terça-feira, 29 de agosto de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mc 6,17-29 - 29/08/2023


Seja um testemunho fiel da Palavra de Deus para o próximo

“Então o rei disse à moça: ‘Pede-me o que quiseres e eu te darei’. E lhe jurou dizendo: ‘Eu te darei qualquer coisa que me pedires, ainda que seja a metade do meu reino’. Ela saiu e perguntou à mãe: ‘O que vou pedir?’ A mãe respondeu: ‘A cabeça de João Batista.’” (Marcos 6,22-24)



Celebramos, hoje, o martírio de João Batista. Dentre os grandes homens do Antigo Testamento, João Batista ganha esse destaque ao ser reconhecido como o maior nascido entre mulher, e também ganha o destaque de ser celebrado pela nossa Igreja em duas datas: celebramos o seu nascimento, no dia 24 de junho e, hoje, celebramos o seu martírio. João Batista foi martirizado por causa da sua fé e do seu testemunho.
No Evangelho de ontem, ouvimos Jesus criticando os fariseus por causa da hipocrisia e, hoje, podemos ver em João Batista um testemunho de coerência, ou seja, um testemunho de correspondência entre a pregação e a sua vivência.
João Batista foi um grande homem, porque a sua pregação correspondia àquilo que ele vivia. Era essa a correspondência entre a pregação e a vida, que chamava a atenção das pessoas, que atraía as pessoas a procurar esse homem que anunciava a conversão no deserto.
Mas essa coerência de vida também tem o seu preço, porque, ao mesmo tempo que o ser coerente atrai as pessoas, conquista-as, ele também causa incômodo naqueles que vivem no erro, naqueles que não estão dispostos a mudar de vida.

Sejamos um testemunho coerente e fiel daquilo que Deus exige de cada um de nós

E foi justamente o que aconteceu com Herodes e Herodíades: ambos viviam uma vida incoerente, uma vida de erro, uma vida distante da vontade de Deus, e acharam mais fácil eliminar João Batista (que havia denunciado os seus erros) do que se corrigirem e mudarem de vida.
E, em nossos tempos, não mudou muito essa prática! Às vezes, parece ser mais fácil eliminar aquele que prega a verdade, eliminar aquele que vive uma vida coerente do que mudar de vida, do que deixar que essa coerência de vida nos conquiste e transforme o nosso coração também.
Mas não podemos desanimar de pregar a verdade, de anunciar a verdade. Muito mais do que anunciá-la, vivê-la, ser um testemunho coerente da Palavra de Deus. Não podemos nos deixar calar por aqueles que não querem mudar de vida, mas sejamos um testemunho coerente e fiel daquilo que Deus exige de cada um de nós, mesmo que isso gere incômodo na vida de muitos que não estão mais preocupados em viver a verdade.
Desça sobre vós a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Bruno Antônio
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário