sexta-feira, 21 de julho de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mt 12,1-8 - 21/07/2023


Alargue o seu coração e experimente a misericórdia de Deus

“Naquele tempo, Jesus passou no meio de uma plantação num dia de sábado. Seus discípulos tinham fome e começaram a apanhar espigas para comer. Vendo isso, os fariseus disseram-lhe: ‘Olha, os teus discípulos estão fazendo o que não é permitido fazer em dia de sábado!’ Ora, eu vos digo: aqui está quem é maior do que o Templo. Se tivésseis compreendido o que significa: ‘Quero a misericórdia e não o sacrifício’, não teríeis condenado os inocentes” (Mateus 12,1-2.6-7)



Vejam, meus irmãos e minhas irmãs, o trecho que nos é apresentado é daquele famoso episódio em que os discípulos de Jesus estão apanhando espigas para comer. O problema aqui não são as espigas, mas é o dia de sábado, é o preceito, é a lei. E nós tomamos sobre essa realidade uma lição muito forte para a nossa vida.
Você já pensou se o amor de uma mãe se resumisse apenas a dizer para o seu filho a regra de lavar as mãos antes de comer? Teríamos aí uma mãe muito chata, muito cruel, só apegada às regras. Porque o amor de mãe não se resume a apontar as regras da casa, da boa conduta e dos modos.
O amor de mãe é aquele abraço no choro de uma nota ruim; é aquele sopro no machucado provocado por uma queda de bicicleta; é aquela comida favorita feita no dia de domingo. A expressão do amor de mãe vai muito mais além das regras.

A regra que Deus criou foi a misericórdia e o perdão para alcançar os nossos corações

As regras existem e precisam ser observadas! Ninguém segue uma regra lendo apenas um manual; a regra é relacional, ela só existe se for para promover o bem dos indivíduos. Uma lei, uma norma numa sociedade em que os indivíduos se relacionam, ela só tem razão de ser se for justamente para mediar o bom relacionamento entre os cidadãos. Então, a regra é relacional.
A Lei de Deus existe para nos fazer experimentar o Seu amor, a nossa religião não é a memória das tábuas da Lei, mas é a memória de Deus que salvou o Seu povo e continua agora a salvá-lo pela vida do Seu Filho Jesus. Esse é o fundamento da nossa religião!
E Jesus, no Evangelho, parece romper, mais uma vez, com os esquemas. “Não é lícito, em dia de sábado, fazer tal coisa”, disseram os fariseus. Sabiamente, aprendemos que toda regra tem a sua exceção. Essa exceção não desqualifica a regra, mas a torna humana e vivível. Porque pode existir um ser humano nesse mundo necessitado de uma compreensão ainda maior, mais alargada, mais flexível que o torne, de fato, humano. Aí sim é capaz de aderir a toda a Lei.
Então, a Lei não é aplicada de forma igual para todo mundo, por isso o perdão e a misericórdia são expressões fortes da exceção de uma regra. Diz o Salmo 78: “Deus não nos trata como exigem as nossas faltas”, estamos na exceção.
A regra que Deus criou foi a misericórdia e o perdão para alcançar os nossos corações. Se o coração de Deus se alargou, flexibilizou-se, não posso também fazer diferente! Para que eu e você pudéssemos entrar no Seu coração, Deus alargou o coração d’Ele, tirou o peso que pesava sobre nós para nos dar a possibilidade de viver tudo aquilo que nós precisamos. Então, peçamos ao Senhor também essa graça de alargar o nosso coração, de nos fazer viver os preceitos e as regras, mas sempre no aspecto relacional, na nossa intimidade com Ele.
Sobre vós desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Donizete Ferreira
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário