quinta-feira, 25 de dezembro de 2025

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 24/12/2025

ANO A


Missa da manhã

Lc 1,67-79

Comentário do Evangelho

A Salvação Chegou: Zacarias Louva a Deus


Neste Evangelho somos convidados a contemplar a fidelidade divina que se faz presente no seu tempo e no seu modo. A figura de Zacarias nos revela que Deus não se esquece das promessas feitas a seus servos, mesmo quando tudo parece demorado ou impossível. Ele “visitou o seu povo e lhe concedeu salvação” (Lc 1,68) e nos mostra que a história da salvação não é apenas lembrança — é efetiva e atual.
Quando Zacarias profetiza que “o sol que nasce do alto nos visitará” (Lc 1,78), ele está anunciando que aquela luz que rompeu a noite de Israel veio em pessoa: Jesus Cristo. Assim, o Natal nos coloca diante deste mistério: Deus que entra no tempo humano, que assume a nossa condição, e ilumina as trevas.
Isso nos leva a duas atitudes de fé essenciais:

Reconhecer a história salvadora: acolher que Deus age mesmo em circunstâncias humanas, com limitações, medos e espera.

Responder com esperança vibrante: vivendo com liberdade, justiça e santidade “em sua presença, todos os nossos dias” (Lc 1,75), porque vida nova nos foi dada.

Hoje somos chamados a nos colocar em vigília ativa: como aqueles que esperam o cumprimento das promessas, mas também como aqueles que já experimentaram a visita de Deus. Que nossa vida seja anúncio desse “sol que nasce do alto”, de modo que onde houver escuridão possa brilhar a compaixão, o perdão e a paz de Cristo.
https://catequisar.com.br/liturgia/24-12-2025/

Reflexão

Após recuperar a voz, Zacarias é inundado pelo Espírito Santo e proclama as bênçãos derramadas por Deus sobre o povo, com um hino conhecido pelo nome de Benedictus. A primeira parte do Benedictus recorda a misericórdia de Deus e sua fidelidade à Aliança; a segunda é dirigida a João, o menino escolhido por Deus para anunciar ao mundo a chegada do Messias, preparando-lhe o caminho. O Salvador, no entanto, não é um rei guerreiro, como foi Davi, mas um mestre, que traz a salvação sob a forma de perdão dos pecados e da promoção da paz e do amor. Neste dia de expectativa pelo nascimento de Jesus, cantemos todos, como Zacarias, a alegria por ver a salvação se aproximar.
(Dia a Dia com o Evangelho 2025 - PAULUS)
https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/24-quarta-feira-11/

Reflexão

«Que envia o sol nascente do alto para nos visitar, para iluminar os que estão nas trevas»

Rev. D. Ignasi FABREGAT i Torrents
(Terrassa, Barcelona, Espanha)

Hoje, o Evangelho recolhe o cântico de louvor de Zacarias após o nascimento do seu filho. Na primeira parte, o pai de João dá graças a Deus, na segunda parte os seus olhos voltam-se para o futuro. Todo ele propaga alegria e esperança ao reconhecer a ação salvadora de Deus para com Israel, que culmina na vinda do próprio Deus encarnado, preparada pelo filho de Zacarias.
Já sabemos que Zacarias tinha sido castigado por Deus devido à sua incredulidade. Porém, agora quando a ação divina se manifesta totalmente na sua própria carne – pois recupera a fala — exclama aquilo que até então não podia dizer senão com o coração; e certamente que o dizia: «Bendito seja o Senhor, Deus de Israel … (Lc 1,68). Quantas vezes vemos as coisas de forma obscura, negativa, pessimista! Se tivéssemos a visão sobrenatural que Zacarias demonstra no Canto do Benedictus, viveríamos permanentemente com alegria e esperança.
«O Senhor está próximo; o Senhor já está aqui!» O pai do Percursor está consciente de que a vinda do Messias é, acima de tudo, luz. Uma luz que ilumina os que vivem na obscuridade, nas sombras da morte, ou seja, nós próprios! Oxalá nos demos conta, com plena consciência, de que o Menino Jesus vem iluminar as nossas vidas, vem guiar-nos, assinalar-nos por onde devemos andar…! Oxalá nos deixemos guiar pelas suas inspirações, por aquela esperança que nos transmite!
Jesus é o «Senhor» (cf. Lc 1,68.76), mas também é o «Salvador» (cf. Lc 1,69). Estas duas confissões (atribuições) que Zacarias faz a Deus, tão próximas da Noite de Natal, sempre me surpreenderam, porque são exatamente as mesmas que o Anjo do Senhor atribuirá a Jesus no anúncio aos pastores e que podemos escutar com emoção logo à noite na Missa da Meia Noite. É que quem nasce é Deus!

Pensamentos para o Evangelho de hoje

- «Nós somos a tua imagem e Tu és a nossa, graças à união que realizaste no homem. É através deste imenso amor que suplico humildemente a Vossa Majestade, com todas as forças da minha alma, que tenhais piedade, com toda a vossa generosidade, destas vossas miseráveis criaturas» (Santa Catarina de Sena)

- «Misericórdia: é a lei fundamental que habita no coração de cada pessoa quando observa, com olhos sinceros, o irmão que encontra no caminho da sua vida. Misericórdia: é a via que une Deus e o homem» (Francisco)

- «São João Baptista é o precursor imediato do Senhor, enviado para Lhe preparar o caminho (cf. Mt 3,3); e inaugura o Evangelho» (Catecismo da Igreja Católica, nº 523)
https://evangeli.net/evangelho/feria/2025-12-24

Reflexão

O "Benedictus" de Zacarias

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje, a Zacarias —que tinha ficado mudo por não ter acreditado no Arcanjo Gabriel—, Deus ao perdoa-o lhe concede o dom de profetizar no canto do “Benedictus”. Louva a Deus porque nos visitou. Antigamente, “adventus” era um termo técnico que indicava a chegada de um funcionário, em particular a visita de reis ou imperadores às províncias. Mas também podia se utilizar para a aparição de uma divindade, que saia de sua moradia oculta manifestando assim, seu poder divino.
Jesus é o Rei que, ao entrar nesta pobre província chamada terra, nos fez o dom de sua visita. Com ela nos ilumina: nas trevas de uma história ainda não redimida, as luzes da esperança só se acendiam lentamente, até que ao fim veio Cristo, Luz do mundo. Jesus Cristo é o “mistério de salvação”.
—O Salvador esperado pelas pessoas é cumprimentado como “Astro nascente”, a estrela que me guia —já sem temores— para a salvação prometida por Deus e realizada em Jesus Cristo.
https://evangeli.net/evangelho-master/feria/2025-12-24

Comentário do Evangelho

O Benedictus de Zacarias: «Bendito seja o Senhor, Deus de Israel»


Hoje, o protagonista é Zacarias. Ao dar o nome de João ao seu filho, Deus devolve-lhe a voz. Agora Zacarias já não perderá mais tempo a duvidar do poder de Deus e começa imediatamente a louvar Deus com uma oração que se chama “Benedictus” (“Bendito”).
- Esta oração de Zacarias parece-se muito ao “Magnificat” que a Virgem Maria tinha rezado. Temos de nos fixar em Santa Maria e aprender d’Ela, como fez Zacarias!
https://family.evangeli.net/pt/feria/2025-12-24

Missa da Noite (do Galo)

Lc 2,1-14

HOMILIA

A Palavra: dos ouvidos ao coração!

A humanidade “andava na escuridão” e “viu uma grande luz”, a presença de Deus na vida e atuação do rei descendente de Davi. Assim, “todos se regozijam” em sua presença, “como alegres ceifeiros na colheita”, pois ele quebrou a canga que os oprimia. “Botas de tropa de assalto, trajes manchados de sangue”, tudo seria devorado pelas chamas, e para sempre.
Essa feliz reviravolta na história é porque “nasceu para nós um menino, foi-nos dado um filho... grande será o seu reino e a paz não há de ter fim sobre o trono de Davi e sobre seu reinado”.
Esse imenso sonho que o Pai sempre alimentou em favor da humanidade, ele o vê realizado em Jesus. Este sim é essa Luz-presença divina, mas não apenas humana como descendente de Davi, nascido de Maria na davídica Belém. Mas, concebido pelo Espírito Santo em seu seio, é também e plenamente Filho de Deus, o divino Messias prometido: “hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós um Salvador, que o Cristo Senhor”.
Apesar de ser Deus, Criador de tudo, quis experimentar a condição de criatura, mas até a extrema precariedade, solidário com os humanos mais marginalizados. Apresenta-se por primeiro aos desprezados pastores, como “recém-nascido envolvido em faixas e deitado numa manjedoura”, “pois não havia lugar para eles na hospedaria”.
São Paulo o vê como “a graça de Deus trazendo salvação para todos os homens”. Desde que nasceu, ele começou a nos salvar. Mas, o auge da libertação ele nos trouxe na cruz: “ele se entregou por nós, para nos resgatar de toda maldade e purificar para si um povo que lhe pertença e que se dedique a praticar o bem”.
Ele é o menino que nasceu para nós, o filho que nos foi dado. Ele viveu em plenitude o sonho profético de Deus, foi a divina paz acontecendo em plenitude na terra. Foi a absoluta negação de toda violência. “Botas de tropa de assalto, trajes manchados de sangue”, sinais de guerra, de violência, em sua passagem e experiência entre nós, foi realmente tudo “queimado e devorado pelas chamas”, nem sequer sombra disso tocou nele.
Ele é o Salvador enquanto “o primogênito entre muitos irmãos” (Rm 8,29). Veio inaugurar um povo novo, abrir-nos o caminho do seguimento a ele, no coração, nos sentimentos, nas atitudes. Cabe-nos permitir que nos resgate “de toda maldade”, nos integre no povo que lhe pertence, pela prática do bem, a fermentar a inteira humanidade desse lampejo de Luz-paz divina!
Pe. Domingos Sávio da Silva, C.Ss.R.
https://www.a12.com/reze-no-santuario/deus-conosco?data=24%2F12%2F2025&leitura=homilia

Coleta
— OREMOS: Ó DEUS, que fizestes resplandecer esta noite santíssima com a claridade da verdadeira luz, concedei que, tendo conhecido na terra este mistério, possamos também participar da sua glória no céu. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.
https://www.a12.com/reze-no-santuario/deus-conosco?data=24%2F12%2F2025&leitura=meditacao


QUE O MENINO JESUS NASÇA,


TODOS OS DIAS ESEU CORAÇÃO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário