sexta-feira, 15 de setembro de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Jo 19,25-27 - 15/09/2023


Una seu sofrimento ao coração da Virgem Maria

“Naquele tempo, perto da cruz de Jesus, estavam de pé a sua mãe, a irmã da sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena. Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe: ‘Mulher, este é o teu filho’. Depois disse ao discípulo: ‘Esta é a tua mãe.’” (João 19,25-27)



Ontem, celebramos a Exaltação da Santa Cruz e, hoje, a Igreja faz memória a Nossa Senhora das Dores. O texto diz claramente para nós: “Perto da cruz”, assim o autor sagrado fala da união da Virgem Maria ao projeto de Deus manifestado em Jesus Cristo.
Ontem, exaltamos o amor de Cristo pela humanidade morrendo na cruz e, hoje, contemplamos uma criatura que se uniu a este mistério do sofrimento — de forma livre, total e definitiva. Maria, a Mãe do Crucificado, Nossa Senhora das Dores.
“As dores” porque Ela decidiu — como disse —, livremente, de forma total e definitiva, estar ao lado de seu Filho Jesus, que passou pelo mistério do sofrimento.
Estar perto da cruz não significa apenas uma posição geográfica e corporal. Maria estava ali fisicamente, mas é uma disposição de alma. Maria tinha o mistério de Cristo dentro d’Ela, nas suas entranhas, na sua vontade, na sua obediência ao projeto de Deus e na sua maternidade. Tudo em Maria foi permeado pela vida de Cristo.

Aproveite esta oportunidade hoje: unir os seus sofrimentos ao sofrimento da Virgem Maria

De certa forma, o coração da Virgem Maria foi crucificado naquela cruz. Certamente, as dores do Cristo também eram as dores da Virgem Maria, porque Ela estava totalmente unida ao seu Filho Jesus. Ontem, exaltamos a grandeza do amor de Deus pela humanidade. Hoje, exaltamos a união da mais bela criatura com o Filho de Deus.
Ao lado da cruz de Cristo está Maria; ao lado da dor de Maria está João, o discípulo amado. No mistério da dor, nasce o mistério do amor: “Mãe, este é o teu filho”; “Filho, esta é a tua mãe”.
Só Deus pode fazer nascer o amor dentro do mistério do sofrimento, só Ele é capaz de criar laços, de conceder essa graça, mesmo em meio ao sofrimento.
Muitas mães podem dizer, com Nossa Senhora das Dores: “Esse é o meu filho, o recebo em meus braços, acolho esse sofrimento com amor e paciência porque sei que Deus pode tirar uma grande graça desse mistério de sofrimento!”.
Aproveite esta oportunidade hoje: unir os seus sofrimentos ao sofrimento da Virgem Maria. Certamente, você — mãe ou pai ou quem quer que seja —, que esteja vivendo uma realidade de sofrimento, pode estar junto à cruz de Jesus, como fez a Mãe de Jesus.
Que Ela interceda por todos nós, para que permaneçamos fiéis até o fim!
Sobre todos vós desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Donizete Ferreira
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário