quinta-feira, 17 de março de 2016

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 18/03/2016

ANO C


Jo 10,31-42

Comentário do Evangelho

É pela Palavra que Jesus é rejeitado

A ameaça e o desejo de matar Jesus são contínuos do quarto evangelho (veja, por exemplo: 8,59; 10,31, entre outros). A razão pela qual querem matar Jesus é dada, a blasfêmia: “Tu, sendo apenas um homem, pretendes ser Deus!” (v. 33). O texto apresenta ainda uma divisão acerca da pessoa de Jesus: para uns ele é um blasfemo (v. 33), enquanto outros o julgavam digno de fé (vv. 41-42).
Não são pelas obras que querem apedrejar Jesus (cf. v. 33), mas pela palavra – a blasfêmia. Ora, o leitor do evangelho, que já passou pelo prólogo, sabe que “no princípio era a Palavra, a Palavra estava com Deus, e a palavra era Deus” (Jo 1,1).
Carlos Alberto Contieri, sj
FONTE: paulinas em 22/03/2013

Vivendo a Palavra

No Templo de Jerusalém, Jesus acabara de revelar “Eu e o Pai somos Um.” O texto indica a reação das autoridades. As palavras de Jesus que seguiram não se destinavam apenas àqueles ouvintes, mas a todos nós. Elas nos ajudam a contemplá-lo como o Filho Unigênito feito humano para se tornar nosso Irmão. E então, muitos de nós acreditaremos n’Ele.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

Quando a gente não está com o coração aberto, não está disposto a acolher a palavra de Jesus, não querendo de fato assumir um compromisso de fé com Deus e com os irmãos, não buscando novos valores e não querendo uma constante mudança de vida para cada vez mais procurar uma união mais íntima e profunda com Deus, qualquer coisa torna-se motivo para a crítica e para a rejeição de Jesus.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2016&mes=3&dia=18

Meditando o Evangelho

SOU O FILHO DE DEUS

A intimidade que Jesus mostrava ter com seu Pai constituía o ponto central do atrito com seus adversários. Na história de Israel, pontilhada de pessoas piedosas, jamais alguém havia manifestado estar tão próximo de Deus, como Jesus afirmava estar. Por isso, seus  adversários não sabiam como tratá-lo. Preferiram apedrejá-lo, para se verem livres de sua presença incômoda.
E isto, não porque Jesus fosse arrogante e orgulhoso, e se prevalecesse de um poder que as outras pessoas não possuíam. Em verdade, ele não exigia para si um tratamento especial, por sua condição divina, nem tinha ambições políticas de tomar o poder, e submeter o povo a seus caprichos. Pelo contrário, o projeto de Jesus opunha-se a tudo isto.
O Mestre irritava os seus adversários, porque se recusava a aderir a uma das facções religiosas existentes. Pelo contrário, criticava-as e denunciava-lhes as incoerências. E tais  denúncias eram feitas com uma autoridade, até então, desconhecida, que Jesus atribuía ao Pai.
Por outro lado, seus adversários pensavam estar agindo perfeitamente de acordo com a vontade de Deus. Conseqüentemente, não podiam aceitar que alguém, invocando a autoridade divina na condição de Filho, pudesse lançar-lhes em face acusações tão severas.
A situação de Jesus era extremamente perigosa diante de seus adversários. Entretanto, não teve medo de enfrentá-los, mesmo sabendo que podia ser eliminado por eles.
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total - http://www.domtotal.com/religiao/eucaristia/liturgia_diaria.php).
Oração
Espírito do Filho, livra-me da dureza de coração, que não me deixa reconhecer a filiação divina de Jesus.
http://www.domtotal.com/religiao/meudiacomdeus.php?data=2016-3-18

OUÇA AGORA A HOMÍLIA DIÁRIA

Testemunhemos que Jesus está entre nós

A nossa vida precisa ser um testemunho claro do milagre que é Jesus, da Sua presença amorosa, que faz nova todas as coisas
“Acreditai nas minhas obras, para que saibais e reconheçais que o Pai está em mim e eu no Pai” (João 10, 38).

Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

http://homilia.cancaonova.com/homilia/testemunhemos-que-jesus-esta-entre-nos/

Oração Final
Pai Santo, abre o nosso coração para ousarmos aceitar tanto Amor, ao ponto de enviares teu Filho Único, encarnado em Jesus de Nazaré, nosso Irmão. E mais, Pai amado, dá-nos humildade e força para segui-lo neste Planeta abençoado que nos emprestas para ser cuidado, usufruído e partilhado. Pelo mesmo Jesus Cristo, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário