segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 02/02/2026

ANO A


Lc 2,22-40
OU
Lc 2,22-32

Comentário do Evangelho

Cristo, luz que ilumina todas as nações


Na Festa da Apresentação do Senhor, a Igreja celebra Cristo como luz que vem iluminar todos os povos. Maria e José levam Jesus ao Templo, obedientes à Lei, revelando que o Filho de Deus entra na história com humildade e simplicidade. Não há luxo nem reconhecimento imediato, mas fé, silêncio e confiança em Deus.
Simeão e Ana representam o povo fiel que sabe esperar. Iluminados pelo Espírito Santo, reconhecem no Menino a salvação prometida. Simeão proclama que Jesus é “luz para iluminar as nações” e sinal de contradição: Ele será acolhido por uns e rejeitado por outros. Maria, por sua vez, é advertida de que a missão do Filho trará dor, mas também redenção.
Esta festa, ainda inserida no clima do Tempo do Natal, nos recorda que Cristo é a verdadeira luz que dissipa as trevas do pecado e da desesperança. Somos convidados a levar Jesus ao “templo” da nossa vida, apresentando a Deus tudo o que somos, e a reconhecer, como Simeão, que a salvação já está entre nós.
https://catequisar.com.br/liturgia/02-02-2026/

Reflexão

A narração da apresentação de Jesus no templo de Jerusalém comprova que Jesus, verdadeiro Deus, é também verdadeiro homem, nascido de uma mulher e submetido à Lei. Exatamente por isso, após os quarenta dias que indicavam o tempo de purificação da mulher que deu à luz um filho, ela e o menino vão ao templo, conduzidos pelo fiel e justo José, para cumprir as práticas indicadas pela Lei, ou seja, consagrar o primogênito a Deus e oferecer o sacrifício de purificação. A indicação de que oferecem dois pombinhos confirma a origem pobre da família de Nazaré, pois os ricos da época ofereciam um cordeiro (cf. Lv 12).
(Dia a dia com o Evangelho 2026)
https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/2-segunda-feira-10/

Reflexão

«Agora, Senhor, segundo a tua promessa, deixas teu servo ir em paz, porque meus olhos viram a tua salvação»

Rev. D. Lluís RAVENTÓS i Artés
(Tarragona, Espanha)

Hoje, aguentando o frio do inverno, Simeão aguarda a chegada do Messias. Há quinhentos anos, quando se começava a levantar o Templo, houve uma penúria tão grande que os construtores se desanimaram. Foi então quando Ageo profetizou: «O esplendor desta casa sobrepujará o da primeira - oráculo do Senhor dos exércitos» (Ag 2,9); e completou que «sacudirei todas as nações, afluirão riquezas de todos os povos e encherei de minha glória esta casa, diz o Senhor dos exércitos» (Ag 2,7). Frase que admite diversos significados: «o mais apreciado», dirão alguns, «o desejado de todas as nações», afirmará são Jerônimo.
A Simeão «Fora-lhe revelado pelo Espírito Santo que não morreria sem primeiro ver o Cristo do Senhor» (Lc 2,26), e hoje, «movido pelo Espírito», subiu ao Templo. Ele não é levita, nem escriba, nem doutor da Lei, é somente um homem «Ora, havia em Jerusalém um homem chamado Simeão. Este homem, justo e piedoso, esperava a consolação de Israel, e o Espírito Santo estava nele» (Lc 2,25) O vento sopra onde quer e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim é também todo aquele que nasceu do Espírito”. (cf. Jo 3,8).
Agora comprova com desconcerto que não se tem feito nenhum preparativo, não se veem bandeiras, nem grinaldas, nem escudos em nenhum lugar. José e Maria cruzam a explanada levando o Menino nos braços. «Levantai, ó portas, os vossos frontões, erguei-vos, portas antigas, para que entre o rei da glória» (Sal 24,7), clama o salmista.
Simeão avança para saudar a Mãe com os braços estendidos, recebe ao Menino e abençoa a Deus, dizendo: «Agora, Senhor, deixai o vosso servo ir em paz, segundo a vossa palavra. Porque os meus olhos viram a vossa salvação. Que preparastes diante de todos os povos, como luz para iluminar as nações, e para a glória de vosso povo de Israel» (Lc 2,29-32).
Depois diz a Maria: «E uma espada traspassará a tua alma!» (Lc 2,35). Mãe! —digo-lhe— quando chegue o momento de ir à casa do Pai, leva-me nos braços como Jesus, que também eu sou teu filho e menino.

Pensamentos para o Evangelho de hoje

- «Chegou já aquela luz verdadeira que vindo para este mundo ilumina todo homem. Deixemos, irmãos, que esta luz nos penetre e nos transforme. Nenhum de nós ponha obstáculos para esta luz. Imitemos a alegria de Simeão e, como ele, cantemos um hino de ação de graças» (São Sofrônio)

- «O anúncio de Simeão parece como um segundo anúncio para Maria, porque lhe indica a concreta dimensão histórica na qual o Filho vai cumprir sua missão, em outras palavras, na incompreensão e na dor» (São João Paulo II)

- «Com Simeão e Ana, é toda a espera de Israel que vem ao encontro de seu Salvador. Jesus é reconhecido como o Messias tão esperado, “luz das nações” e “gloria de Israel”, mas é também “sinal de contradição”. A espada de dor predita a Maria anuncia esta outra oblação, perfeita e única, da cruz, que dará a salvação que Deus “preparou diante de todos os povos”» (Catecismo da Igreja Católica, n°529)
https://evangeli.net/evangelho/feria/2026-02-02

Reflexão

A Apresentação do Senhor no Templo de Jerusalém

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje, quarenta dias depois do Natal, Maria e José levam o Menino ao Templo para oferecê-lo ao Senhor. Simeão e Ana, inspirados por Deus, reconhecem em Jesus ao Messias tão esperado por Israel e profetizam sobre Ele. Neste mistério —simples e solene— a Igreja celebra a Cristo, o Consagrado do Pai, primogênito da nova humanidade.
A Sagrada Família cumpre o que prescrevia a Lei: Purificação da mãe, oferenda do primogênito a Deus e seu resgate através de um sacrifício. O “mensageiro da Aliança” entra em sua casa e se submete à Lei; vai a Jerusalém para entrar —obedecendo— na casa de Deus; vem como novo "sumo sacerdote", compassivo e fiel, para expiar os pecados do povo. Sendo ainda criança começa a avançar pelo caminho da obediência, que percorrerá até as últimas conseqüências.
—Maria escuta que uma “espada” de dor traspassará sua alma: Sua missão não acabaria na Encarnação, senão que se completaria com sua amorosa participação na morte do Filho.
https://evangeli.net/evangelho-master/feria/2026-02-02

Comentário sobre o Evangelho

Santa Maria oferece seu filho Jesus a Deus


Hoje, admiramos a generosidade de Nossa Senhora. Ela, com o Menino e S. José, sobe a Jerusalém. Jesus tem 40 dias. A Virgem leva-o ao Templo para o oferecer a Deus: o “Menino-Deus” é oferecido ao “Pai-Deus”, para nossa salvação. Assim, através de Maria, o Filho oferece-se ao Pai.
- Maria “desprende-se” do seu Filho... Anos mais tarde, ao pé da Cruz escutará: «Mulher, aí tens o(s) teu(s) filho(s)». Mas que troca!: Ela entrega o seu Filho e, em troca, recebe-nos a nós. Quem ficou a ganhar? Todos, sem dúvida.
https://family.evangeli.net/pt/feria/2026-02-02

Meditação

A Palavra: dos ouvidos ao coração!

São José e Nossa Senhora, obedientes à Lei do Senhor, levam o Menino Jesus para ser apresentado ao Senhor, no Templo de Jerusalém. Esse gesto nos relembra o nosso batismo, quando, conduzidos pelos nossos pais, também fomos apresentados ao Senhor. No Templo de Jerusalém, a Sagrada Família encontra Simeão, um homem justo e fiel ao Senhor. Ele rende louvores a Deus porque contemplou Jesus Cristo, o Salvador Prometido. Jesus Cristo, aquele que foi apresentado ao Senhor, está vivo e presente entre nós na Sagrada Eucaristia. A atitude de Simeão nos provoca a render graças ao nosso bom Deus, porque nossos olhos também contemplam o Redentor da humanidade que, no Pão Eucarístico, quis viver entre nós. A fé partilhada na vida comunitária nos aproxima de Cristo e do irmão.
Coleta
— OREMOS: DEUS ETERNO E TODO-PODEROSO, humildemente vos suplicamos: assim como o vosso Filho único, revestido da natureza humana, foi hoje apresentado no templo, fazei que, também nós, possamos nos apresentar diante de vós com os corações purificados. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
https://www.a12.com/reze-no-santuario/deus-conosco?data=02%2F02%2F2026&leitura=meditacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário