quinta-feira, 17 de maio de 2012

HOMÍLIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 18/05/2012

18 de Maio de 2012 


João 16,20-23a

Comentário do Evangelho

Promessa de Jesus de permanecer entre os discípulos.

Jesus conclui sua fala de despedida, com a promessa de sua permanência entre os discípulos. 
O mundo, com seu chefe, alegrar-se-á com a morte de Jesus, pensando ter assim garantido o seu poder. Os discípulos chorarão e lamentarão os sofrimentos e a morte de Jesus e a sua ausência. Porém, a tristeza é passageira. Com o dom do Espírito e a nova manifestação de Jesus, a alegria voltará para ficar para sempre. 
Em conclusão, Jesus usa a comparação da mulher que dá à luz uma criança. A imagem do sofrimento do parto que antecipa o surgimento da vida é usada com frequência no Antigo Testamento. No Novo Testamento, Paulo fará uso desta imagem, ele próprio sofrendo as dores do parto até que Cristo seja formado em seus discípulos (Gl 4,19). Também a própria criação sofre como que em um parto, aguardando a sua libertação (Rm 8,22). A alegria é a alegria da vida, a alegria de viver. Esta alegria se torna estável e permanente quando, mesmo nos sofrimentos, tendo Jesus, se percebe que, no amor, a vida é eterna e a morte não tem poder sobre ela. 


José Raimundo Oliva


Vivendo a Palavra

O cristão, mesmo no tempo da angústia – talvez, principalmente neste tempo – é assistido pelo Espírito Santo. Assim ele pode transformar a sua vida em um hino de esperança e alegria, pois sabe que, seguindo os passos de Jesus de Nazaré, a palavra final não será morte, mas Ressurreição.

Reflexão
Nós hoje sentimos uma série de tristezas, que são causadas por causa dos acontecimentos do nosso tempo que se constituem em negação dos valores do Reino de Deus e que, além de trazer muito sofrimento para a humanidade, principalmente para os mais pobres e desvalidos, exigem de nós um testemunho corajoso de Jesus e do seu Evangelho, o que nem sempre é fácil porque na verdade somos fracos na fé. Mas devemos nos consolar e encontrar forças para esse testemunho a partir da promessa que nos é feita por Jesus no Evangelho de hoje, pois veremos Jesus e isso nos encherá de uma alegria que não nos pode ser tirada e nos levará ao pleno conhecimento da verdade.


COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

FAÇA UMA DOAÇÃO AO NPDBRASIL...

1. " VAI PASSAR ...."
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

"Seus filhos erravam cegos pelo continente,
levavam pedras feito penitentes
Erguendo estranhas catedrais
E um dia, afinal, tinham o direito a uma alegria fugaz
Meu Deus, vem olhar, vem ver de perto uma cidade a cantar
A evolução da liberdade até o dia clarear...."


Grandes poetas como o nosso Chico Buarque de Holanda, sempre cantaram a esperança nos momentos difíceis e turbulentos da nossa história. Nesse evangelho de João os discípulos estão ás vésperas da tragédia que irá se abater sobre eles e Jesus os consola, afirmando poeticamente e teologicamente que "Toda aquela tristeza vai passar..."

"Haveis de estar tristes mas toda a vossa tristeza há de se transformar em alegria..." A paixão e a morte de Jesus é necessária, mas não se trata de uma dor do desespero, mas de uma dor toda feita de esperança exatamente como a dor do parto que depois se transforma em risos de alegria.

De fato, os discípulos de Jesus passaram por um período tenebroso, da sua ascensão ao Céu até o dia em que o Espírito os confirmou como Igreja dando-lhes a certeza esperança de que Jesus estava vivo e continuava a caminhar com eles.

Dia desses um irmão da comunidade desabafou de um jeito triste que há muitas coisas erradas na nossa Igreja e que ele tem medo de pensar no que tudo isso vai dar, pois as vezes a Igreja parece tomar decisões contrárias ao evangelho e aos ensinamentos de Jesus, quando não se abre, para sair de si mesma e ir ao encontro das pessoas para fazer o anúncio querigmático, uma igreja que muitas vezes parece estar tão longe dos que sofrem, dos que são injustiçados, dos marginalizados e excluídos...

Exatamente aí, onde tudo parece estar errado, o Espírito de Jesus está agindo, e o coração do autêntico discípulo consegue perceber a sua presença e se enche de alegria. Aos discípulos Jesus falava dos novos tempos que estavam por vir, com a expansão do cristianismo no mundo inteiro, muito além de Jerusalém, onde estava a Igreja Mãe.

Para nós esse evangelho também nos encoraja, a superarmos todas as dificuldades, momentos cruciais marcados por angústias e incertezas, divisões e outras amarguras no meio do povo de Deus, contudo, como a cantiga do poeta, essa Palavra nos consola o coração ferido; TUDO VAI PASSAR... A VOSSA ANGÚSTIA E TRISTEZA SE TRANSFORMARÁ EM ALEGRIA...

2. Promessa de Jesus de permanecer entre os discípulos.
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por José Raimundo Oliva - e disponibilizado no Portal Paulinas)


VIDE ACIMA


Oração

Espírito de felicidade, que a certeza da ressurreição me ajude a suportar as dores e os sofrimentos, sem desfalecer.

3. A NOVA PRESENÇA DE JESUS
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total a cada mês).

Nesta seqüência da fala de Jesus sobre sua ida ao Pai, permanecendo, contudo, junto dos discípulos, o tema é a alegria que supera a tristeza. O ministério de Jesus é inaugurado na alegria, em Caná da Galiléia. Alegria das bodas, com o vinho de Jesus. Agora, com sua partida, não cessará esta alegria, mesmo que passem por momentos de tristeza. As mulheres que têm a experiência de dar à luz uma criança conhecem a supremacia da alegria sobre a tristeza passageira. Enganado, o mundo, submetido aos chefes do poder que matam para se manter, alegrar-se-á com a aparente ausência de Jesus. Porém, os discípulos e todos os que forem libertos deste poder alegrar-se-ão com a nova presença de Jesus entre eles. E ninguém lhes poderá tirar sua alegria. É a vida que supera a morte e é assumida na eternidade. "Aquele dia" é o dia da glória do Pai pelo pleno cumprimento da missão de Jesus. É o dia do dom do Espírito, que revelará aos discípulos a permanência de Jesus entre eles, após sua morte de cruz. Então, o próprio Espírito instruirá os discípulos e os unirá, pelo amor, nas comunidades e no anúncio de Jesus ao mundo.


Jesus, o amigo fiel que não nos abandona


Postado por: homilia

maio 18th, 2012


Continuando o Evangelho de ontem, Jesus dirige Palavras de consolação a nós: “Vocês vão chorar e ficar tristes, mas as pessoas do mundo ficarão alegres”. Poderíamos afirmar que o tema central proposto por Jesus, neste dia, é da alegria que supera a tristeza.
Veja que, por ocasião das bodas, em Caná da Galileia, Jesus inicia o Seu ministério. Trata-se de um momento de grande alegria, o qual nos proporciona a oportunidade de contemplar – já aqui na Terra – o que viveremos para sempre no céu. Alegria das bodas com o vinho de Jesus. Com Sua partida, não cessará a alegria, mesmo que os discípulos passem por momentos de tristeza.
A tendência para falar dos momentos tristes sobrepõe-se, na maioria das vezes, aos momentos de alegria. Não deveria ser assim, mas faz parte da vida. Dela também fazem parte as alegrias e tristezas, as promessas e concretizações, as forças e fraquezas, os sorrisos e as lágrimas. Diariamente, tentamos “driblar” os caminhos de sofrimento, e o mesmo fazemos com os da morte. É nesse “driblar” que encontramos o [verdadeiro] caminho e avançamos nele. Mas, avançar por quê? Porque o Senhor nos promete: “Agora estão tristes, mas eu os verei novamente. Aí vocês ficarão cheios de alegria, e ninguém poderá tirar essa alegria de vocês”.
Por mais complicada que seja a sua situação, tudo tem solução. É verdade! Não há um só problema que não possa ser resolvido. No entanto, essa solução é de mais fácil visualização se for procurada por uma pessoa que esteja “fora” desse problema, ou seja, por alguém que queira ajudar. Uma pessoa amiga, um “anjo”. Mas nunca um lobo em pele de carneiro.
A verdadeira amizade é feita em Deus; e o primeiro amigos que você deve ter é Jesus Cristo. Ele é o amigo fiel, Aquele que não nos abandona em momento nenhum. Ele mesmo nos convida: “Vinde a mim todos vós que estais cansados e oprimidos. Tomai o meu jugo sobre vós e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração. E encontrareis alívio”.
Com o Senhor,  sua tristeza se converterá em alegria. Portanto, é fundamental que, não tendo ainda encontrado a solução para seu problema, você tenha força de vontade para procurá-Lo e lutar por Ele. Lute pela sua vida, pelo seu amor, pela sua família e pelo seu bem-estar!
Mesmo que você esteja triste, ferido e abatido; mesmo que a dor bata bem lá no fundo do seu coração e você sinta aquele “vazio”, saiba que tudo serve para lhe mostrar o quanto você é forte, o quanto você pode dar “a volta por cima”, crescer e vencer!
Escute o que lhe diz Paulo: “Prefiro gloriar-me nas minhas fraquezas, porque quando me sinto fraco então é que sou forte”. Forte para recomeçar tudo mais uma vez! Com Cristo você será mais do que vencedor, pois a sua tristeza se converterá em alegria plena – com Cristo e em Cristo – pela força e pelo poder do Espírito Santo.
Padre Bantu Mendonça

Oração Final
Pai Santo, dá-nos sempre a certeza de que estás presente em nós e no nosso meio. E, quando as tristezas e as dores da nossa vida quiserem assumir os controles da nossa existência, dá-nos força e coragem para continuar seguindo o Cristo Jesus, teu Filho que se fez um de nós e contigo reina na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário