
Quiçá fosse esta uma forma de vingar-se de seu ideal fracassado. E Jesus respeitou a opção insensata do discípulo, sem desmascará-lo diante dos demais.
Infelizmente, Judas estava assinando sua própria condenação.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
Oração
Espírito de paciência, não permitas que eu abuse da condescendência divina. Torna-me suficientemente sensato para perceber a voz do Pai exortando-me a deixar o mau caminho.
http://www.domtotal.com/religiao/meudiacomdeus.php?data=2016-3-23

OUÇA AGORA A HOMÍLIA DIÁRIA

Não nos deixemos escravizar pelo dinheiro

O dinheiro se faz necessário quando não ocupa o lugar de Deus em nossa vida e em nosso coração
“’O que me dareis se vos entregar Jesus?’ Combinaram, então, trinta moedas de prata” (Mateus 26,15).


Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

http://homilia.cancaonova.com/homilia/nao-nos-deixemos-escravizar-pelo-dinheiro/

Oração Final
Pai Santo, dá-nos a virtude da fidelidade e a graça da perseverança até o último dia da nossa passagem por este Planeta abençoado que nos emprestas para ser cuidado, usufruído e partilhado. E que levemos conosco os irmãos da humanidade para recebermos o teu abraço eterno de Pai que tem ternura de Mãe. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário