terça-feira, 8 de agosto de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mt 14,22-36 - 08/08/2023


Fortaleça a sua fé e confie em Jesus

“Então, Pedro lhe disse: ‘Senhor, se és tu, manda-me ir ao teu encontro, caminhando sobre a água’. E Jesus respondeu: ‘Vem!’ Pedro desceu da barca e começou a andar sobre a água, em direção a Jesus. Mas, quando sentiu o vento, ficou com medo e começando a afundar, gritou: ‘Senhor, salva-me!’ Jesus logo estendeu a mão, segurou Pedro, e lhe disse: ‘Homem fraco na fé, por que duvidaste?’” (Mateus 14,28-31)



O evento, narrado no Evangelho de hoje, acontece logo após Jesus realizar o milagre da multiplicação dos pães pela primeira vez. Esse milagre da multiplicação dos pães foi algo surpreendente para os seus discípulos e, com certeza, fez com que a fé deles crescesse.
Mas, logo após realizar esse milagre da multiplicação, Jesus pediu que seus discípulos entrassem na barca e seguissem à sua frente; Jesus não vai com eles, ou seja, logo após realizar esse fato surpreendente, Jesus ordena que seus discípulos retornem à sua vida normal, retornem ao cotidiano de suas vidas.
O lago, que era o ambiente comum de boa parte dos discípulos de Jesus, representa justamente isto: a vida cotidiana, o ambiente normal, a vida comum dos discípulos.
As ondas, que nós vemos nesse Evangelho, representam as lutas diárias que todos nós precisamos enfrentar. Na nossa vida cotidiana, na nossa vida diária, também enfrentamos muitas lutas, muitos vendavais, muitos momentos difíceis. E, ao estarmos nesse cotidiano de nossas vidas, com os desafios, com as lutas, o que não podemos jamais esquecer é que Jesus permanece sempre conosco, ainda que nós não O vejamos; assim como os discípulos não estavam vendo Jesus, porque Ele não estava com eles, ali, naquele momento.

Será a fé que nos ajudará a compreender que Jesus está conosco no ordinário da nossa vida

Porém, Jesus está conosco não somente nos momentos extraordinários. Os momentos extraordinários são importantes para fortalecer a nossa fé — e será essa fé que nos ajudará a compreender que Ele está conosco no ordinário da nossa vida, principalmente quando esse ordinário vem carregado de grandes desafios.
Jesus não veio a esse mundo para tornar tudo mais fácil, mas Ele veio a esse mundo para nos ensinar a caminharmos de mãos dadas com Ele, a termos a coragem de sermos ajudados por Ele, sustentados por Ele nas dificuldades.
O que acontece é que, muitas vezes, somos como os discípulos que, diante da dificuldade, diante do problema, têm dificuldade para reconhecer o Senhor. Quando surgem os problemas, os desafios, não conseguimos identificar a presença do Senhor em nossa vida diária.
Pedro, no Evangelho de hoje, diz: “Senhor, se és tu, manda-me ir ao teu encontro, caminhando sobre as águas”; demonstrando assim, ao mesmo tempo, uma confiança em Jesus, mas também a incapacidade de reconhecê-Lo completamente.
Às vezes, nós também demonstramos confiar no Senhor — “Sim, Senhor, nós confiamos em Ti” —, mas não plenamente. Somos um povo de fé, mas, às vezes, caímos na tentação de olhar mais para as ondas do que para Jesus; olhamos mais para os problemas e desafios do que para Aquele que é maior do que qualquer desafio ou problema na nossa vida.
Deixemos, meus irmãos, de focar somente nos problemas, deixemos de olhar somente para as dificuldades, para as grandes ondas, mas olhemos para Jesus, olhemos para Aquele que é maior do que qualquer desafio ou problema na nossa vida. Olhemos para Aquele que está sempre conosco e quer sempre nos sustentar com Sua mão.
Tenha fé e não desvie o seu olhar de Jesus!
Desça sobre vós a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Bruno Antônio
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário