quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 10/12/2025

ANO A


Mt 11,28-30

Comentário do Evangelho

Vinde a Mim, Senhor que Nos Dá Descanso


A Palavra de hoje nos convoca a descansar nos braços de Jesus, que conhece nosso cansaço e estende convite de paz. Ele não exige força para hoje, mas confiança no Seu cuidado contínuo. Que ao recebermos esse convite, deixemos cair os fardos que pesam no nosso coração para permitirmos que Ele fortaleça nossa alma.
https://catequisar.com.br/liturgia/10-12-2025/

Comentário do Evangelho

Tomai meu jugo e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração


As inúmeras prescrições dos doutores da Lei e a opressão do império romano deixam o povo cansado. O jugo era algo colocado sobre o pescoço dos animais de carga e dos escravizados, mas também simbolizava a Lei. Jesus se utiliza dessa imagem para anunciar um Reino diferente, que proporcionasse descanso e alívio do sofrimento. Ele é um Mestre compassivo, capaz de tocar a realidade mais profunda de seu povo. Seu jugo é suave e seu fardo, leve. Provém de um ensinamento baseado no amor e na compaixão, longe de regras escrupulosas que oprimem e excluem as pessoas, como fazem os escribas e os fariseus. Na verdade, o convite para se aproximar dele é feito a todos, sobretudo aos pecadores, pobres e excluídos. Quem aceita e vai ao seu encontro, experimenta sua mansidão e sua ação salvífica, capaz de proporcionar a verdadeira paz. Aproximemo-nos do Senhor e apresentemos nossos fardos pesados e todas as situações que nos cansam. Estejamos sempre abertos para acolher seu suave ensinamento, a fim de que nossa caminhada de fé se torne cada vez mais leve.
Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.
Fontes: https://www.facebook.com/ParoquiaSantaCruzCampinas e https://comeceodiafeliz.com.br/evangelho/tomai-meu-jugo-e-aprendei-de-mim-que-sou-manso-e-humilde-de-coracao-101225

Reflexão

Carregar o fardo é sinal de escravidão, algo que surge várias vezes no Antigo Testamento, pois a história do povo escolhido é marcada continuamente por momentos sombrios de ganância e lutas pelo poder que conduzem à guerra e à falta de liberdade. Jesus não quer a escravidão, mas a libertação, por isso sua carga é suave e seu fardo é leve, devendo ser aceito no amor e na simplicidade. Também hoje somos escravos de muitas coisas. Submissos, andamos sem direção e corremos sem rumo, por isso nos sentimos constantemente cansados e fatigados. Jesus nos convida a abraçar o seu fardo, que nos coloca em harmonia com o mais íntimo de nós mesmos e nos mostra o amor do Pai.
(Dia a Dia com o Evangelho 2025 - PAULUS)
https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/10-quarta-feira-11/

Reflexão

«Meu jugo é suave e o meu fardo é leve»

P. Jacques PHILIPPE
(Cordes sur Ciel, França)

Hoje; Jesus leva-nos a repousar em Deus. Ele, certamente, é um Pai exigente, porque nos ama e nos convida a dar-lhe tudo, não é um verdugo. Quando nos exige alguma coisa é para nos fazer crescer no seu amor. O único mandamento é o de amar. Pode-se sofrer por amor, mas também nos podemos alegrar e descansar por amor...
A docilidade de Deus libera e enaltece o coração. Por isso Jesus, convida-nos a renunciar a nós mesmos para tomarmos a nossa cruz e segui-lo, diz-nos: «O meu jugo é suave e o meu fardo é leve» (Mt 11,30). Mesmo que por vezes nos custe obedecer à vontade de Deus, cumpri-la com amor acaba por nos encher de gozo: «Dirige-me na senda dos teus mandamentos, porque nela está minha alegria» (Sal 119,35).
Gostava de vos contar uma coisa. Por vezes, quando depois de um dia bastante esgotante, me vou deitar, percebo uma ligeira sensação dentro de mim que me diz: —Não entrarias um momento na capela para me fazeres companhia? Após uns instantes de desconcerto e resistência, termino por consentir e passar uns momentos com Jesus. Depois vou dormir em paz e tão contente, no dia seguinte não acordo mais cansado que de costume.
Não obstante, por vezes sucede-me o contrário. Perante um problema grave que me preocupa, penso: —Esta noite, durante uma hora, na capela, rezarei para que se resolva. E ao dirigir-me para a dita capela, uma voz diz-me no fundo do meu coração: —Sabes? Conformava-me mais que te fosses deitar imediatamente e confiasses em mim; eu ocupo-me do teu problema. E recordando a minha feliz condição de “servidor inútil”, vou dormir em paz, abandonando tudo nas mãos do Senhor...
Com tudo isto quero dizer que a vontade de Deus está onde existe o máximo amor mas não forçosamente onde está o máximo sofrimento... Há mais amor em descansar, graças à confiança do que em nos angustiarmos pela inquietude!

Pensamentos para o Evangelho de hoje

- «Tão leve é a carga de Cristo, que não só não oprime, senão que alivia. Convém que leves esta carga para sentir-te aligeirado; se a tiras de cima de ti, encontrar-te-ás oprimido» (São Agostinho)

- «Quando Deus põe o seu braço sobre o nosso ombro, como “seu jugo suave”, não se trata de um peso que nos faz sentir carregados, senão do gesto de aceitação cheio de amor. o “jugo” de este braço não é um peso, mas é a prenda do amor que nos sostiene e nos convierte em filhos» (Bento XVI)

- «O Verbo fez-Se carne, para ser o nosso modelo de santidade: ‘Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de Mim [...]’ (Mt 11,29)» (Catecismo da Igreja Católica, nº 459)
https://evangeli.net/evangelho/feria/2025-12-10

Reflexão

«Vinde a mim, todos vós que estais cansados e carregados de fardos, e eu vos darei descanso»

Rev. D. Jaume GONZÁLEZ i Padrós
(Barcelona, Espanha)

Hoje, acaba o ciclo de leituras semanais que tem como protagonista o profeta Isaías. Ele nos faz ver que a atualidade da vinda do Messias foi anunciada profeticamente.
Esperar o regresso do Senhor, seu “adventus”, exige do crente um claro propósito de não desfalecer, aconteça o que acontecer até então. Porque não podemos ignorar que a espera nem sempre resulta ligeira, e se pode chegar a pensar que, de fato, considerando a própria fraqueza, não se alcançará a perseverança de uma vida cristã com tenacidade. A tentação do desânimo está sempre perto dos que somos fracos por natureza.
Também pode nos trair o esquecimento de que o Reino vai abrindo passagem, sobretudo pela vontade de Deus, apesar das resistências dos que não temos uma “determinação determinada”, suficientemente decidida, para buscá-lo acima de tudo e com absoluta prioridade. Muitas vezes nos lamentamos do nosso cansaço: refletimos um pouco e damo-nos conta dos poucos resultados obtidos e, sem o poder evitar, sai-nos da alma uma queixa dirigida ao Senhor, mais ou menos explicita, perguntando-lhe como é que não nos ajudou o suficiente, como é possível que não tenha reparado no trabalho que realizamos. Aqui está nosso pecado! Convertemos Deus em nosso ajudante, ao invés de compreender que a iniciativa é sempre dele e que é dele o esforço principal.
Isaías, nesta perspectiva escatológica que marca as primeiras semanas do Advento, nos lembra quanto é grande e irresistível o poder do Senhor.
Em Jesus Cristo vemos cumprirem-se estas palavras do Profeta. «Vinde a mim (...) e encontrareis descanso» (Mt 11,28). No Senhor, no seu coração amoroso, todos encontramos o descanso necessário e a força para não desfalecer e, assim, poder esperá-lo com uma renovada caridade, enquanto nossa alma não cessa de O bendizer e nossa memória não esquece seus favores.
https://evangeli.net/evangelho/feria/2025-12-10

Reflexão

A “inspiração divina” nos redatores da “Bíblia”

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje procuramos o descanso na "Palavra de Deus": É este um refúgio certo? Na linguagem humana ocorre que uma palavra de certo peso costuma encerrar em si um relevo maior do que o autor, no seu momento, poderia ter consciência. Este valor (e/o significado) junto com a palavra —que vai mais além de seu instante histórico— resulta mais realce para as palavras que amadureceu no processo da história da fé.
No caso da "Bíblia", os redatores (inspirados por Deus) não falam simplesmente por e para si mesmos. A "inspiração sobrenatural" está em que o autor não fala como um sujeito privado, fechado em si mesmo. Fala em uma comunidade viva e, portanto, em um movimento histórico vivo que nem ele, nem a coletividade construiu, e sim onde atua uma força diretriz superior.
—Senhor-Deus, o longo caminho da "Bíblia" até a vinda de Jesus é um "grande advento" que tem guiado ao homem até o refúgio da Verdade plena.
https://evangeli.net/evangelho-master/feria/2025-12-10

Comentário do Evangelho

Jesus fala ao povo: «Vinde a mim; Eu vou te dar descanso"


Hoje Jesus nos sopra uma ideia muito boa. Às vezes estamos cansados e “sobrecarregados”, ou seja, com muitos trabalhos e coisas por fazer… Assim é o mundo moderno: muita atividade! E, talvez, pouco tempo para nossos amores, para conviver com nossos seres queridos.
—No Natal Deus não vem para fazer muitas cosas, senão para viver conosco. Para ensinar-nos que a fatiga do amor se transforma em alegria: porque amar e ser amado é o mais bonito do mundo.
https://family.evangeli.net/pt/feria/2025-12-10

Meditação

A Palavra: dos ouvidos ao coração!

Que engano pensar que Deus nos abandonou: “Minha vida ocultou-se da vista do Senhor!” Sim, Ele tudo criou, “expressa em números o exército das estrelas”, chama cada uma pelo nome e nenhuma falta à chamada, criou os confins da terra. É o Criador grandioso, mas “não falha nem se cansa”, “é bondoso e compassivo”, “dá coragem ao desvalido”. Em Jesus, livra-nos do cansaço que nos causam os fardos de nossos pecados e fragilidades. E nos oferece o seu jugo, que “é suave” e seu fardo que “é leve”, os quais nos dão descanso. Sendo fardo ou jugo de amor, de serviço, não deixa de ser peso, mas um peso que dá sentido à vida. Tendo alguém por quem carregar um fardo, vale a pena viver!
Coleta
Ó DEUS TODO-PODEROSO, que nos mandais preparar o caminho para o Cristo Senhor, fazei que, confortados pela presença do divino médico, nenhuma fraqueza possa abater-nos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
https://www.a12.com/reze-no-santuario/deus-conosco?data=10%2F12%2F2025&leitura=meditacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário