quinta-feira, 12 de outubro de 2023

Palavra se fez carne - 12 de outubro, 5ª feira, Solenidade de Nossa Senhora Aparecida


12 de outubro, 5ª feira, Solenidade de Nossa Senhora Aparecida


- Hoje é dia 12 de outubro, 5ª feira, Solenidade de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

- Hoje é um dia muito significativo para a Igreja no Brasil, pois celebra-se a padroeira de nossa nação. Poderíamos levantar as vozes e dizer como isso exalta a nossa soberania. Sim, de fato, mas não como estamos acostumados a exaltar. Ter Maria como nossa padroeira indica que devemos estar atentos às necessidades das pessoas ao nosso redor, interceder por elas e fazer tudo o que Ele, seu Filho, nos disser. Apresente a Maria as pessoas que estão sofrendo hoje pela guerra, pelo ódio, e peça que ela nos ajude a transformar o sofrimento em alegria.

- Escuta o Evangelho segundo João, capítulo 2, versículos de 1-11.

Naquele tempo, houve um casamento em Caná da Galileia. A mãe de Jesus estava presente. Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento. Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: "Eles não têm mais vinho". "Mulher, por que dizes isto a mim? Minha hora ainda não chegou." Sua mãe disse aos que estavam servindo: "Fazei o que ele vos disser". Estavam seis talhas de pedra colocadas aí para a purificação que os judeus costumam fazer. Em cada uma delas cabiam mais ou menos cem litros. Jesus disse aos que estavam servindo: "Enchei as talhas de água". Encheram-nas até a boca. Jesus disse: "Agora tirai e levai ao mestre-sala". E eles levaram. O mestre-sala experimentou a água, que se tinha transformado em vinho. Ele não sabia de onde vinha, mas os que estavam servindo sabiam, pois eram eles que tinham tirado a água. O mestre-sala chamou então o noivo e lhe disse: "Todo mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora!" Este foi o início dos sinais de Jesus. Ele o realizou em Caná da Galileia e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram nele.

- “Fazei o que ele vos disser” indica que devemos compreender as palavras de Jesus como algo importante, pois, do contrário, não lhe prestaremos ouvidos. Maria nos mostra que podemos levar as situações que vemos ao nosso redor até seu Filho. Por meio de sua Palavra e ao colocá-la em prática, abre-se um novo caminho, uma nova forma de proceder que responde às dificuldades que vivemos. Apresente a Jesus as várias situações que você sabe que não tem mais vinho...

- Tens olhado as necessidades das pessoas ao seu redor, no seu convívio diário? Tens levado a Jesus essas situações? Tens escutado a Palavra dele?

- A mãe de Jesus conduz a primeira parte da cena do Evangelho de hoje. Mesmo estando em um contexto em que poderia ser servida, coloca-se a serviço do que estão na festa, recorrendo a quem não poderia jamais deixar a celebração ter um fim negativo. Assim como Ester, põe sua vida em jogo, a fim de que outros tenham vida em abundância. Dom Carlos Alberto Navarro, em sua composição que se tornou música, nos recorda que, em Caná, a mãe de Jesus age para que também imitemos seu proceder e diz assim:

“Mãe amorosa da Igreja quer ser nosso auxílio
Reproduzir nos cristãos as feições de Teu Filho
Como Ela fez em Caná, nos convida a Te obedecer
Eis aqui os teus servos, Senhor!”

- Senhor, que tua Mãe continue a nos ajudar a transformar nossa vida no vinho que falta a tantos em nosso tempo. Ajuda-nos, Senhor, a te escutar e a fazer tudo que disseres.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário