quinta-feira, 9 de outubro de 2014

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 10/10/2014

ANO A


Lc 11,15-26

Comentário do Evangelho

O mal distorce e perverte a linguagem do ser humano.

É a cura de um mudo, interpretada como exorcismo, que desperta admiração das multidões (v. 14) e a acusação que lemos no texto de hoje. A mudez, como outras enfermidades, era considerada, para a mentalidade da época, possessão demoníaca. De fato, o mal impede de falar, de falar bem, de bem falar. O mal distorce e perverte a linguagem do ser humano. Ao invés de servir de comunhão, ela pode dividir as pessoas. A palavra foi dada por Deus ao homem para que pudesse falar ao seu Criador. Expulsando o demônio que impedia aquele anônimo de falar, Jesus o faz renascer para a palavra. Na segunda parte da obra lucana, os Atos dos Apóstolos, o Espírito Santo dado por Deus é quem solta a língua dos discípulos e faz falar as maravilhas de Deus (At 2,1-11). O leitor do evangelho, que já passou pelo relato do Batismo de Jesus e pelo discurso inaugural na sinagoga de Nazaré, sabe que Jesus é habitado pelo Espírito Santo e que ele o transmite em tudo o que ensina e faz. Dizer, como pretendem os que acusam Jesus, que ele expulsa os demônios por Beelzebu é falta de discernimento, é confundir o Espírito Santo com Beelzebu. Aí reside, de fato, o mal.
Carlos Alberto Contieri, sj
Oração
Pai, afasta de meu coração todos os preconceitos que me impedem de acolher Jesus Cristo como teu enviado para trazer ao mundo a salvação e a libertação.

Vivendo a Palavra

Jesus, valendo-se de uma acusação que lhe faziam, deixa um recado pela unidade dos seus seguidores: todo reino dividido será destruído. Ele pensava na Igreja. Não se trata de uniformidade, mas de unidade. Somos diferentes, mas temos a mesma fé e é o mesmo o Espírito Santo que nos inspira e conduz.

Reflexão

O reino de Deus chegou até nós com toda a sua força contra o mal e suas conseqüências. Mas porque é que sempre temos a impressão que o mal está vencendo o bem e que as coisas estão sempre piorando? A verdade é que vemos a realidade em si sem sermos capazes de interpretar os sinais dos tempos que se apresentam a nós. Assim sendo, até mesmo as coisas boas que Deus realiza no meio de nós são interpretadas como coisas más e, por isso, nós bloqueamos até mesmo as coisas boas que Deus realiza, vendo nelas, por motivos egoístas e por dureza de coração, coisas más, como fizeram os judeus.

Recadinho


Você consegue contentar a todos? - Jesus faz milagre e muitos ficam maravilhados e acreditam nele! Você acredita? - Tem consciência de que acreditar significa seguir seus ensinamentos? - Serão muitos os que não acreditam por conveniência apenas? - E que dizer daqueles que dizem acreditar, mas na verdade se escondem numa incredulidade porque não praticam?
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R

Comentário do Evangelho

O DEDO DE DEUS NA HISTÓRIA HUMANA

A interpretação maliciosa dos milagres oferece a Jesus a chance de explicar-lhes o verdadeiro sentido deles. Engana-se quem os atribui a um possível conluio do Mestre com Belzebu. Mas quem se recusa a sintonizar com ele, dificilmente aceitará sua explicação.
Os milagres indicam que o reinado de Deus implantou-se na história humana, de forma a neutralizar a ação do Demônio. Este adversário do Senhor procura manter o ser humano escravo de seus caprichos e impedi-lo de ser solidário e serviçal, impossibilitando-lhe viver a comunhão fraterna. Esta ação desumanizadora coloca a pessoa na contramão do projeto de Deus, dificultando a ação da graça.
Os milagres de Jesus são o sinal da atuação do dedo de Deus na história humana. Em outras palavras, as pessoas não estão entregues à própria sorte. Elas têm quem as defenda contra as investidas do inimigo. A ação divina é humanizadora, resgata o ser humano para o Reino.
Todos os milagres de Jesus tinham esta mesma orientação básica. Nos exorcismos, porém, esta vertente de sua ação ficava mais evidente. Os endemoninhados comportavam-se de modo tão anti-social, a ponto de tornar perigosa a convivência com eles.
A cura operada por Jesus restituía-lhes a dignidade humana. Só por obra de Deus isto era possível.
Oração
Espírito de sintonia com Jesus, capacita-me para perceber, nos milagres evangélicos, o dedo de Deus agindo na nossa história.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
Oração
Ó Deus eterno e todo-poderoso, que nos concedeis, no vosso imenso amor de Pai, mas do que merecemos e pedimos, derramai sobre nós a vossa misericórdia, perdoando o que nos pesa na consciência e dando-nos mais do que ousamos pedir. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

REFLEXÕES DE HOJE


DIA 10 DE OUTUBRO-SEXTA
http://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com.br/




Se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus.

Pai,
afasta de meu coração todos os preconceitos
que me impedem de acolher Jesus Cristo
como teu enviado para trazer ao mundo
a salvação e a libertação.

HOMILIA
QUEM NÃO É POR NÓS É CONTRA NÓS! Lc 11,15-26
No Evangelho de hoje, Jesus se revela, de forma categórica como o novo Moisés, combatendo o mal na busca da libertação da pessoa e do mundo. Ele é Aquele que vem com o poder de Elias. Com a expressão: se Eu expulso os demônios pelo dedo de Deus, então o reino de Deus chegou até vós, Jesus quer dizer que Ele é o Filho de Deus, enviado pelo Pai. As suas obras manifestam que Ele trouxe ao mundo o reino de Deus; as suas obras não são obras do demônio, como queriam os seus inimigos. Mas sim a concretização do da oração do Pai nosso que Ele mesmo ensinou aos discípulos. Assim, tudo o que se pede com fé, confiança e esperança, se realiza porque Ele está presente e operante entre os discípulos.
Não podemos nos deixar dividir porque assim estaremos trabalhando contra nós mesmos. Por isso, Jesus hoje nos adverte: “todo reino dividido contra si mesmo será destruído”. Por mais segurança que tenhamos na realização de um projeto, tudo poderá ruir se permitirmos que haja divisões entre aqueles que o executam. Isto vale para todos os empreendimentos da nossa vida: familiares, sociais, espirituais. O homem foi feito para ter relacionamentos saudáveis. Aquele, que está em paz com os seus irmãos e irmãs, está em paz com Deus e consigo mesmo. Precisamos estar atentos às nossas ações para sabermos a quem estamos servindo. Podemos dizer que estamos fazendo alguma coisa em Nome de Deus e na realidade, estarmos servindo ao demônio. Tudo o que fizermos para o bem do próximo, de coração e por amor a Deus, com certeza, estaremos fazendo em função do reino dos céus. Mas, aquilo que fizermos em função de nós mesmos ou para atender apenas aos nossos interesses egoístas, estará passível de fracasso e corre o risco de que chegue alguém mais forte do que nós e apanhe o que possuímos para dividir com outros e assim o nosso reino estará destruído. O reino de Deus chega para quem está com Jesus e segue os Seus ensinamentos. O homem precisa ter o seu pensamento e a sua mente, ocupados com as coisas de Deus. Não podemos aceitar ficar vagando no nada, porque assim estaremos deixando a casa arrumada para que o mal se estabeleça. Jesus diz que quem acredita que é pelo dedo de Deus que Ele faz os milagres, esse tem fé e o reino dos céus chegou para ele. Estar com Jesus é deixar-se guiar completamente pelos Seus ensinamentos através do poder do Espírito e não permitir a intrusão de qualquer idéia ou pensamento que venha do inimigo.
Em nome de quem você tenta fazer as coisas? – Você não tem se equivocado nos seus projetos pensando que é pelo dedo de Deus que você quer conseguir as coisas? – Existe dentro de você algo que possa estar dividindo o seu modo de pensar com Deus ou com o inimigo de Deus? – Você se sente interiormente preenchido pelo poder do Espírito Santo? – Com que você tem alimentado o seu espírito?
Nesta pequena parábola Jesus quer fazer-nos compreender a importância da vigilância na luta contra os espíritos do mal que quer dividir dispersar e fazer muitos adeptos. E para tal é preciso não nos deixar enganar e apanhar. Porque Jesus nos diz: quem não é a meu favor é contra mim; e quem não me ajuda a ajuntar está espalhando.
Pai, afasta de meu coração todos os preconceitos que me impedem de acolher Jesus Cristo como teu enviado para trazer ao mundo a salvação e a libertação. Senhor dá-me a graça de estar sempre juntando contigo porque da união contigo depende o meu futuro.
Fonte Padre Bantu Mendonça Katchipwi Sayla
HOMILIA
Jesus liberta a nossa alma do poder do maligno
Jesus Salvador, na Sua infinita misericórdia, nos liberta do poder do maligno! Não há demônio, não há tentação, não há vício que não possam ser vencidos pelo poder de Nosso Senhor Jesus Cristo!
Quando o espírito mau sai de um homem, fica vagando em lugares desertos, à procura de repouso; não o encontrando, ele diz: ‘Vou voltar para minha casa de onde saí’. Quando ele chega encontra a casa varrida e arrumada. Então ele vai, e traz consigo outros sete espíritos piores do que ele” (Lucas 11,24-26).


Sabem, meus irmãos, a maravilha da Palavra de Deus hoje nos mostra aquilo que é uma realidade espiritual muito séria para cada um de nós. Jesus é Aquele que combate o mal, é Aquele que nos liberta do poder do maligno, é Aquele que nos purifica. Sim, o Senhor torna a nossa alma e o nosso corpo limpos, renovados, purificados. Sabemos os estragos que o mal faz em nós, os estragos que o maligno faz em nossa mente, em nosso corpo, em nosso coração e em nossa vontade.
Jesus Salvador, na Sua infinita misericórdia, nos liberta do poder do mal! Não há demônio, não há força maligna, não há tentação, não há vício que não possam ser vencidos pelo Sangue e pelo poder de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Com quantas pessoas com as quais já deparei nesta vida que tiveram suas vidas libertas, transformadas, que deixaram vícios, que deixaram pecados, que deixaram realmente tormentos da mente e do espírito porque foram verdadeiramente libertas pelo poder de Jesus.
Mas, deixe-me dizer uma coisa você: não basta ser limpo, não basta ser liberto, não basta ser renovado; é preciso vigiar, é preciso cuidar, é preciso que, de onde tiramos o mal da nossa vida, coloquemos o bem, de onde nós nos libertamos é preciso colocarmos algo no lugar para preencher aquele espaço que o maligno ocupava dentro de nós.
Muitas pessoas que foram libertas, que tiveram suas vidas transformadas, infelizmente, muitas vezes, tiveram quedas e recaídas muito piores do que aquela situação primeira. Não é só porque sejam fracas, mas é porque não se encheram da graça e não mantiveram a perseverança no estado da graça.
Quem fumou e deixou de fumar, precisa estar vigilante até o último instante da vida para não voltar a cair. Quem bebeu, sabe da força do álcool e se libertou – que maravilha o trabalho dos alcoólicos anônimos! – mas ali mesmo ele aprende que tem que enfrentar a primeira dose. Por isso a terapia é maravilhosa, a terapia de partilhar, de compartilhar a cada dia que se vê livre daquele mal. Assim é com cada pecado, com cada vício, com cada erro que entra em nossa vida.
Não basta o tirar, é preciso preencher o coração, preencher a alma com a graça de Deus, porque senão os demônios e o mal que tiramos de nós ficam à espreita e vendo que a nossa casa ficou vazia, que o nosso coração ficou vazio e não foi preenchido de Deus, não foi preenchido do amor, não foi preenchido da graça, então eles voltam e invocam outros males para que venham habitar em nós.
Que não exista em nosso corpo, em nossa alma e em nosso espírito nenhuma brecha para que as forças do mal nos dominem!
Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn
LEITURA ORANTE

Lc 11,15-26 - A favor ou contra Jesus?



Preparo-me para a Leitura Orante rezando, com os internautas de todo o mundo:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Creio, Senhor Jesus, que sou parte de seu Corpo.
Espírito Santo,
tu que habitas, pela fé, nos nossos corações,
abre-nos à Palavra!
Seja a nossa inteligência e a nossa vontade,
terreno bom,
onde tu possas trabalhar com liberdade,
de modo que a nossa vida
seja sinal da tua caridade.
Amém.

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na minha Bíblia, o texto: Lc 11,15-26, e observo pessoas, o que pensam e o que esperam de Jesus.
A multidão ficou admirada, mas alguns disseram:
- É Belzebu, o chefe dos demônios, que dá poder a este homem para expulsar demônios.
Outros, querendo conseguir alguma prova contra Jesus, pediam que ele fizesse um milagre para mostrar que o seu poder vinha de Deus. Mas Jesus, conhecendo os pensamentos deles, disse:
- O país que se divide em grupos que lutam entre si certamente será destruído; a família que se divide em grupos que lutam entre si também será destruída. Se o reino de Satanás tem grupos que lutam entre si, como continuará a existir? Vocês dizem que é Belzebu que me dá poder para expulsar demônios. Mas, se é assim, quem dá aos seguidores de vocês o poder para expulsar demônios? Assim, os seus próprios seguidores provam que vocês estão completamente enganados. Na verdade é pelo poder de Deus que eu expulso demônios, e isso prova que o Reino de Deus já chegou até vocês.
- Quando um homem forte e bem armado guarda a sua própria casa, tudo o que ele tem está seguro. Mas, quando um homem mais forte o ataca e vence, leva todas as armas em que o outro confiava e reparte tudo o que tomou dele.
- Quem não é a meu favor é contra mim; e quem não me ajuda a ajuntar está espalhando.
Jesus continuou:
- Quando um espírito mau sai de alguém, anda por lugares sem água, procurando onde descansar, mas não encontra. Então diz: "Vou voltar para a minha casa, de onde saí." Aí volta e encontra a casa varrida e arrumada. Depois sai e vai buscar outros sete espíritos piores ainda, e todos ficam morando ali. Assim a situação daquela pessoa fica pior do que antes.
Um exorcismo e a expulsão de um demônio que era mudo causou admiração na multidão. Esta admiração era frequente frente aos milagres, mas não significava ainda, atitude de fé. Alguns até atribuem o exorcismo a um pacto com Belzebu! São os que têm restrições fundamentadas em dois aspectos: a dificuldade em compreender a origem e o poder de Jesus e a necessidade de um sinal. Conhecendo seus pensamentos, Jesus fala da destruição da família e do país dividido. Diz ainda que quem não é a seu favor é contra ele e quem não o ajuda a reunir e ajuntar, está espalhando. Da pregação de Jesus, entendemos também que nos uniremos quando nos amamos e dividiremos quando nos apegamos a nós mesmos e não nos preocupamos com o próximo.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim, hoje?
Sinto que promovo a comunhão na minha família, no meu trabalho, na Igreja?
Ou, tenho a tentação de contradizer, dividir, criticar, colocar obstáculos?
Sou a favor de Jesus Cristo presente na comunidade ou “não ajudo a ajuntar”?
Em forma de oração, os bispos, na V Conferência, pediram:
“Guiados por Maria, fixamos os olhos em Jesus Cristo, autor e consumador da fé e dizemos a Ele com o Sucessor de Pedro:
“Fica conosco, pois cai a tarde e o dia já se declina” (Lc 24,29).
Fica conosco, Senhor, acompanha-nos ainda que nem sempre tenhamos sabido reconhecer-te.
Fica conosco, porque ao redor de nós as mais densas sombras vão se fazendo, e Tu és a Luz; em nossos corações se insinua a falta de esperança, e tu os faz arder com a certeza da Páscoa. Estamos cansados do caminho, mas tu nos confortas na fração do pão para anunciar a nossos irmãos que na verdade tu tens ressuscitado e que nos tem dado a missão de ser testemunhas de tua ressurreição.
Fica conosco, Senhor, quando ao redor de nossa fé católica surgem as névoas da dúvida, do cansaço ou da dificuldade: tu, que és a própria Verdade como revelador do Pai, ilumina nossas mentes com tua Palavra; ajuda-nos a sentir a beleza de crer em ti."(DAp 554).

3.Oração (Vida)
O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo, com a Igreja:
"Fica, Senhor,  em nossas famílias, ilumina-as em suas dúvidas, sustenta-as em suas dificuldades, consola-as em seus sofrimentos e no cansaço de cada dia, quando ao redor delas se acumulam sombras que ameaçam sua unidade e sua natureza.
Tu que és a Vida, fica em nossos lares, para que continuem sendo ninhos onde nasça a vida humana abundante e generosamente, onde se acolha, se ame, se respeite a vida desde a sua concepção até seu término natural.
Fica, Senhor, com aqueles que em nossas sociedade são os mais vulneráveis; fica com os pobres e humildes, com os indígenas e afro-americanos, que nem sempre encontram espaços e apoio para expressar a riqueza de sua cultura e a sabedoria de sua identidade.
Fica, Senhor, com nossas crianças e com nossos jovens, que são a esperança e a riqueza de nosso Continente, protege-os de tantas armadilhas que atentam contra sua inocência e contra suas legítimas esperanças. Oh bom Pastor, fica com nossos anciãos e com nossos enfermos!
Fortalece a todos em sua fé para que sejam teus discípulos e missionários!”( DAp 554).

4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar é de comunhão, de promoção da união de todos que encontro e  por onde passo.
O papa Francisco lembra: 
"Em cada momento da história, estão presentes a fraqueza humana, a busca doentia de si mesmo, a comodidade egoísta e, enfim, a concupiscência que nos ameaça a todos. Isto está sempre presente, sob uma roupagem ou outra; deriva mais da limitação humana que das circunstâncias... aprendamos com os Santos que nos precederam e enfrentaram as dificuldades próprias do seu tempo. Com esta finalidade, proponho-vos que nos detenhamos a recuperar algumas motivações que nos ajudem a imitá-los nos nossos dias." (EG 262).

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Patrícia Silva, fsp
patricia.silva@paulinas.com.br
Oração Final
Pai Santo, ensina-nos a ouvir e acolher os irmãos, mesmo aqueles que pensam diferente de nós. Que não os julguemos – e muito menos os condenemos! – mas com uma escuta atenta e generosa nós os façamos sentir a fraternidade que aprendemos com o Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário