terça-feira, 29 de janeiro de 2013

São Sebastião Valfré - 30 de janeiro

Sebastião Valfré 

Sebastião Valfré nasceu em Verduno, no Piemonte, em 1629. De família pobre e numerosa, desde menino decidiu ser padre, e durante seus estudos sustentou-se copiando livros, não dando despesas ao pai. Sebastião foi aceito no Oratório de Turim e entrou para a congregação em 26-5-1651. Recebeu o sacerdócio um ano depois entregando-se sem reservas aos deveres sacerdotais.
O primeiro encargo foi o de "prefeito" do pequeno oratório, uma confraria de leigos que se encontravam para exercícios devocionais. Tinha uma extraordinária capacidade para fazer amizades. Em 1661, quando atingiu a idade então prescrita de 40 anos, foi nomeado mestre de noviços. Em seguida foi eleito superior contra seus sinceros protestos. Durante todo esse tempo foi sempre um confessor muito procurado. Também era dotado de dons extraordinários para aconselhamento e para advinhar os problemas de seus penitentes. Entre estes estava o duque Vitor Amadeu II, posteriormente rei da Sardenha. Este, com o consentimento do papa Alexandre VIII, em 1690, esforçou-se para fazer Sebastião aceitar o arcebispo de Tirim,mas sem resultado. Sebastião não quis aceitar de maneira alguma. No entanto, dedicava-se ao ministério sacerdotal da pregação, chegando a fazer 3 sermões por dia, de quase uma hora de duração. Realizou longas missões percorrendo o país e penetrando ocasionalmente na Suíça. Conseguiu muitas conversões. Seu temperamento era jovial, parecendo despreocupado e sem responsabilidade. Não deixava transparecer sua profunda oração e os problemas interiores. Morreu em 30-10-1710, aos 81 anos de idade.
http://www.catolicanet.com/?system=santododia&action=ver_santos&data=30/01
São Sebastião Valfré
NascimentoNo ano de 1629
Local nascimentoVerduno, Piemonte (Itália)
OrdemOratório de Turim
Local vidaItália
EspiritualidadeDe família numerosa e pobre, desde pequenino desejava ser padre e durante seus estudos sustentou-se copiando livros, não desejando dar despesas aos pais. Foi aceito no Oratório de Turim entrando para a Congregação em 26 de maio de 1651, aos 22 anos de idade. Um anos após recebeu o sacerdócio, entregando-se sem reservas ao seu ministério. Seu primeiro cargo foi o de "prefeito" do pequeno oratório, uma confraria de leigos, tendo uma extraordinária facilidade em fazer amizades. Aos 40 anos de idade foi nomeado Mestre dos Noviços e em seguida, eleito superior, apesar de seus "protestos". Foi um confessor muito procurado e era dotado de dons extraordinários para aconselhamento, adivinhando problemas de seus penitentes. Entre eles encontrava-se o duque Vitor Amadeu II, posteriormente rei da Sardenha que tudo fez para que são Sebastião aceitasse o cargo de arcebispo de Turim, mas sem resultado. Sebastião fazia três sermões ao dia de quase uma hora de duração, realizava longas missões percorrendo o país, indo ocasionalmente à Suíça. Quantas conversões por seu temperamento jovial, parecendo sempre despreocupado e sem responsabilidade. Não deixava transparecer seu profundo espírito de oração e muitos menos seus problemas.
Local morteTurim
MorteNo ano de 1710, aos 81 anos de idade
Fonte informaçãoSanto nosso de cada dia, rogai por nós!
DevoçãoDos seminaristas sem recursos
PadroeiroDos seminaristas sem recursos
Outros Santos do diaSanta Aldegundes (prot.câncer); Sebastião Valfré (rei) Martina (virgem); Félix (papa); Matias, Amentária, Barsimeu (bispo); Hipólito (presb). Lermes de Burgo, Feliciano, Filopiano, Alexandre (mártires); Aldegundo, Jacinta, Tiadilde, abadessa, Sabina e Serena (virgens).
FONTE: ASJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário