sábado, 14 de outubro de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Lc 11,27-28 - 14/10/2023


Procure colocar em prática a Palavra de Deus em sua vida

“Enquanto Jesus falava, uma mulher levantou a voz no meio da multidão e lhe disse: ‘Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram’. Jesus respondeu: ‘Muito mais felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática.’” (Lucas 11,27-28)



Na escuta, na vivência da Palavra de Deus, contém a promessa de uma verdadeira felicidade: “Muito mais felizes são os que ouvem e colocam em prática a Palavra”. Essa felicidade implícita, certamente, é a felicidade que Maria, a Mãe de Jesus, vivia. Porque Ela vivenciou, mesmo em meio às dores e aos sofrimentos — que comportavam a sua missão de Mãe do Salvador —, tudo para realizar a sua missão, Maria era feliz.
Porque a felicidade daqueles que escutam e vivem a vontade de Deus não está condicionada ao bem-estar deste mundo, não está condicionada a ‘ter as coisas deste mundo’, as felicidades que são propostas neste mundo.
Maria foi aquela que viveu com fidelidade a sua missão de Mãe, apesar de todos os sofrimentos. Ouvimos na Palavra, quando Simeão se apresenta a Ela, e diz que uma espada de dor transpassaria a sua alma, porém, mesmo já vivenciando todos os sofrimentos que comportavam a sua missão, Maria foi muito feliz por poder participar de uma missão tão nobre e grandiosa, que foi a missão de ser a Mãe de nosso Salvador.
Diferente daquilo que muitos pensam, do que muitos dizem dessa Palavra — até mesmo para dizer que Jesus não acolhia a Nossa Senhora como Sua mãe —, essa Palavra, na verdade, enaltece Maria, pois Ela é sim muito feliz, é a Bem-aventurada, porque teve a alegria de gerar uma vida, que seria a vida de todos os homens.

Seguir o exemplo de Maria é procurar também que a Palavra de Deus se cumpra na nossa vida

Mas apesar desta grande alegria, Jesus revela um motivo maior e mais profundo para enaltecê-La: Ela é Bem-aventurada não somente por ser a Mãe de Deus, mas também por ser aquela que, como ninguém — não houve outra pessoa na história —, ouviu e guardou a Palavra de Deus.
Maria guardava a Palavra de Deus no seu coração. Maria respondeu ao convite do Senhor, dizendo: “Eis aqui a escrava do Senhor! Faça-se em mim segundo a Tua Palavra” (Lucas 1,38), e, a partir desse “sim”, toda a vida de Nossa Senhora foi uma vida de fiel correspondência com a vontade de Deus, pois, em tudo, Maria procurou com que a Palavra de Deus e a vontade d’Ele se cumprissem na sua vida.
Descobrir todos os dias qual é a vontade de Deus nos colocará no caminho da felicidade, desta felicidade que supera todo e qualquer sofrimento momentâneo aqui deste mundo.
Maria procura e sabe descobrir, ao longo da sua vida, ao longo dos caminhos, o que Deus queria d’Ela. E seguir o exemplo de Maria, seguir esse caminho que Nossa Senhora percorreu, é procurar também que a Palavra de Deus se cumpra na nossa vida, é pedir a graça de todos os dias corresponder com a vontade de Deus, deixar com que a Palavra de Deus nos conduza e se torne vida na nossa vida.
Que o Senhor nos conceda, por meio da intercessão de Sua Mãe, a graça de também acolhermos e de vermos essa Palavra, que já nos torna felizes aqui.
Desça sobre vós a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Bruno Antônio
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário