sexta-feira, 17 de março de 2023

Palavra se fez carne - 17 de março, 6ª feira, 3ª semana da Quaresma


17 de março, 6ª feira, 3ª semana da Quaresma

- Hoje é dia 17 de março, 6ª feira, 3ª semana da Quaresma.

- No evangelho de hoje nossa atenção se volta para o mestre da Lei. Ele é atraído pela sabedoria de Jesus. Essa atitude do doutor da lei pode nos ensinar, entre outras coisas, que fora do grupo dos discípulos, ou fora das nossas bolhas, existem pessoas abertas e dispostas aos ensinamentos de Jesus. Jesus não é privilégio exclusivo de determinados grupos. Peça ao Senhor que abra seus olhos para enxergar as pessoas que também estão buscando o verdadeiro sentido para a vida, abertas aos ensinamentos de Jesus.

- Com seu coração aberto, acolha o Evangelho de Marcos, capítulo 12, versículo 28b a 34:

Naquele tempo, um mestre da Lei, aproximou-se de Jesus e perguntou: "Qual é o primeiro de todos os mandamentos?" Jesus respondeu: "O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes". O mestre da Lei disse a Jesus: "Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: Ele é o único Deus e não existe outro além dele. Amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios". Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência, e disse: "Tu não estás longe do Reino de Deus". E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus.

- Jesus nos ensina que o amor, e nada mais que o amor, é critério para fundamentar qualquer ação na Vida e, para ler qualquer texto da Bíblia. O amor é que dá sentido às nossas atitudes, e não fórmulas e aparatos rituais. O que nos deixa perto do Reino de Deus é amar a Deus e o próximo, com a inteireza do nosso ser. A nossa fé, a nossa prática precisam se expressar e serem expressão do amor. Não é possível amar a Deus e ser indiferente às pessoas caídas à beira do caminho, porque lhe foram retiradas a sua dignidade e modos de sobrevivência. Ou, uma religião que anuncia o amor a Deus e se esquece das pessoas oprimidas e violentadas nos seus corpos, é uma grande falsidade. Peça ao Senhor que te ajude a crescer na vivência do amor e da solidariedade.

- Que você deve fazer para imprimir este Amor na sua vida, nas suas relações?

- "Qual é o primeiro de todos os mandamentos?", pergunta o mestre da lei. A “mãe” de todas as leis: a lei Nova, a lei Maior é a lei do Amor. Este Amor é o que permanece para além de tudo, para além da morte. Começando pelo Amor a Deus, depois o Amor a mim próprio e por fim o Amor aos outros. Daniela Barreira num poema diz assim:

Que nunca nos esqueçamos de deixar um abraço de amor pelo caminho. Talvez esse abraço faça sorrir o coração de alguém.

Que nunca nos esqueçamos de estender uma mão de amor pelo caminho. Talvez essa mão abrigue a vida de alguém.

Que nunca nos esqueçamos de deixar um sorriso de amor pelo caminho. Talvez esse sorriso seja a parte mais bonita do dia de alguém.

Que nunca nos esqueçamos de deixar um olhar de amor pelo caminho. Talvez esse olhar abrace a alma de alguém.

Que nunca nos esqueçamos de deixar um gesto de amor pelo caminho. Talvez esse gesto mude o mundo de alguém.

Que nunca nos esqueçamos de ser vida de amor pelo caminho. Talvez essa vida ilumine alguém.

Que nunca nos esqueçamos de deixar amor pelo caminho. Talvez esse amor seja tanto para alguém.

Talvez cure. Talvez salve. Talvez seja tudo.

É isso: talvez esse amor seja tudo. Para alguém. E para nós também.

(E é.)

- Termine sua oração agradecendo a Deus pela presença amorosa na sua vida. Peça que ele te ajude a deixar amor pelo caminho e ser vida de amor.

- Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário