

Hoje contemplamos, mais uma vez, esta cena extraordinária da Anunciação. Deus, sempre fiel a suas promessas, por meio do anjo Gabriel, diz a Maria que tem sido escolhida para trazer o Salvador ao mundo. Assim como o Senhor costuma agir, o maior acontecimento da Humanidade —o Criador e Senhor de todas as coisas se tornou homem como nós—, acontece do jeito mais simples: uma moça, num povoado pequeno de Galiléia, sem espetáculo.
A maneira é simples, o acontecimento é excepcional. Como também são grandes as virtudes da Virgem Maria: cheia de graça, o Senhor está com Ela, humilde, simples, disposta a fazer a vontade de Deus, generosa. Deus tem planos para ela, para você e para mim, mas Ele espera a colaboração livre e amorosa de cada um para cumpri-los. Maria nos dá um exemplo disso: «Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra» (Lc 1,38). Não é só um sim à mensagem do anjo; é colocar-se nas mãos do Pai-Deus, abandonar-se confiadamente na sua providência, é dizer sim e deixar agir ao Senhor agora e em todas as circunstâncias da vida.
Da resposta de Maria, como também da nossa resposta ao que Deus nos pede- escreve São Josemaria- «não esqueças, dependem muitas coisas grandes».
Estamos nos preparando para celebrar o Natal. A melhor maneira de fazê-lo é ficar perto de Maria, contemplando a sua vida e procurando imitar suas virtudes para poder receber ao Senhor com um coração bem disposto: —O que espera Deus de mim, agora, hoje, no meu trabalho, com as pessoas que tenho contato, na relação com Ele? São situações pequenas do dia a dia, mas depende da resposta que demos!
Pensamentos para o Evangelho de hoje
- «Pela obediência foi causa da salvação própria e da salvação de todo o género humano» (São Irineu)
- «Maria é a dócil serva da Palavra divina. Tinha motivos para ter medo, porque levar sobre si mesma o peso do mundo, ser a mãe do Rei do universo, era superior às forças de um ser humano. Por isso, o Arcanjo lhe repetiu “Não temas” tão típico da Escritura» (Bento XVI)
- «O anjo Gabriel, no momento da Anunciação, saúda-a como ‘cheia de graça’ (Lc 1,28). Efetivamente, para poder dar o assentimento livre da sua fé ao anúncio da sua vocação, era necessário que Ela fosse totalmente movida pela graça de Deus» (Catecismo da Igreja Católica, nº 490)
Fonte: Evangeli - Evangelho - Feria em 20/12/2023 e 20/12/2024
Reflexão
A anunciação
REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje consideramos a hora decisiva da história humana: Maria se oferece —corpo e alma— como moradia a Deus. Nela e Dela, o Filho de Deus tomou carne. Por meio Dela, a Palavra se fez carne e Maria se tornou “loja viva” do Verbo. O que é ânsia de todas as culturas —que Deus habite entre nós— ai se faz realidade.
Escutando com o coração, devotamente: Essa é a atitude própria de Maria Santíssima. No ícone emblemático da Anunciação vemos à Virgem recebendo ao Mensageiro celestial enquanto está meditando a Sagrada Escritura. Maria é a dócil servidora da Palavra divina. Havia motivos para ter medo, porque levar encima o peso do mundo, ser a mãe do Rei do universo, era superior às forças de um ser humano. Por isso, o Arcanjo lhe repetiu o “Não temais” tão típico da Escritura.
—Santa Maria responde “sim” e incorpora toda sua existência à vontade divina, abrindo a porta do mundo a Deus.
Fonte: Evangeli - Evangelho Master - Feria em 20/12/2023 e 20/12/2024
Reflexão
Maria pondera a "Palavra" e se converte em Mãe de Deus por seu "sim" à vontade divina
REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje admiramos a resposta de Maria ao anjo. Em primeiro lugar, diante da saudação do anjo, Maria sofre turbação —como sucedeu a Zacarias—, mas ela reflete e se confronta interiormente com a palavra. Ela não se detém da primeira inquietude pela proximidade de Deus, e sim, que tenta compreender. É a imagem da Igreja que reflete sobre a Palavra de Deus para compreendê-la em sua totalidade e guardar o dom em sua memória.
Depois, a diferença da reação de Zacarias, Maria não duvida: não pergunta sobre o "que", mas sim sobre o "como" pode cumprir-se a promessa, sendo isto incompreensível para ela. O anjo confirma que será mediante a chegada do Espírito Santo. Maria, finalmente, responde simplesmente "sim", declarando-se a serva do Senhor.
—Deus, ao criar a liberdade, se fez em certo modo dependente do homem: seu poder está vinculado ao "sim" não forçado de uma pessoa humana. Maria se converte em Mãe por seu "sim": "Faça-se em mim segundo sua palavra".
Fonte: Evangeli - Evangelho Master - Feria em 20/12/2023 e 20/12/2024
Comentário sobre o Evangelho
A Anunciação: o anjo Gabriel foi enviado por Deus a Maria
Hoje admiramos a obediência de Maria. Ante o Arcanjo apresenta uma dúvida: como posso ser mãe se não conheço um homem? Certo! Ela e José estavam prometidos, mas não casados. Deus é Pai e podemos apresentar-lhe nossas dúvidas. O Arcanjo respondeu a pregunta de Maria e ela não o “deixou tonto” com mais perguntas o pedindo-lhe demonstrações…».
-Maria disse: «Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra».
Fonte: Family Evangeli - Feria em 20/12/2023 e 20/12/2024
Meditação
A Palavra: dos ouvidos ao coração!
Deus queria revelar-se como “Emanuel”, Deus-conosco, presença divina, mas igualmente humana, acontecendo num descendente de Davi, como Ezequias, o filho prometido ao rei Acaz. Mas, é pela humana Maria de Nazaré, na ação do Espírito, que esse milagre ocorre. Até fisicamente, em seu seio, ela se faz “habitação da divindade”. Sim, ao Filho que concebe, porá “o nome de Jesus”, pois é o “Filho de Deus”, o “Filho do Altíssimo”. Mas, mais que um seio de mulher, só de Maria, o Filho-Deus quer habitar no coração e na vida de todo ser humano, o que viveu plenamente já em sua Mãe. Se, como Maria, a Deus nos abrirmos, Ele, a quem nada é impossível, fará de nós “Emanuel”, divinas presenças suas no mundo, a serviço de toda a humanidade.
Coleta
DEUS ETERNO E TODO PODEROSO, pela anunciação do anjo, a Virgem imaculada acolheu vosso Verbo inefável e, como habitação da divindade, ficou repleta da luz do Espírito Santo. Concedei que, a seu exemplo, abracemos humildemente a vossa vontade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
.jpg)

Nenhum comentário:
Postar um comentário