quinta-feira, 1 de agosto de 2024

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 01/08/2024

ANO B


Mt 13,47-53

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar


Outra comparação, para percebermos com que o Reino dos Céus é parecido, é feita com a rede do pescador. Ele lança a rede, pega peixe de todo tipo, separa os bons dos que não prestam, fica com os bons e joga fora os que não servem. Jesus aplica esta comparação ao que vai acontecer no fim do mundo.
Os anjos virão para separar os maus dos justos. Os maus serão jogados na fornalha de fogo. Evidentemente, tanto a rede do pescador é um exemplo dado por Jesus quanto a fornalha de fogo. De qualquer forma, a rede cheia de gente boa e ruim no mundo das religiões é uma realidade atual, enquanto a fornalha ardente é para o fim do mundo. Enquanto esse fim do mundo não chega, estamos juntos, bons e maus.
É normal pensar que os maus influenciam os bons. Cinco alunos maus podem contaminar uma escola inteira de cinco mil estudantes. Os cinco, porém, não têm a força do fermento para levedar toda a massa. Deveriam ter ou poderiam ter. O escriba que se torna discípulo do Reino tira do seu tesouro coisas novas e velhas. O escriba que se tornou discípulo é o próprio São Mateus.
Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.
Fontes: https://catequisar.com.br/liturgia/o-reino-dos-ceus-e-ainda-como-uma-rede-lancada-ao-mar/ e https://www.comeceodiafeliz.com.br/evangelho/compreendestes-todas-essas-coisas-01082024

Reflexão

O Reino dos Céus está aberto a todos. Entretanto, tem suas exigências. Em seus ensinamentos, Jesus deixa claro que a busca do Reino supõe a prática da justiça e do amor, o desapego dos bens materiais, o exercício da fraternidade e as relações de perdão e de paz. Os contravalores abarcam a injustiça e seus derivados: egoísmo, opressão, enriquecimento ilícito, atentado à vida; enfim, tudo o que prejudica o próximo. Cada pessoa toma consciência do bem e do mal e, livremente, faz sua escolha; com isso, escolhe também o fim que a espera. O bem será recompensado por Deus, e o mal, condenado. Todo dia é tempo para pegar a estrada do bem. Especialista em Reino de Deus, o Mestre pede a seus discípulos e à Igreja que valorizem a Palavra de Deus (Antiga e Nova Aliança).
(Dia a dia com o Evangelho 2024)
https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/1-quinta-feira-5/

Reflexão

«Recolhem em cestos o que é bom e jogam fora o que não presta»

Rev. D. Ferran JARABO i Carbonell
(Agullana, Girona, Espanha)

Hoje, o Evangelho constitui uma chamada vital à conversão. Jesus não nos poupa da dura realidade: «Os anjos virão para separar os maus dos justos, e lançarão os maus na fornalha de fogo» (Mt 13,49-50). E a advertência é clara! Não podemos fraquejar.
Agora devemos optar livremente: ou buscamos a Deus e ao bem com todas as nossas forças, ou colocamos nossa vidas à beira da morte. Ou estamos com Cristo ou estamos contra Ele. Converter-se significa, nesse caso, optar totalmente por fazer parte do grupo dos justos e levar uma vida digna de filhos. Porém, temos em nosso interior a experiência do pecado: sabemos o bem que deveríamos fazer, mas fazemos o mal; como podemos dar uma verdadeira unidade às nossas vidas? Sozinhos, não podemos fazer muito. Somente se nos colocamos nas mãos de Deus podemos fazer algum bem e pertencer ao grupo dos justos.
«Por não sabermos quando virá nosso Juiz, devemos viver cada dia como se não houvesse o dia seguinte» (São Jerônimo). Essa frase é um convite a viver com intensidade e responsabilidade nossa vida cristã. Não se trata de ter medo, mas sim de viver com esperança esse tempo de graça, louvor e glória.
Cristo nos ensina o caminho para nossa própria glorificação. Cristo é o caminho, portanto, nossa salvação, nossa felicidade e tudo o que possamos imaginar passa por Ele. E se tudo o temos em Cristo, não podemos deixar de amar a Igreja que nos o apresenta e é seu corpo místico. Contra as visões puramente humanas dessa realidade é necessário que recuperemos a visão divino-espiritual: nada melhor do que Cristo e o cumprimento de sua vontade!

Pensamentos para o Evangelho de hoje

- «As minhas palavras são espírito e são vida, e não podem ser ponderadas com base em critérios humanos. Não devem de ser usadas para satisfazer a vã complacência, mas devem ser ouvidas em silêncio e devem ser recebidas com humildade» (Thomas de Kempis)

- «Aí onde vamos, mesmo na paróquia mais pequena, no canto mais perdido desta terra, lá está a única Igreja. E este é um grande dom de Deus. A Igreja é uma para todos» (Francisco)

- «(…) Para cumprir a vontade do Pai, Cristo inaugurou na terra o Reino dos céus. A Igreja é o Reino de Cristo ‘já presente em mistério’ (Concílio Vaticano II)» (Catecismo da Igreja Católica, nº 763)
https://evangeli.net/evangelho/feria/2024-08-01

Reflexão

O “novo” e o “velho” na Igreja

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje a história corre a uma velocidade meteórica: Num dia só se descobrem e produzem mais coisas do que “antes” num século. E a Igreja? É uma família que tem seu “patrimônio cultural”. Sem deixar de ser ela mesma, está chamada à “dinâmica da fidelidade”; uma compreensão atualizada (coisas “novas”) do perene tesouro da Revelação (coisas “velhas”).
É necessário que a doutrina —verdadeira e imutável —à que se deve prestar fielmente obediência, se aprofunde e exponha segundo as exigências de nosso tempo. De fato, uma coisa é o “depósito da" fé, quer dizer, as verdades que contém nossa venerável doutrina e, outra diferente o modo como se enunciam essas verdades, conservando por sua vez o mesmo sentido e significado.
—Senhor, te peço luz particularmente para o Papa e os Bispos. Eles são os administradores dos mistérios de Deus e os principais responsáveis de esta exigente "síntese de fidelidade e dinamismo", que deve viver todo teu Povo.
https://evangeli.net/evangelho-master/feria/2024-08-01

Comentário sobre o Evangelho

Parábolas de Jesus: A rede


Hoje Jesus rompe esquemas. Quem disse que a fé e a religião são cosas antiquadas e, inclusive, chatas? Há três séculos, no Ocidente especialmente, tem havido uma manada de “vivinhos” que o respeita incansavelmente. E Jesus, o que diz? Que quem procura o Reino dos Céus não tem tempo para aborrecer-se: nunca esgotaremos a riqueza do Evangelho!
—Todos esses falsos profetas vão desaparecendo. A Igreja não! Sempre jovem! E…, você também, procura não desaparecer!
https://family.evangeli.net/pt/feria/2024-08-01

Meditação

Falando ainda do Reino, Jesus diz que a salvação é oferecida a todos, a todos mesmo! Todos são amados e chamados para a vida! O amor, também o amor de Deus, não se impõe; espera nossa aceitação e respeita nossa liberdade. Somos responsáveis pela nossa decisão, nosso futuro está em nossas mãos. Se rejeitarmos o amor, não precisaremos de outro castigo, além de viver sem amor; e isto é extremamente terrível. Portanto, só o amor, e fundamentalmente o amor ágape, nos realiza, nos dá a verdadeira vida.
Oração
Ó Deus, que despertais continuamente em vossa Igreja novos exemplos de virtude, dai-nos seguir de tal modo os passos do bispo Santo Afonso Maria de Ligório, em seu zelo pela salvação de todos, que alcancemos com ele o prêmio no céu. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
https://www.a12.com/reze-no-santuario/deus-conosco?data=01%2F08%2F2024&leitura=meditacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário