terça-feira, 25 de junho de 2013

Jovens Conectados: Vale a pena vir para a JMJ apesar dos sacrifícios


Rio de Janeiro, 24 Jun. 13 / 04:58 pm (ACI).- O Rio de Janeiro, sede da Jornada Mundial da Juventude 2013, espera muitos brasileiros para o encontro com o Papa Francisco, na semana de 23 a 28 de julho. Mas muitos jovens enfrentam grandes dificuldades para vir à JMJ, sobretudo financeiramente, revela a redação do Portal Jovens Conectados, projeto do Setor Juventude da CNBB.
"A matéria foi feita procurando jovens do Brasil a fora para saber das dificuldades e como eles estão se mobilizando. O maior desafio é financeiro, principalmente em cidades distantes do Rio, dinheiro para o valor da inscrição, o preço da passagem e também o dinheiro que os peregrinos devem trazer para a viagem", conta Graciele Reis, membro do Jovens Conectados.
Na cidade de Porto Velho (RO), que fica a uma distância de mais ou menos 2.700 km da Cidade Maravilhosa, os peregrinos estão tão motivados que já criaram festivais para arrecadar dinheiro, teve festival de sorvete, pizza, massa, feijoada e até yakissoba. Outros foram vender lanches, sucos e águas em portas de colégios e faculdades.
Teresina, que fica na região Nordeste do país também tem o preço das passagens elevados, por conta da distância, mas isso não desanimou um grupo de 100 peregrinos da Juventude Franciscana (Jufra) do Piauí, que organizaram rifas e pediram apoio financeiro para amigos e familiares.
A coordenadora do grupo, Jéssica Lima, relatou que, apesar dos esforços, alguns jovens ainda não estavam conseguindo comprar suas passagens, e então, eles apelaram para a intercessão de São Francisco e Nossa Senhora de Lourdes. "Quando entrei no meu e-mail, tinha um link para uma promoção de passagens aéreas, o valor de cada passagem estava 90% mais barato", contou Jéssica.
Diante das dificuldades encontradas pelo país, o projeto Jovens Conectados deixa um recado aos peregrinos que tentam superar seus limitações: "Vale a pena fazer rifa, vender cachorro-quente, água e etc., porque é o maior encontro na nossa igreja, um encontro com o Papa, com Deus, com jovens de diferentes nações e com certeza uma experiência única".

Nenhum comentário:

Postar um comentário