segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

Palavra se fez carne - 19 de dezembro, 2ª feira, 4ª semana do Advento


19 de dezembro, 2ª feira, 4ª semana do Advento


- Hoje é dia 19 de dezembro, 2ª feira da 4ª semana do Advento.

- Zacarias era um homem fiel, temente a Deus e muito zeloso com seu ministério de sacerdote no Templo de Jerusalém. Ele era casado com Isabel, mulher piedosa e de grande fé, mas que já estava na velhice e não conseguia engravidar. Por isso, ela era desprezada por outras mulheres de seu tempo. Apesar de sua dedicação ao Templo, Zacarias não conseguiu acreditar na ação direta de Deus na vida dele e de sua esposa. Zacarias teve um momento de fraqueza na fé, como todos nós temos. Peça ao Senhor a fé, a confiança Nele, para que consiga superar as dúvidas e derrotas de cada dia.

- Escuta o Evangelho segundo Lucas, capítulo 1, versículos de 5 a 25:

Nos dias de Herodes, rei da Judeia, vivia um sacerdote chamado Zacarias, do grupo de Abia. Sua esposa era descendente de Aarão e chamava-se Isabel. Ambos era justos diante de Deus e obedeciam fielmente a todos os mandamentos e ordens do Senhor. Não tinham filhos, porque Isabel era estéril, e os dois já eram de idade avançada. Em certa ocasião, Zacarias estava exercendo as funções sacerdotais no Templo, pois era a vez do seu grupo. Conforme o costume dos sacerdotes, ele foi sorteado para entrar no Santuário, e fazer a oferta do incenso. Toda a assembleia do povo estava do lado de fora rezando, enquanto o incenso estava sendo oferecido. Então apareceu-lhe o anjo do Senhor, de pé, à direita do altar do incenso. Ao vê-lo, Zacarias ficou perturbado e o temor apoderou-se dele. Mas o anjo disse: "Não tenhas medo, Zacarias, porque Deus ouviu tua súplica. Tua esposa, Isabel, vai ter um filho, e tu lhe darás o nome de João. Tu ficarás alegre e feliz, e muita gente se alegrará com o nascimento do menino, porque ele vai ser grande diante do Senhor. Não beberá vinho nem bebida fermentada e, desde o ventre materno, ficará repleto do Espírito Santo. Ele reconduzirá muitos do povo de Israel ao Senhor seu Deus. E há de caminhar à frente deles, com o espírito e o poder de Elias, a fim de converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à sabedoria dos justos, preparando para o Senhor um povo bem disposto". Então Zacarias perguntou ao anjo: "Como terei certeza disto? Sou velho e minha mulher é de idade avançada". O anjo respondeu-lhe: "Eu sou Gabriel. Estou sempre na presença de Deus, e fui enviado para dar-te esta boa notícia. Eis que ficarás mudo e não poderás falar, até ao dia em que essas coisas acontecerem, porque tu não acreditaste nas minhas palavras, que hão de se cumprir no tempo certo". O povo estava esperando Zacarias, e admirava-se com a sua demora no Santuário. Quando saiu, não podia falar-lhes. E compreenderam que ele tinha tido uma visão no Santuário. Zacarias falava com sinais e continuava mudo. Depois que terminou seus dias de serviço no Santuário, Zacarias voltou para casa. Algum tempo depois, sua esposa Isabel ficou grávida, e escondeu-se durante cinco meses. Ela dizia: "Eis o que o Senhor fez por mim, nos dias em que ele se dignou tirar-me da humilhação pública!"

- Isabel reza incessantemente a Deus, pedindo a graça de ter um filho. Zacarias também pede, mas quando Deus vem ao seu encontro, parece duvidar um pouco. Sua voz só lhe será devolvida quando o menino nascer. Deus sempre nos pede uma atitude de fé. A fé faz ver para além das aparências; a fé faz confiar mesmo sem ver e a fé nos faz vencedores apesar de aparente derrota. O Natal é sempre um tempo de alimentar e fortalecer a nossa fé. Se às vezes fraquejamos na nossa fé em Deus, por outro lado, veja como Deus conta conosco. Ele conta com Zacarias já idoso, com Isabel estéril, para serem um testemunho de fé para o povo. Deus tem fé em nós, tem fé na humanidade. Em silêncio pense sobre essa beleza.

- Como está sua confiança, sua fé? Você ajuda as pessoas ao seu redor a recuperar a beleza da fé, da leitura da Palavra de Deus?

- "Como terei certeza disto?", pergunta Zacarias. Duvidamos também, muitas vezes. O advento e Natal nos ajudam a recuperar os fundamentos da nossa fé. Em Jesus descobrimos que vale a pena arriscar a vida para que todos tenham vida e vida em abundância. A fé se anima e se sustenta pela caminhada de fé de outros que vieram antes de nós e tantos que caminham conosco. Diz assim a cronista portuguesa Marta Arrais:

O Natal é a luz que não passa. Que se acende no lugar mais frio do mundo, mesmo que esse lugar mais frio seja (exatamente) o nosso coração. O Natal não tem nada que ver conosco nem com as nossas vontadezinhas. O Natal foi um presente que nos foi dado e, todos os anos, todos os dias, somos convidados a renovar esse recebimento. E que bonito é perceber que houve um menino que se quis fazer Tudo para nós...
Fecha os olhos, respira fundo e lembra-te que um dia houve um menino-Vida que quis nascer para que a tua fosse melhor. Olha para o Céu, assim que puderes. Se usares o telescópio da alma, já deves ver a primeira ponta de luz daquela Estrela que veio para mudar tudo. Para melhor.

- Termina sua oração olhando para o céu do seu coração, deixe que o Senhor fale com você.

- O SENHOR TE ABENÇOE E TE GUARDE. O SENHOR FAÇA BRILHAR SOBRE TI A SUA FACE E TE SEJA PROPÍCIO. O SENHOR VOLTE PARA TI O SEU ROSTO E TE DÊ A PAZ.


Nenhum comentário:

Postar um comentário