terça-feira, 28 de maio de 2013

Santo Bernardo de Menthon - 28 de Maio

Santo Bernardo de Menthon (Bem-aventurado)
Dois picos alpinos (Grande São Bernardo e Pequeno São Bernardo) e um cão de raça, guia na neve, conservam seu nome. É que Bernardo de Menthon (996-1081) dedicou sua vida a servir a Cristo na pessoa do peregrino, segundo a recomendação do Evangelho; e o lugar escolhidio por este jovem nobre para dedicar-se a este serviço humilde e desinteressado foi o das grandes neves, os desfiladeiros dos Alpes. O mosteiro de Joux, que fundou com esta finalidade, foi o primeiro de uma série já florescente durante sua vida. Os cônegos regrantes, por ele fundados, continuaram exercendo esta ação caritativa.
Pio XI instituiu S. Bernardo padroeiro dos moradores dos Alpes e também (ele que tinha praticado na juventude o esporte da escalada na alta montanha) de todos os alpistas.
A vida de S. Bernardo de Menthon nos introduz num dos mais belos aspectos da Igreja medieval: a vasta e ramificada obra de assistência aos peregrinos (que poderíamos estender aos desamparados e inválidos). "Na Itália, escreve Daniel Rops, os Hospitaleiros de Altopascio guiavam os viajantes na perigosa região dos pântanos de Lucas; na Espanha, os cavaleiros de Sto. Iago protegiam os peregrinos de Compostela; na Palestina, era uma das funções dos Templários... Assim, em toda as estradas da Cristandade erguiam-se hospícios, caravansarás da hospitalidade cristã, onde os viajantes e peregrinos encontravam alojamento, alimentação, reparação de vestuário e calçados..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário