terça-feira, 4 de janeiro de 2022

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) - Mt 4,12-17.23-25 - 03/01/2022


A luz de Deus dissipa as trevas do seu coração

“O povo que andava nas trevas viu uma grande luz; e para os que viviam na região escura da morte brilhou uma luz” (Mateus 4,16).


Conteúdo em áudio:

Esse povo sou e é você, é o povo de Deus. São muitas pessoas, são muitos corações que Deus desejou que a Sua luz brilhasse sobre eles. Nós estávamos imersos nas trevas, esta é a expressão: “imersos nas trevas”. A tradução de “imersão” quer dizer: sentados. Quando o coração do ser humano se senta nas trevas, se acomoda a um certo estilo de vida, a um jeito de se comportar, a posturas e escolhas. Quando faço das trevas a minha casa, sento-me, acomodo-me, quando gasto o meu tempo com coisas mundanas, com o pecado, com algo que não me constrói nem como filho de Deus nem como pessoa, é aí, nesse momento, que eu e você precisamos da luz de Cristo, precisamos que brilhe sobre nós a luz de Cristo.

Quando a luz de Deus brilha sobre nós, conseguimos identificar as trevas do nosso coração

Você pode identificar na sua vida, hoje, onde é que você está paralisado, sentado, quais são essas trevas da sua vida que, hoje, precisam da luz de Cristo.
Esse povo que sou eu, que é você, diz a Palavra, esse povo viu uma grande luz, a luz que é Cristo, a luz que é o Senhor na Sua obra redentora de toda a humanidade, a luz que faz as coisas serem aquilo que são. Quando você ilumina um ambiente, você consegue ver cada coisa na sua identidade, você consegue identificar cada coisa. Sabemos que a luz foi o primeiro ato do Criador: “Faça-se a luz!”(Gênesis 1,3), porque Deus sabe que: quando a luz d’Ele brilha sobre nós, conseguimos identificar as trevas do nosso coração e conseguimos enxergar onde estamos e para onde devemos caminhar.
Que a luz de Cristo, ao brilhar na nossa vida neste tempo favorável da Igreja, possa nos recordar quem nós somos, possa nos recordar onde nós estamos, porque, talvez, identifiquemos dentro de nós tantas situações de trevas, mas essa luz também nos recorda da nossa filiação, nós temos um Pai amoroso que quer com que cada um dos seus filhos conheça a verdade, viva na verdade e se estabeleça definitivamente no Seu coração na vida eterna.
Somos esse povo para o qual brilhou essa luz, para quem a luz de Cristo apareceu e dissipou definitivamente todas as trevas do nosso coração.
Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Donizete Ferreira
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário