segunda-feira, 25 de setembro de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mt 20,1-16a - 24/09/2023


Deus, constantemente, busca alcançar o seu coração

“Naquele tempo, Jesus contou esta parábola a seus discípulos: ‘O Reino dos Céus é como a história do patrão que saiu de madrugada para contratar trabalhadores para a sua vinha. Combinou com os trabalhadores uma moeda de prata por dia e os mandou para a vinha. Às nove horas da manhã, o patrão saiu de novo, viu outros que estavam na praça, desocupados. O patrão saiu de novo ao meio-dia e às três horas da tarde, e fez a mesma coisa. Saindo outra vez pelas cinco horas da tarde, encontrou outros que estavam na praça, e lhes disse: ‘Por que estais aí o dia inteiro desocupados?’” (Mateus 20,1-6)



Meus irmãos e minhas irmãs, Jesus conta essa parábola para nos falar do Reino dos Céus, para nos falar do céu porque o céu é o lugar feito para todos.
Deus nos espera na morada eterna, por isso, Ele toma diversas iniciativas para que Seus filhos sintam-se parte do Céu, chamados a essa realidade. Deus, constantemente, busca o coração dos Seus filhos.
Você percebeu que, na parábola, são cinco chamadas ao longo do dia: madrugada, nove horas, meio-dia, três da tarde e cinco da tarde. Com um intervalo de quase três horas, Deus vem para buscar o coração do ser humano. Uma demonstração clara do querer de Deus ao nosso respeito, o bem-querer  de Deus para nos dizer que não há nenhuma vida inútil para Ele; não há uma pessoa irrecuperável, descartável, desprezível e inútil. Deus ama a todos!

Abramos o nosso coração ao apelo de Deus que bate à porta do nosso coração

A Igreja de Cristo acontece há mais de dois mil anos, talvez, nós sejamos esses operários da última hora. E aqueles santos homens e mulheres que nos precederam não são peças de um museu espiritual, e sim uma sucessão de corações que se abriram a Deus. Em um determinado tempo da vida deles, foram operários da primeira hora, da segunda, da terceira ou da quarta hora. Alguns são nossos contemporâneos santos dos tempos de hoje, os que acolheram o apelo de Deus, acolheram o chamado d’Ele.
Santo Agostinho dizia: “Tarde te amei, ó beleza tão antiga e tão nova! O teu grito rompeu a minha surdez”. Agostinho ouviu a voz de Deus e também foi trabalhar na vinha do Senhor.
Busquemos Deus enquanto Ele se deixa encontrar. Nunca é tarde para voltarmos para Ele. Não importa se você é da última hora, se você viveu um longo período afastado d’Ele, isso não importa!
Deus quer a todos, Ele quer salvar a todos porque uma vida sem Ele é uma vida inútil. Porque só Deus pode dar-nos o sentido de viver, só Ele pode me fazer sentir vivo nesse mundo e parte do Reino dos Céus.
Hoje, abramos o nosso coração ao apelo de Deus que bate à porta do nosso coração, chamando-nos para perto d’Ele!
Sobre todos vós desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Donizete Ferreira
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário