terça-feira, 15 de outubro de 2024

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 15/10/2024

ANO B


Lc 11,37-41

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

O vosso interior está cheio de roubos e maldades


Muita coisa acontece nessa segunda etapa da subida a Jerusalém. Os discípulos vão vendo e vão aprendendo. Aprendem com as palavras e aprendem com os acontecimentos. O acontecimento de hoje e de amanhã é um almoço na casa de um fariseu. Jesus não faz a ablução ritual das mãos, o que causa admiração em quem o convidou. Jesus podia não criar problemas. O que custa jogar um pouco de água nas mãos e depois se sentar à mesa? Jesus, porém, quer ensinar e denunciar. Ele denuncia a hipocrisia e ensina que o rito sem conteúdo não tem nenhum significado.
O copo está limpo e você está sujo! É preciso limpar-se por dentro e tirar o que está sujando a pessoa. Jesus aponta duas causas da imundície interior: o roubo e a maldade. A conclusão é clara. Se o que está dentro de você é resultado de roubo e maldade, dê tudo em esmola a quem precisa e tudo ficará puro para você. Algumas traduções dizem: “Dai em esmola o que tendes”. O que tendes e o que está dentro aqui se equivalem.
O que está dentro é o que tenho, é o fruto da rapina, ou seja, dinheiro desviado e roubado. As soluções de Jesus terminam sempre no irmão pobre e desvalido. Socorre esse irmão, dá tudo o que você tem para ele e tudo se tornará puro para você! São Lucas está sempre muito atento ao que se faz com o dinheiro.
Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.
Fontes: https://catequisar.com.br/liturgia/o-vosso-interior-esta-cheio-de-roubos-e-maldades/ e https://www.comeceodiafeliz.com.br/evangelho/-denuncias-contra-fariseus-e-especialistas-da-lei-15102024

Reflexão

Fazer refeição em casa de um fariseu pode acarretar a Jesus algum desconforto. Com efeito, neste episódio, o fariseu critica Jesus por sentar-se à mesa sem antes ter-se lavado. Os fariseus davam muita importância a certas ações exteriores, como se fossem obras agradáveis a Deus. Não executá-las seria transgredir a Lei. Jesus aponta para o essencial: a pureza de coração, a reta intenção, o amor ao próximo. Não basta a boa intenção, é necessário traduzi-la em gestos concretos. Por isso, Jesus lança aos fariseus um intrigante desafio: “Deem como esmola o que vocês têm, e tudo ficará puro para vocês”. Dar esmola, símbolo da prática da caridade fraterna, é mais significativo e valioso do que a simples limpeza das mãos e dos utensílios domésticos.
(Dia a dia com o Evangelho 2024)
https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/15-terca-feira-9/

Reflexão

«Antes, dai em esmola o que está dentro, e tudo ficará puro para vós»

Rev. D. Pedro IGLESIAS Martínez
(Rubí, Barcelona, Espanha)

Hoje, o evangelista situa a Jesus num banquete: Um fariseu rogou-lhe que fora a comer com ele (Lc 11,37). A boas horas teve tal ocorrência! Que cara deveu pôr o anfitrião quando o convidado saltou a norma ritual de se lavar (que não era um preceito da Lei, senão da tradição dos antigos rabinos) e além disso lhes censurou categoricamente a ele e ao seu grupo social. O fariseu não acertou no dia e, o comportamento de Jesus, como dizemos hoje, não foi politicamente correto.
Os evangelhos mostram-nos que ao Senhor lhe importava pouco o que dirão e o politicamente correto; por isso, pese a quem pese, ambas coisas não devem ser norma de atuação de quem se considere cristão. Jesus condena claramente a atuação própria da dupla moral, a hipocrisia que procura conveniência ou o engano: Vós, fariseus, limpais por fora o copo e a travessa, mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades (Lc 11,39). Como sempre, a Palavra de Deus nos interpela sobre usos e costumes de nossa vida quotidiana, na que acabamos convertendo em valores ciladas que tentam dissimular os pecados de soberbia, egoísmo e orgulho, numa tentativa de globalizar a moral no politicamente correto, para não destoar e não ficar marginados, sem que importe o preço a pagar, nem como enegreçamos nossa alma, pois, afinal de contas, todo mundo o faz.
Dizia São Basilio que de nada deve fugir o homem prudente tanto como de viver segundo a opinião dos demais. Se somos testemunhas de Cristo, temos de saber que a verdade sempre é e será verdade, ainda que chovam chuços. Esta é nossa missão no meio dos homens com quem compartilhamos a vida, tentando nos manter limpos segundo o modelo de homem que Deus nos revela em Cristo. A limpeza do espírito passa acima das formas sociais e, se em algum momento surge-nos a dúvida, lembre-se que os limpos de coração verão a Deus. Que a cada um escolha o objetivo de sua mirada para toda a eternidade.

Pensamentos para o Evangelho de hoje

- «As coisas parecem-nos menos difíceis quando as vemos feitas nos outros» (Santo Ambrósio)

- «A fé vai antes de tudo da palavra à ideia, mas sempre tem que voltar da ideia à palavra e à ação» (Bento XVI)

- «Os pais são os primeiros responsáveis pela educação dos filhos. Testemunham esta responsabilidade, primeiro pela criação dum lar onde são regra a ternura, o perdão, o respeito, a fidelidade e o serviço desinteressado. O lar é um lugar apropriado para a educação das virtudes (…)» (Catecismo da Igreja Católica, nº 2.223)
https://evangeli.net/evangelho/feria/2024-10-15

Reflexão

"Se Deus daretur" (salvar a razão abrindo-a à fé)

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje —escutando a recriminação de Jesus aos fariseus— comprovamos como a ideia de Deus pode instrumentalizar-se e ser fulminante: este é o perigo que corre a religião. Mas, também uma razão que se separa completamente de Deus e quer confiná-lo ao âmbito do puramente subjetivo perde o norte e dá lugar a forças destrutivas.
Se a ilustração foi em busca dos fundamentos morais válidos "etsi Deus no daretur" (como se Deus não existisse), hoje devemos convidar aos agnósticos a que se abram a uma moral "se Deus daretur". Sem este ponto absoluto de referência (Deus), o obrar humano se perde na incertidão. Os cristãos estão chamados não certamente a pôr limites à razão, mas sim a negar-nos a que se reduza o âmbito do fazer.
—Senhor, me esforçarei para afirmar a capacidade de nossa razão para perceber o que é bom e Aquele que é Bom. Só assim livraremos a autêntica batalha a favor do homem e contra a inumanidade.
https://evangeli.net/evangelho-master/feria/2024-10-15

Comentário sobre o Evangelho

O que conta é ter um coração puro; não a aparência externa


Hoje o Mestre, que não tem manias, está comendo com um fariseu. Jesus é amigo de todos. E, como bom amigo, não se cala as coisas e denuncia os vícios: «Vos, os fariseus, purificais por fora a taça e o prato, enquanto por dentro estás cheios de rapina e maldade».
—Esta denúncia segue vigente também para nós. Nós? Pois sim! Eis aqui alguns de nossos esportes favoritos: “o politicamente correto”, “tirar a pedra e esconder a mão”… Ele “como” sem importar o “que”. O que você acha?

Meditação

“Dai esmola do que possuís e tudo ficará puro para vós.” Não precisamos imaginar que Jesus disse tudo isso na mesma ocasião, quando almoçava com o fariseu. É fácil perceber que Ele insiste na importância maior que se deve dar ao interior, à higiene do coração. E o que mais nos garante a pureza de coração é a caridade, o amor aos outros, a preocupação em ajudá-los em tudo o que pudermos, também partilhando com eles nossos bens materiais.
Oração
DEUS, pelo vosso Espírito suscitastes Santa Teresa para indicar à Igreja um novo caminho na busca da perfeição; concedei-nos encontrar sempre alimento em sua doutrina espiritual e ser inflamados pelo desejo da verdadeira santidade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário