quarta-feira, 9 de março de 2016

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 10/03/2016

ANO C


Jo 5,31-47

Comentário do Evangelho

Este texto do evangelho é a parte final do longo discurso de Jesus, por ocasião da cura de um paralítico na piscina de Bezata, em um sábado, o qual suscitou a ira dos chefes judeus. Além de curar no sábado, Jesus dizia agir como enviado do Pai, afirmando sua filiação divina. Os judeus pensam ter nas Escrituras a vida eterna, porém é Jesus quem a comunica, na comunhão com o amor de Deus. As obras de Deus são obras de amor. A criação é obra do transbordante amor de Deus, que cria por amor, e encontra sua culminância no desabrochar e na manifestação da vida plena. O Pai é o Deus da vida, e a vida que se comunica na plenitude do amor é a obra de Deus realizada por Jesus. A essa obra somos vocacionados.
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2016’, Paulinas e disponibilizado no Portal Paulinas - http://comeceodiafeliz.com.br/evangelho)
http://www.npdbrasil.com.br/religiao/evangelho_do_dia_semana.htm#d5

Vivendo a Palavra

O Evangelho fala da incredulidade do povo. E Jesus sofre por isto. Será que se o Mestre estivesse vivo entre nós, hoje, as coisas seriam diferentes? Nós acreditamos, realmente, ou estamos à procura de sinais? Entendemos o que significa o Mandamento do Amor? Nós o estamos vivendo, unidos com nossos irmãos?
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

Ninguém aceita gratuitamente algo como sendo verdadeiro. Só acreditamos que algo é verdadeiro quando temos um fundamento para isso. Assim as pessoas agem em relação a Jesus, exigem uma garantia de verdade a respeito de tudo o que ele fala para que creiam nela. Isso acontece em primeiro lugar porque não acreditam no amor e na ação do próprio Deus na vida das pessoas. Também acontece porque não são capazes de encontrar nas Sagradas Escrituras o testemunho de Jesus e de suas obras. Somente quem se abre a Deus e à sua revelação reconhece a verdade em Jesus.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2016&mes=3&dia=10

Meditando o Evangelho

VIM EM NOME DO MEU PAI

No confronto com os seus adversários, Jesus explicitou sua relação com o Pai. O tempo mostraria que suas palavras foram insuficientes para convencê-los. A revelação de Jesus exigia mentes e corações abertos, capazes de acolher a novidade que lhes era comunicada. Entretanto, a dureza de coração de seus inimigos levava-os a um ódio sempre crescente contra ele. Por conseguinte, o esforço de Jesus tinha um efeito contrário ao que ele desejava. Ao invés de gerar acolhida, provocava rejeição.
O testemunho em favor de Jesus provinha do Pai. Logo, suas palavras e sua ação estavam bem respaldadas. Não dependiam desta ou daquela instituição, nem de pessoa alguma. As obras realizadas por Jesus também depunham em seu favor. Por seu próprio conteúdo, revelavam a identidade dele, pois visavam proporcionar vida abundante para toda a humanidade. Também as Escrituras, quando lidas de maneira conveniente, davam testemunho dele. Elas apontavam para Jesus, cujo ministério situava-se no contexto da revelação de Deus.
Jesus detectou a raiz da rejeição a seu respeito, num certo espírito mundano que corroia o coração dos adversários, os quais buscavam a glória de si mesmos, não a do Pai. Se estivessem mais em comunhão com Deus, e menos preocupados em defender seus esquemas, sem dúvida chegariam a perceber quem era Jesus.
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total - http://www.domtotal.com/religiao/eucaristia/liturgia_diaria.php).
Oração
Pai, dá-me suficiente inteligência para descobrir, no testemunho de Jesus, sua condição de Filho enviado por ti, para a nossa salvação
http://www.domtotal.com/religiao/meudiacomdeus.php?data=2016-3-10

OUÇA AGORA A HOMÍLIA DIÁRIA

A misericórdia de Deus nos socorre do caminho da morte

Peçamos que Deus realmente tire muitos de nós dos caminhos da morte, dos vales e desejos tenebrosos
“E o Senhor disse ainda a Moisés: ‘Vejo que este é um povo de cabeça dura’” (Êxodo 32, 9).
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

http://homilia.cancaonova.com/homilia/a-misericordia-de-deus-nos-socorre-do-caminho-da-morte/

Oração Final
Pai Santo, o mundo nos seduz com seus convites aos prazeres, ao consumo, ao prestígio pessoal – procurando nos desviar da tua Lei Maior, o Amor. Ajuda-nos, Pai querido, a superar as tentações, ensinando-nos a orar e a cuidar dos irmãos, especialmente dos pobres. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário