terça-feira, 23 de janeiro de 2024

Palavra se fez carne - 23 de janeiro, 3ª feira, 3ª Semana do Tempo Comum


23 de janeiro, 3ª feira, 3ª Semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 23 de janeiro, terça-feira da Terceira Semana do Tempo Comum.

- Basta nascer em uma família cristã ou em um contexto totalmente cristão para que tenhamos a certeza de que estamos lidando com Jesus? O Evangelho de hoje nos coloca uma pergunta: como pertencer à família de Jesus? Somos todos convidados a fazer parte da família de Jesus; ser da família não nos permite ficar do lado de fora, mas sim, sentados ao seu redor, ouvindo a palavra e praticando-a para assumir a mesma missão de Jesus Cristo. Deixe que o Evangelho penetre e ilumine todas as dimensões de sua vida e lhe ajude a viver a alegria de ser cristão. Peça ao Senhor a graça de participar como membro de sua família em tudo que ele lhe conduzir.

- Escuta o Evangelho segundo Marcos, capítulo 3, versículos de 31-35.

Naquele tempo, Chegaram a mãe de Jesus e seus irmãos. Eles ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo. Havia uma multidão sentada ao redor dele. Então lhe disseram: "Tua mãe e teus irmãos estão lá fora à tua procura". Ele respondeu: "Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?" E olhando para os que estavam sentados ao seu redor, disse: "Aqui estão minha mãe e meus irmãos. Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe".

- Troquemos os termos “mãe e irmãos de Jesus” por qualquer compromisso ou atitude que tenhamos atualmente e que nos faz dizer que pertencemos à Igreja de Jesus. No entanto, escutaremos do próprio Mestre que não são esses títulos meramente que nos tornam parte de sua família. Antes, é preciso nos abrir à vontade de Deus e a colocar em prática. Só assim estaremos verdadeiramente próximos a Jesus. Deixe que a Palavra possa alcançar seu coração e a contemple em sua vida.

- A partir da mensagem do evangelho reflita: Tenho agido automaticamente no meu relacionamento com Jesus? Acredito que Deus deve sempre estar comigo em troca das atividades? Tenho permitido que Deus me surpreenda ou já sei tudo o que ele pode fazer por mim?

- Jesus mais uma vez nos desestabiliza, mas com o desejo de nos estabilizar novamente. Nosso relacionamento com Deus não pode entrar em dinâmicas automáticas, pois Ele sempre nos chama a ir além do que já fizemos hoje. Se falta essa escuta atenta, acabamos nos afastando do Deus verdadeiro, mesmo que nunca tenhamos saído da Igreja. “Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.” Cabe a nós respondermos: eis-me aqui Senhor! É isso que nos diz a canção do Dom Pedro Brito Guimarães e de Frei Fabreti:

Eis-me aqui, Senhor! Eis-me aqui, Senhor!
Pra fazer Tua Vontade, pra viver do Teu Amor
Pra fazer Tua Vontade, pra viver do Teu amor
Eis-me aqui, Senhor!

- Termina tua oração agradecendo a Deus por te possibilitar a fazer parte da família dos seus filhos e filhas aqui nesta terra com a missão de servir com amor. Que seja renovado o seu sim para fazer a vontade de Deus.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário