quinta-feira, 21 de março de 2024

Palavra se fez carne - 19 de março, 3ª feira, Dia de São José


19 de março, 3ª feira, Dia de São José


- Hoje é dia 19 de março, 3ª feira, Solenidade de São José, esposo da Bem-aventurada Virgem Maria.

- Deus espera de nós confiança total, mesmo que, muitas vezes, não compreendamos e nem saibamos o “por quê e o como”, como aconteceu com São José. Ele é o homem da confiança em Deus e nos ensina que precisamos aprender a sonhar. No seu sonho, ele não vê imagens, apenas escuta palavras. É o mesmo que é concedido a cada um de nós, que temos o Evangelho que nos habita com o seu sonho de um novo Céu e nova Terra. São José, homem dos sonhos, inspira-nos a sonhar, no meio das noites escuras deste mundo, às vezes tão dolorosas e frias, como as guerras. Inspira-nos a sonhar o sonho do teu filho Jesus: o Reino de Deus.

- Escuta o Evangelho segundo Mateus, capítulo 1, versículo 16, depois versículos 18 a 21 e versículo 24.

Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo. Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: "José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados". Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado.

- José sofre, vive sua dor, sua dúvida, sua escuridão. Em sonho, um anjo do Senhor explica a José o que tinha acontecido. Assim como falou a Maria, Deus também diz a José: “Não tenhas medo de receber Maria como tua esposa”. Também nós, algumas vezes, nos encontramos em momentos de obscuridade, marcados por dúvidas e crises, pensando em fugir. Mas, Deus quer atuar em nós e por meio de nós. Ele sempre conta conosco para uma missão. São José, homem do silêncio, ensina-nos a viver a escuta atenta da Palavra do Senhor, mesmo em meio a dúvidas e sofrimentos.

- Quais são os seus medos? Suas encruzilhadas? Qual o caminho a seguir? São tantas as nossas dúvidas e desafios. Diante delas, sinta a voz de Deus que fala: “Não tenhas medo...”. Confia na ação do Espírito Santo, que atua na história.

- Diz o anjo: "José, Filho de Davi, não tenhas medo”. Na Bíblia, toda vez que a vida está ameaçada, o Anjo de Deus aparece e diz uma frase muito frequente: “Não tenhas medo...”. Na sua simplicidade e silêncio José nos ensina o que é amar verdadeiramente, o que significa fazer uma escolha por amor. A cantora Rita Lee, na música Meu bom José diz assim:

“Olha o que foi meu bom José / Se apaixonar, pela donzela / Dentre todas a mais bela / De toda sua Galileia.
Casar com Débora ou com Sara / Meu bom José, você podia / E nada disso acontecia / Mas você foi amar Maria.
Você podia simplesmente / Ser carpinteiro e trabalhar / Sem nunca ter que se exilar
De se esconder, com Maria.
Meu bom José você podia / Ter muitos filhos com Maria / E teu ofício ensinar / Como o teu pai sempre fazia.
Por que será, meu bom José / Que esse teu pobre, filho um dia / Andou com estranhas ideias que fizeram, chorar Maria.
Me lembro as vezes de você / Meu bom José, meu pobre amigo / Que desta vida só queria Ser feliz com sua Maria.

- Termina sua oração rezando com a letra de uma antiga canção que brota do coração do povo simples das comunidades, que se alegra com a proteção de São José:

Vinde alegres cantemos, / A Deus demos louvor.
A um Pai exaltemos, / Sempre com mais fervor.

São José, a Vós nosso amor,
Sede nosso bom protetor.
Aumentai o nosso fervor.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário