quinta-feira, 9 de maio de 2013

Costumes Cristãos: Decenário ao Espírito Santo



Jacob deWit,

Jacob deWit, "Sagrada Família e Trindade"

O Decenário do Espírito Santo é um antigo costume com o qual a Igreja anima os fiéis a preparar o melhor possível a vinda do Espírito Santo no dia de Pentecostes, 7 semanas depois da Ressurreição de Jesus.

Apresentamos algumas orações ao Espírito Santo para preparar a festa de Pentecostes em formato pdf 

Começa 10 dias antes da festa, isto é, no dia da Ascensão. Nesse dia Jesus prometeu aos discípulos que lhes enviaria o Paráclito.

O fundador do Opus Dei descreve assim este momento da história da Igreja: “pensemos agora nos dias que se seguiram à Ascensão, à espera do Pentecostes. Os discípulos cheios de fé pelo triunfo de Cristo ressuscitado (e ansiosos pelo Espírito Santo prometido), querem sentir-se unidos, e encontramo-los cum Maria Matre Iesu, com Maria, Mãe de Jesus. A oração dos discípulos acompanha a oração de Maria: era a oração de uma família unida”. 

(Cristo que passa, n. 141).

D. Álvaro del Portillo conta que “precisamente porque a Terceira Pessoa da Trindade é menos invocada, o nosso Padre tinha por ele uma devoção especial. Não tenho dúvida em afirmar que o Padre foi, na sua pregação, um grande arauto da Terceira Pessoa da Santíssima Trindade”.

S. Josemaria utilizava tiras de papel para marcar o Breviário. Depois contou: ao ver aqueles papéis em branco, comecei a escrever: Ure igne Sancti Spiritus!, queima com o fogo do Espírito Santo!
S. Josemaria utilizava tiras de papel para marcar o Breviário. Depois contou: ao ver aqueles papéis em branco, comecei a escrever: Ure igne Sancti Spiritus!, queima com o fogo do Espírito Santo!
“Contou-me muitas vezes que, desde 1926 ou 1927, tinha vivido com muita intensidade a devoção à Terceira Pessoa da Santíssima Trindade. Fazia todos os anos o Decenário do Espírito Santo, utilizando o livro de Francisca Javiera del Valle. Em abril de 1934 compôs uma oração ao Paráclito que entregou, manuscrita, a Ricardo Fernández Vallespín, então diretor da Residência do Opus Dei”.

“O Espírito Santo realiza no Mundo as obras de Deus. Como diz o hino litúrgico, é dador das graças, luz dos corações, hóspede da alma, descanso no trabalho, consolo no pranto. Sem a sua ajuda nada há no homem que seja inocente e valioso, pois é Ele que lava o que está sujo, que cura o que está doente, que aquece o que está frio, que corrige o extraviado, que conduz os homens ao porto da salvação e do gozo eterno”. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário