quinta-feira, 28 de setembro de 2023

Palavra se fez carne - 28 de setembro, 5ª feira, 25ª Semana do Tempo Comum


28 de setembro, 5ª feira, 25ª Semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 28 de setembro, 5ª feira, 25ª Semana do Tempo Comum.

- O evangelho de hoje apresenta as inquietações de Herodes diante das ações de Jesus e se pergunta: “Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas?” Peça ao Senhor, nesse momento, para fazer uma experiência profunda da pessoa de Jesus e perceber o seu amor e seu agir amoroso em sua vida.

- Escute o Evangelho segundo Lucas, Capítulo 9, versículos de 7 ao versículo 9.

Naquele tempo, o tetrarca Herodes ouviu falar de tudo o que estava acontecendo e ficou perplexo, porque alguns diziam que João Batista havia ressuscitado dos mortos. Outros diziam que Elias tinha aparecido; outros, ainda, que um dos antigos profetas havia ressuscitado. Então Herodes disse: “Eu mandei degolar João. Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas?” E procurava ver Jesus.

- No evangelho de hoje, percebemos a perplexidade de Herodes que, para manter-se no poder, é capaz de tudo, até mesmo de matar, como foi no caso de João Batista. Assim diz a canção: “Se calarem a voz dos profetas/, as pedras falarão! Se fecharem os poucos caminhos/, mil trilhas nascerão!” Ou seja, ela sintetiza as várias formas que Deus escolheu para anunciar o seu amor, até enviar o seu próprio Filho. Mas, ainda assim, o ser humano custa a entender e a entrar na dinâmica do amor. Herodes se questiona e pelas narrativas evangélicas sabemos que o seu desejo de ver Jesus não tem como finalidade a conversão, mas em encontrar uma forma de também calar a sua voz, como ele fez com João Batista.

- Partindo desse texto, quais perguntas você faz diante da ação de Deus e de Jesus em sua vida? Na presença de Jesus é impossível ficar indiferente: ou rejeitamos sua mensagem ou a acolhemos. Qual tem sido a sua reação diante do Evangelho que escuta e medita? Quais são as suas motivações para procurar Jesus e ir ao seu encontro?

- Reze com o salmista o salmo 149:

Cantai ao Senhor Deus um canto novo,
e o seu louvor na assembleia dos fiéis!
Alegre-se Israel em quem o fez,
e Sião se rejubile no seu Rei!
Com danças glorifiquem o seu nome,
toquem harpa e tambor em sua honra!
Porque, de fato, o Senhor ama seu povo
e coroa com vitória os seus humildes.

Exultem os fiéis por sua glória,
e cantando se levantem de seus leitos,
com louvores do Senhor em sua boca;
eis a glória para todos os seus santos

- Termine a oração dando graças a Deus por sua Palavra em sua vida. Peça a Deus a graça de não ser indiferente diante de seus apelos e de procurar o Senhor com o coração sincero.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era o princípio, agora e sempre. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário