sábado, 9 de dezembro de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mt 9,35–10,1.6-8 - 09/12/2023


Exerça a misericórdia e a compaixão em sua vida

“Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o evangelho do Reino, e curando todo tipo de doença e enfermidade. Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor” (Mateus 9,35-36).



Jesus, ao percorrer as cidades e povoados, ensinava e curava todo tipo de doença e enfermidade, revelando, assim, o Seu grande amor — o amor que Jesus tinha por aqueles que sofrem; o amor de compaixão, o amor que se compadece com o próximo.
A palavra “compaixão” significa sofrer com aquele que sofre; sofrer junto. Ter compaixão é sentir a mesma dor do outro. O Senhor nos ensina que nós também devemos ter compaixão, Ele nos ensina que devemos sentir o que o outro sente.
Jesus, mesmo sendo Deus, foi homem, assumiu a nossa humanidade e tornou-se um Deus que se compadece do povo, é um Deus que sente a sua dor. Jesus sentiu a dor do seu povo, sofreu junto com ele, tanto é que Ele formou um grupo de discípulos missionários com a intenção de fazer com que a Sua compaixão chegasse a todos os necessitados.

Um coração missionário é um coração transbordante dessa compaixão

O missionário — aquele que corresponde com o chamado do Senhor —, é uma extensão da compaixão de Cristo na história; é aquele que vai em todos os lugares para exercer a misericórdia e a compaixão do coração de Cristo.
Um coração missionário é um coração transbordante dessa compaixão, ele não é um agente comercial nem um caçador de novos recrutas para a Igreja, pelo contrário, o missionário é — de alguma forma misteriosa, não sabemos como isso acontece —, o próprio Cristo que continua a levar a sério as pessoas. Jesus Cristo leva a sério a nossa dor e o nosso sofrimento e não nos trata de qualquer maneira.
O Senhor leva a sério aquilo que nós vivemos, por isso, Ele sofre conosco, e a Sua presença, em nosso meio, manifesta-se por meio dos missionários, por meio daqueles que também doam a sua vida para realizar a missão do Cristo.
Rezemos também, neste dia, por aqueles que se doam, por aqueles que se entregam, por aqueles que também buscam viver esse amor de compaixão, esse amor que sofre junto com o outro.
Desça sobre vós a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Bruno Antonio
Padre Bruno Antonio de Oliveira é Brasileiro, nasceu no dia 18/10/1987, em Lavras, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2012 no modo de compromisso do Núcleo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário