segunda-feira, 8 de outubro de 2012

50 anos do Concílio Vaticano II

Seg, 30 de Abril de 2012 
As comemorações pelos 50 anos do Concílio Vaticano II foram abertas no dia 22 de abril, na Assembleia Geral da CNBB, em missa presidida pelo arcebispo de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, que é presidente da comissão criada pela CNBB para preparar a celebração no Brasil. A Eucaristia também marcou a conclusão do retiro feito pelos bispos, com a pregação do bispo emérito de Mogi das Cruzes (SP) Dom Paulo Mascarenhas Roxo, com o tema “A Palavra de Deus na vida do bispo”.
Um tempo de ação de graças
Em seu depoimento, o bispo emérito de Iguatu (CE), Dom José Mauro Ramalho Logo, um dos oito bispos que participaram das sessões do Concílio e que continuam presentes na vida da Igreja no Brasil, disse que foi nomeado bispo muito jovem, aos 36 anos de idade, e que o Vaticano II o “ensinou a ser bispo”. Ele tomou posse de sua diocese dez meses antes do início dos trabalhos em Roma, em janeiro de 1962.
Na homilia, Dom Odilo sublinhou que este tempo de comemorações é um tempo, antes de tudo, de ação de graças a Deus pelo bem representado pelo Concílio. É também tempo de rememorar, retomar os seus textos, seus documentos e suas intenções para com a Igreja.
Para Dom Odilo, este tempo comemorativo é especialmente propício para que os mais jovens, aqueles que não tinham nascido na época da realização do Vaticano II, possam “viver” o Concílio. É tempo também de avaliar os reflexos que aquele encontro produziu na liturgia, no ecumenismo, no diálogo com a cultura, na defesa da pessoa e dos seus direitos inalienáveis.
concílio vaticano II joão XXIII
Sessão solene
A sessão solene em comemoração aos 50 anos do Concílio também foi presidida pelo Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, que explicou os objetivos da comissão na assembleia: motivar os bispos e as dioceses do Brasil em vista do planejamento de atividades relativas ao Concílio.

O presidente da CNBB e arcebispo de Aparecida, Cardeal Dom Raymundo Damasceno, reforçou que, em âmbito universal, as comemorações terão início em outubro deste ano, durante o Sínodo dos Bispos sobre a Nova Evangelização.
Durante a Assembleia foi distribuído aos bispos o material de divulgação (cartaz e folder), que propõe atividades concretas para celebrar o cinquentenário do Concílio, que tem como tema “Ouçamos o que o Espírito diz à Igreja” (cf Ap 2,7).
Fonte: jornal Testemunho de Fé - Andreia Gripp com CNBB e "O São Paulo"

Nenhum comentário:

Postar um comentário