quinta-feira, 20 de julho de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mt 11,28-30 - 20/07/2023


Aproxime o seu coração da presença de Cristo

“Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse: ‘Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve’”. (Mateus 11,28-30)



Meus irmãos e minhas irmãs, esta é, inclusive, a Leitura do dia da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, que celebramos no mês passado. Mas realidade essa que nos aponta o estilo de vida de Jesus, para o qual Ele também atrai o nosso coração. Jesus quer que nós também vivamos essa experiência com Ele.
Jesus sempre se opõe à lógica mundana, porque, dificilmente, um patrão pergunta pelo cansaço do seu servidor — em algumas exceções, quando esse patrão é cristão e tem um coração bem humanizado — mas, dificilmente, um patrão pergunta pelo cansaço dos seus servidores.
Conta a lógica da produção, do rendimento, do lucro às custas do esgotamento, muitas vezes, das pessoas. Na vida espiritual, não é assim, porque o amor de Cristo não é pretensioso nem interesseiro; o amor de Cristo é desejoso do coração humano. Cristo quer o coração do ser humano, quer se aproximar desse coração.

Mesmo cansados no físico, o nosso coração está em Deus e a nossa alegria é plena

E a decisão de viver melhor a nossa vida se apoia na nossa liberdade e no aprendizado com o coração de Cristo, por isso Ele diz: “Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração”. E Jesus nos ensina não forçando, mas demonstrando o Seu amor gratuito e incondicional.
O amor de Jesus é demonstrativo, não é impositivo. Normalmente, tendemos a ser violentos ou bonzinhos demais, ou reagimos com raiva, com agressividade e rancor ou também reagimos com a conivência, compactuando com tudo que vemos de errado no outro.
Jesus oferece, hoje, o seu jugo, a leveza da sua relação com o Pai; a liberdade que Ele experimenta na presença de Deus. Ele quer que nós tomemos o seu jugo na medida certa. Jesus não é conivente com os nossos erros, Ele nos aponta um caminho de conversão, nos chama a aprender do Seu coração, mas também oferece o bálsamo da misericórdia para os corações feridos.
Descansar não é deixar de fazer coisas ou deixar de fazer tarefas. O “descansar”, que Jesus convida no Evangelho, é viver tudo tendo Cristo ao lado. Sem o Cristo, o pouco que nós fazemos pode ser estressante, pode ser extenuante, mas com Cristo até o muito que nós fazemos é suportável e traz conforto para a nossa alma. Porque, mesmo cansados no físico, o nosso coração está em Deus e a nossa alegria é plena.
Sobre vós desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Donizete Ferreira
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário